Pet

Lágrima ácida: o que é, o que causa e como tratar?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 29/08/2022Última atualização: 22/11/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 29/08/2022Última atualização: 22/11/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Provavelmente você já encontrou algum animalzinho com lágrima ácida, condição que pode ser notada em cães com pelagem clara e com a região dos olhos mais escura. Contudo, apesar de ser conhecida por esse nome, a lágrima ácida não acontece por alteração no pH das lágrimas do animal. 

Apesar da mancha incomodar alguns (as) tutores  (as), geralmente a alteração é inofensiva. Porém, o recomendado é que se procure um (a) médico (a) veterinário (a) para que uma avaliação seja feita e para um tratamento adequado.

Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre a lágrima ácida, o que causa, como tratar e raças mais suscetíveis à condição, continue acompanhando o artigo.

O que é lágrima ácida?

A cromodacriorreia, conhecida popularmente como lágrima ácida, é caracterizada por manchas escuras e úmidas na pelagem abaixo dos olhos, onde as lágrimas costumam escorrer.

A condição surge quando a secreção do ducto lacrimal não é capaz de absorver a lágrima, ou seja, quando falha na drenagem e absorção. Quando essa alteração ocorre no ducto lacrimal, a lágrima escorre para fora do olho, umedecendo a pele dessa região. 

Apesar de ter pH neutro, a lágrima contém componentes como a lactoferrina e a porfirina, ricas em ferro e que quando concentradas em excesso, acabam causando o escurecimento da pelagem. 

Além disso, a umidade causada pela concentração de lágrimas no local também promove um ambiente favorável para a multiplicação de bactérias, o que além de causar escurecimento da pelagem, também causa mau odor.

A lágrima ácida pode relacionada a diversas condições e hábitos.
Publicidade
Publicidade

O que causa a lágrima ácida?

Entre as possíveis causas da lágrima ácida estão as seguintes condições:

  • Obstrução total ou parcial do canal lacrimal;
  • Produção de lágrimas em excesso;
  • Alterações anatômicas do canal lacrimal;
  • Pálpebras caídas ou mal posicionadas;
  • Irritação constante dos olhos; 
  • Reação alérgica;
  • Sensibilidade a alimentos;
  • Fatores ambientais, como odores fortes e irritantes;
  • Raças suscetíveis;
  • Alimentação; 
  • Trauma ou infecção no globo ocular;
  • Doenças congênitas no complexo ocular;
  • Infecção nos dentes, como tártaro.
Publicidade
Publicidade

Raças mais afetadas pela lágrima ácida 

Qualquer raça pode ser afetada pela lágrima ácida, mas algumas raças têm maior predisposição à condição. 

Isso acontece porque algumas apresentam características que facilitam seu surgimento, como é o caso das que apresentam ductos lacrimais anatomicamente alterados (como cães braquicefálicos). Entre as raças com maior predisposição à lágrima ácida estão: 

Cães

  • Boxer;
  • Bulldog;
  • Lhasa apso;
  • Maltês;
  • Pequinês;
  • Shih-tzu;
  • Spitz alemão;
  • Poodle;
  • Pug.

Gatos

  • Persa.

Nas raças citadas acima, qualquer irritação ou trauma na região dos olhos possibilitam a inflamação dos ductos, levando ao aparecimento da lágrima ácida.

Além disso, em animais de pelagem mais clara, o escurecimento do pêlo fica mais visível do que nos animais de pelagem escura. Por isso é preciso estar atento (a).

Leia mais: Com que frequência devo levar meu pet ao veterinário? 

Quando procurar um (a) veterinário (a)?

É importante reforçar que, apesar de se tratar de algo não muito grave na maioria das vezes, é preciso levar o seu pet ao veterinário já nos primeiros sinais de escurecimento da pelagem na região dos olhos.

O (a) veterinário (a) é o (a) profissional mais capacitado para determinar qual das possíveis causas está afetando seu animalzinho e definir o melhor tratamento ou intervenção, caso seja necessário.

Portanto, fique sempre de olho no seu pet e caso observe excesso de lágrimas, leve-o ao veterinário. Essa alteração geralmente está ligada a alguma patologia, pois pets não costumam chorar com lágrimas e sim com sons, por isso a importância de ajuda veterinária.

Assim que notar alguma alteração na produção de lágrimas, procure um (a) veterinário (a).
Publicidade
Publicidade

Como tratar a lágrima ácida?

O objetivo do tratamento não deve ser só eliminar as manchas em si, mas sim tratar a causa. Portanto, eliminar as manchas sem tratar o motivo não soluciona o problema como um todo.

O especialista indicado nesse caso é o (a) médico (a) veterinário (a) oftalmologista. Uma vez determinada a causa, o (a) profissional vai determinar a melhor forma de tratar o animal. 

Já o tratamento consiste na prescrição de antibióticos se a causa for infecção do ducto lacrimal ou mudanças na alimentação quando a causa é deficiência vitamínica. Por outro lado, caso se trate de alterações anatômicas do ducto ou das pálpebras, intervenções cirúrgicas podem ser solicitadas.

Uma vez tratada a causa base, alguns produtos podem ajudar na remoção das manchas nos pelos. Porém, o uso deve ser recomendado e prescrito pelo (a) médico (a) veterinário (a) uma vez que podem causar efeitos indesejados, como dermatite ou alterações hepáticas.

Independente da causa, a higienização diária do local afetado é recomendada como forma de evitar a proliferação de bactérias. A limpeza constante dos olhos dos animais, além de auxiliar no tratamento da lágrima ácida, também pode ajudar a prevenir o seu aparecimento.

Manter os olhinhos do meu pet sempre limpos

Alguns cuidados básicos podem ajudar a prevenir a condição e a amenizar o incômodo no bichinho. Entre eles estão:

  • Limpar a região diariamente com gaze e soro fisiológico;
  • Secar bem a região com um pano limpo, lenço de papel ou gaze.
Limpar a região com soro fisiológico é uma ótima forma de diminuir o incômodo no pet.

Como evitar o aparecimento da lágrima ácida?

Uma forma de evitar o aparecimento da lágrima ácida é evitar condições favoráveis ao seu aparecimento. 

Como uma das possíveis causas da lágrima ácida é a alimentação inadequada, é importante manter uma dieta balanceada e evitar alimentos ricos em conservantes, corantes, açúcar e condimentos.

Além de uma alimentação balanceada, também é importante manter a região dos olhos sempre limpinha, seca e com a tosa em dia, principalmente em animais de raças mais suscetíveis, como Pug e Lhasa apso. 

A massagem no canto dos olhos dos animais também pode ajudar a evitar o aparecimento da lágrima ácida, uma vez que esse ato evita a obstrução dos ductos lacrimais.

Além disso, evite o uso de produtos de limpeza com cheiro forte ou não recomendado para uso em ambientes com pets, já que reação alérgica é uma possível causa da lágrima ácida.

Por fim, como tártaro é uma das causas da lágrima ácida, é importante manter a saúde bucal do seu pet em dia, escovando os dentes de acordo com a frequência recomendada e com escovas e pastas próprias para pets.


Realize as consultas periódicas do seu pet no intervalo recomendado, observe o seu animalzinho de perto no seu dia-a-dia e caso note qualquer tipo de alteração, seja ela uma produção aumentada de lágrimas ou o escurecimento dos pêlos, leve-o ao médico veterinário para uma consulta. 

Para mais conteúdos sobre saúde pet, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!

Imagem do profissional Kenny Cardoso
Este artigo foi escrito por:

Esp. Kenny Cardoso

Médica veterinária pela Universidade Federal Fluminense com mestrado em Medicina Veterinária.Leia mais artigos de Esp. Kenny
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade