O peeling de fenol é um procedimento profundo e invasivo feito com fenol, um antisséptico que, quando aplicado na dose correta e para fins estéticos, causa necrose e um quadro inflamatório até a epiderme, ocasionando uma descamação profunda da pele.
O procedimento tem como principal objetivo estimular a produção de colágeno e, consequentemente, rejuvenescer a pele, especialmente as com rugas profundas, linhas de expressão e flacidez.
Apesar de ser considerado um procedimento estético, apenas médicos cirurgiões plásticos ou dermatologistas podem realizar o procedimento, visto que o (a) paciente precisa estar sedado (a) por conta do desconforto gerado pela aplicação e porque os sinais vitais precisam ser acompanhados para evitar complicações devido à toxicidade do ativo aplicado.
Para saber mais sobre o peeling de fenol, como quem pode ou não fazer, quanto tempo dura o efeito e possíveis complicações, continue acompanhando o artigo!
Neste artigo, você irá conferir:
O peeling de fenol é um tratamento de rejuvenescimento que serve para estimular profundamente a renovação celular e a produção de colágeno em peles com rugas profundas, linhas finas, cicatrizes, flacidez e manchas.
Apesar de ser agressivo, o procedimento confere resultado natural e promete rejuvenescer a (o) paciente em anos graças a descamação profunda que promove.
O procedimento é recomendado em casos específicos e leva em consideração a idade, cor da pele, grau de fotoenvelhecimento e objetivos pretendidos. A seguir, você confere quais grupos podem realizar o procedimento:
Por outro lado, pessoas com as seguintes características ou condição não podem realizar o tratamento:
O peeling de fenol precisa ser recomendado por um médico cirurgião ou dermatologista!
Leia também: Peeling ultrassônico: conheça os benefícios deste tratamento
O procedimento, que só pode ser feito por médicos (as) cirurgiões (ãs) plásticos (as) e dermatologistas em ambiente hospitalar, inicia com a anestesia no local a ser trabalhado e sedação do (a) paciente, para que ele (a) não sinta nenhum desconforto ao longo da sessão que dura, em média, 1h30.
Em seguida, a pele do rosto é bem higienizada e recebe o fenol, ativo responsável pela necrose e quadro inflamatório que irá estimular a renovação celular e a produção de colágeno, que é aplicado delicadamente e aos poucos.
É comum que a pele descame intensamente e fique dolorida, avermelhada e inchada. Esses sintomas podem, inclusive, durar meses por conta da demora da cicatrização da pele.
O tempo de duração do procedimento varia de acordo com alguns fatores, sobretudo a idade. Com o passar dos anos, é inevitável que a pele volte a perder elasticidade por conta da queda na produção de colágeno e, com isso, as rugas ou linhas finas voltem a ficar aparentes.
Apesar de muito eficaz, o tratamento com peeling de fenol pode acarretar algumas complicações, como alteração na cor da pele, deixando-a desproporcional do restante do corpo, formação de queloides, manchas e cicatrizes.
Além disso, por se tratar de um tratamento tóxico, rins, coração e fígado podem ser afetados.
Entre os cuidados importantes antes do tratamento, estão evitar exposição solar e usar protetor solar com FPS acima de 30, não realizar tratamentos na região, como depilação, microagulhamento, esfoliação e outros tipos de peeling, por exemplo.
Já no pós, é preciso lembrar que a recuperação do tratamento é longa e dolorosa, portanto, os cuidados precisam ser seguidos à risca. Entre os cuidados necessários estão: evitar exposição solar pelo tempo recomendado pelo (a) médico (a) e usar os medicamentos e produtos prescritos na periodicidade orientada pelo (a) profissional.
Também é necessário manter a pele limpa e hidratada, a fim de evitar possíveis infecções e complicações de pele.
A sessão de peeling de fenol pode custar até R$30 mil dependendo da região, clínica e especialista. Por se tratar de um procedimento que precisa ser realizado em ambiente hospitalar e que demanda sedação, anestesia local e acompanhamento vital do (a) paciente, os preços tendem a ser mais altos do que os de outros tipos de peeling.
Por fim, como vimos no início do texto, o procedimento só pode ser realizado por médicos cirurgiões (ãs) plásticos (as) ou dermatologistas, tanto pela delicadeza do procedimento, quanto pelo acompanhamento vital que é preciso ser feito ao longo da sessão.
Dr. Lucas Fustinoni
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.