Saúde

Ortopédicos: Para que serve? Quando e como usar?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 30/08/2023Última atualização: 28/09/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 30/08/2023Última atualização: 28/09/2023
Desenho de uma senhora sendo ajudada pelo cuidador com auxilio de produtos ortopédicos.Produtos ortopédicos ajudam pessoas a corrigir problemas do sistema musculoesquelético.
Publicidade
Publicidade

Os produtos ortopédicos são dispositivos ou equipamentos projetados para tratar lesões, reabilitar partes do corpo afetadas, proporcionar conforto e melhorar a qualidade de vida. 

Eles são utilizados para dar suporte, alinhar, proteger ou corrigir problemas relacionados ao sistema musculoesquelético do corpo humano. Permaneça no artigo para saber mais sobre as funções e importâncias dos produtos ortopédicos.

Índice:

  1. Para que serve um produto ortopédico?
  2. Quando usar?
  3. Quais tipos
  4. O que é um problema ortopédico?
  5. Quais são as lesões mais comuns?

Para que serve um produto ortopédico?

Primeiramente, há uma sutil distinção entre dispositivos ortopédicos e dispositivos auxiliares, e essa diferença está ligada ao seu propósito e função.

Geralmente, um produto ortopédico são aparelhos ou equipamentos usados para corrigir, proteger, alinhar ou dar suporte a partes do sistema musculoesquelético do corpo humano. Eles são prescritos para tratar lesões, condições musculoesqueléticas ou ajudar na recuperação após cirurgias ortopédicas.

Exemplos de dispositivos ortopédicos incluem órteses (suportes para articulações), talas, coletes, cintas, palmilhas, imobilizadores, entre outros.

Já os dispositivos auxiliares são equipamentos ou instrumentos utilizados para auxiliar na mobilidade, equilíbrio ou atividades diárias de uma pessoa com dificuldades físicas temporárias ou permanentes.

Eles são projetados para fornecer suporte, estabilidade e facilitar a locomoção de pessoas que têm problemas de mobilidade, como dificuldade para andar ou se equilibrar, como: andadoresmuletas, bengalas, cadeiras de rodas, scooters de mobilidade e outras ajudas técnicas que auxiliam no movimento e facilitam a realização de tarefas diárias.

Publicidade
Publicidade

Quando usar?

O uso de um produto ortopédico pode ser recomendado para várias situações, desde o tratamento de lesões e condições ortopédicas até a prevenção de problemas musculoesqueléticos. 

Geralmente prescrito por ortopedistas e fisioterapeutas, esses dispositivos são projetados para dar suporte, alinhar, proteger ou corrigir problemas relacionados ao sistema musculoesquelético do corpo humano. O sistema musculoesquelético inclui ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos e outras estruturas relacionadas. 

Os ortopedistas são médicos especializados em ortopedia, uma área da medicina que se concentra no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e lesões musculoesqueléticas. 

Visando garantir o máximo benefício e eficácia no tratamento ou prevenção de problemas musculoesqueléticos, é fundamental seguir as orientações específicas do profissional de saúde ao usar um produto ortopédico. O ajuste adequado, a duração do uso diário e os cuidados de manutenção são importantes para garantir o sucesso do tratamento.

A escolha do dispositivo apropriado dependerá da condição física do indivíduo, sua capacidade de sustentação de peso, equilíbrio e outras considerações específicas. 

Um profissional de saúde, como um fisioterapeuta ou médico ortopedista, avaliará o paciente e recomendará o dispositivo mais adequado para atender às suas necessidades de mobilidade e estabilidade.

Leia mais: Ortopedia 

Publicidade
Publicidade

Quais tipos

Existem diversos tipos de dispositivos ortopédicos, cada um projetado para atender a diferentes necessidades e condições diferentes. Alguns dos objetivos são:

Suporte e estabilização

Eles ajudam a limitar o movimento e proporcionar proteção às articulações ou regiões lesionadas. 

Como: cintas, órteses e talas, são usados para fornecer suporte e estabilização a áreas específicas do corpo, como tornozelos, joelhos, pulsos, mãos, coluna vertebral, entre outras.

Aliviar a dor

Muitos produtos ortopédicos são projetados para aliviar a dor associada a condições como artrite, tendinites, lesões musculares ou dores nas costas. Eles podem promover o alinhamento correto e fornecer compressão adequada para reduzir o desconforto.

Um grande exemplo são as meias de compressão, feitas para melhorar a circulação sanguínea nas pernas, reduzindo o inchaço e aliviando a sensação de pernas cansadas.

Correção 

Órteses e aparelhos ortopédicos podem ser usados para corrigir deformidades congênitas ou adquiridas, como pés planos, joaneteescoliose ou pé torto.

Recapacitação

Usados em programas de reabilitação após lesões, cirurgias ortopédicas ou acidentes. Eles ajudam a proteger a área afetada durante o processo de cicatrização e auxiliam na recuperação funcional.

Prevenção de lesões

Alguns produtos ortopédicos podem ser utilizados de forma preventiva para evitar lesões em determinadas atividades físicas, como o uso de joelheiras para esportes de alto impacto.

Conforto

Usados em situações específicas, como almofadas de assento para prevenir a formação de úlceras de pressão em pacientes acamados.

Leia mais: Úlcera: o que é, tipos e como tratar 

O que é um problema ortopédico?

Desenho de um homem em uma consulta com o médico.
Um problema ortopédico é uma condição médica que afeta o sistema musculoesquelético do corpo humano, que inclui ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos e outras estruturas relacionadas. 

Esses problemas podem ser congênitos (presentes desde o nascimento) ou adquiridos ao longo da vida devido a lesões, desgaste, envelhecimento ou outras causas.

Muitas outras condições podem afetar o sistema musculoesquelético de maneiras diversas. A gravidade dos problemas ortopédicos pode variar de leves e autolimitados a graves e debilitantes, e o tratamento depende da causa, gravidade e localização da condição.

Publicidade
Publicidade

Quais são as lesões mais comuns?

Há uma ampla variedade de condições musculoesqueléticas que podem afetar diferentes partes do corpo, cada uma com suas características específicas e tratamentos adequados. 

Osteoartrite 

A osteoartrite é uma das formas mais comuns de artrite, também conhecida como "desgaste das articulações". É caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos nas articulações. 

Conforme a cartilagem se desgasta, pode levar a dor, rigidez, inchaço e perda de movimento na articulação afetada, como joelhos, quadris, mãos e coluna vertebral.

Tendinite

tendinite é a inflamação de um tendão, que é a estrutura fibrosa que liga o músculo ao osso. Pode ocorrer em várias partes do corpo, como ombros (tendinite do manguito rotador), cotovelos (epicondilite lateral ou "cotovelo de tenista") e punhos (tendinite de Quervain). É comumente causada por movimentos repetitivos ou sobrecarga.

Lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

O LCA é um ligamento importante no joelho que ajuda a estabilizar a articulação. Lesões como essa são frequentemente causadas por movimentos bruscos ou torções, comuns em atividades esportivas. Podem levar a dor, inchaço e instabilidade do joelho.

Hérnia de Disco

hérnia de disco ocorre quando o material macio do interior de um disco intervertebral na coluna vertebral se projeta para fora, pressionando os nervos adjacentes. Isso pode resultar em dor nas costas e/ou irradiada para os membros, além de dormência e fraqueza.

Escoliose

escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral que pode se manifestar em diferentes graus de gravidade. Pode ser congênita, neuromuscular ou idiopática (sem causa conhecida). Em casos mais graves, pode causar desconforto e problemas respiratórios.

Leia maisEscoliose: veja tipos, causas, tratamento, exercícios e mais 

Fraturas ósseas

As fraturas podem ocorrer em qualquer osso do corpo e variam em gravidade. Podem ser resultado de acidentes, quedas ou traumas.

Bursite

bursite é a inflamação das bursas, que são pequenas bolsas cheias de líquido que atuam como amortecedores entre os ossos, tendões e músculos. Pode ocorrer em várias articulações, como ombros, joelhos e quadris.

Tendinopatias

Além da tendinite, outras tendinopatias como a tendinose e a tendinopatia calcária também são comuns. A tendinose é uma degeneração dos tendões, enquanto a tendinopatia calcária envolve a formação de depósitos de cálcio nos tendões, causando dor e limitação de movimento.

Como sempre, é fundamental buscar a avaliação e orientação de um médico especializado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado para cada caso individual.


Quando um dispositivo ortopédico é prescrito por um profissional de saúde especializado, é essencial seguir as orientações fornecidas para garantir que ele cumpra sua função específica. 

Qualquer sinal de desconforto, irritação ou problema relacionado ao dispositivo deve ser relatado ao profissional para que ajustes ou outras medidas sejam tomadas, garantindo assim um tratamento eficaz e seguro. 

A adesão correta ao uso do produto ortopédico é fundamental para alcançar os melhores resultados e melhorar a qualidade de vida.

Para saber mais sobre saúde e qualidade de vida, acompanhe os artigos do Minuto Saudável e siga nossos perfis nas redes sociais.


Imagem do profissional Kayo Vinicius Ferreira Forte
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Kayo Vinicius Ferreira Forte

Formação em Biomedicina. Leia mais artigos de Kayo
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade