Saúde

Monócitos: o que são e como interpretar os resultados

Publicado em: 18/05/2023Última atualização: 18/05/2023
Publicado em: 18/05/2023Última atualização: 18/05/2023
Imagem microscópica mostra monócito em amostra de sangue.Os monócitos são uma das primeiras linhas de defesa do nosso organismo (Imagem: biomedicinskanalytiker.org)
Publicidade
Publicidade

Os monócitos são parte dos leucócitos, um exército de glóbulos brancos que existem principalmente no sangue e que fazem parte da nossa imunidade, protegendo o corpo de agentes estranhos e infecciosos, como vírus ou bactérias.

As taxas de monócitos são detectadas em amostras de sangue, nas quais é possível verificar se as células se encontram em sua concentração média normal, ou se as taxas estão alteradas, acusando excesso ou redução desses glóbulos no organismo.

Continue lendo o artigo para entender melhor como funcionam essas células e quais podem ser as causas das mudanças da sua concentração no sangue.

Índice — Neste artigo, você irá encontrar:

  1. O que são monócitos e quais as suas funções?
  2. Quando o exame é recomendado?
  3. Interpretando os valores
  4. Como é feito?
  5. Cuidados antes e depois do exame

O que são monócitos e quais as suas funções?

Como parte do sistema imunológico, os monócitos podem representar por volta de 10% do total de glóbulos encontrados no sangue e sua função é muito mais complexa do que simplesmente reagir a agentes infecciosos.

Também produzidos na medula óssea, os monócitos circulam pela corrente sanguínea durante algumas horas e, mais tarde, tornam-se macrófagos nos tecidos, ajudando a destruir e eliminar diversos tipos de intrusos.

Diferentes condições podem afetar os níveis de monócitos no organismo e, por isso, cada exame precisa ser analisado segundo as particularidades de cada paciente.

Publicidade
Publicidade

Quando o exame é recomendado?

Raramente é realizado um exame para verificação exclusiva de algum glóbulo. De modo geral, a análise dessas células acontece em um exame de sangue, no qual se verifica a concentração de todos os tipos de leucócitos, incluindo os monócitos.

Para o diagnóstico ser mais preciso, é necessário verificar todas as taxas sanguíneas para determinar quais células estão (ou não) tendo alterações quantitativas e/ou qualitativas consideráveis.

Leia também: Hemograma Completo: entenda os valores de referência 

Publicidade
Publicidade

Interpretando os valores

Considerando a referência de porcentagem, é considerada normal a contagem de 4% a 12% por 100 leucócitos. Já na contagem absoluta x10³/µl, espera-se que o número de achados fique entre 0,0 e 1,2.

Vale lembrar que os valores de referência podem mudar de um estabelecimento para outro. Caso tenha dúvidas quanto à interpretação dos dados, converse com os profissionais do laboratório ou com o(a) médico(a) que solicitou o exame.

Imagem microscópica mostra duas células de monócitos em amostra de sangue.
Os monócitos são responsáveis por englobar e destruir agentes infecciosos (Imagem: Wikimedia Commons)

Monócitos altos

Quando os níveis de monócitos estão altos (superior a 12% ou acima de 1,2x10³/µl), poderá ser diagnosticado um quadro de monocitose. O aumento quantitativo dessas células, no entanto, não é uma doença em si, mas pode ser uma indicação de que algo não está normal.

Estas são algumas das condições ligadas à monocitose:

  • Leucemia (alguns tipos);
  • Linfoma de Hodgkin;
  • Câncer nos tecidos da mama, do ovário ou do estômago;
  • Quimioterapia;
  • Infecções, principalmente quando o agente é um protozoário ou uma bactéria;
  • Doenças do tecido conjuntivo, como artrite reumatoide;
  • Intoxicação por tetracloroetano (substância encontrada em tintas e vernizes);
  • Terapia de longa duração com corticosteroides.

Monócitos baixos

Quando a contagem indica uma concentração de monócitos abaixo do esperado, poderá ser realizado o diagnóstico de monocitopenia. Assim como no caso anterior, a diminuição dessas células pode não ser uma doença em si, mas sinal de que algo está fora do padrão do organismo.

A monocitopenia pode ser uma consequência de tratamentos e condições como:

  • Quimioterapia;
  • Uso prolongado de corticoides;
  • Tratamento com imunoterápicos;
  • Alguns tipos de câncer, principalmente leucemia;
  • Infecções;
  • Procedimentos cirúrgicos para remoção de tecido gástrico ou intestinal.

Como é feito?

Os monócitos são encontrados e contabilizados em amostras de sangue, recolhidas por meio de punção, da mesma forma que são realizados os hemogramas (exames de sangue). 

Publicidade
Publicidade

Cuidados antes e depois do exame

Os cuidados são os mesmos indicados para a realização de hemogramas, ou seja, manter a rotina de alimentação e o sono normais, além de respeitar as instruções fornecidas pelo(a) médico(a) ou pelo laboratório, que podem ou não incluir solicitações como a realização de jejum, por exemplo.

Leia também: Para doar sangue precisa estar em jejum? 


Como parte da defesa do organismo, os monócitos são um importante indicativo de que há algo de errado com o organismo, podendo indicar a existência de uma simples infecção ou até mesmo um câncer.

Para mais informações sobre saúde, doenças e exames, continue acompanhando os artigos do Minuto Saudável e siga nossos perfis nas redes sociais.


Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade