Saúde

Densitometria óssea: saiba para que serve e como é feita

Publicado em: 18/07/2023Última atualização: 18/07/2023
Publicado em: 18/07/2023Última atualização: 18/07/2023
Análise da imagem de ossos em exame.O exame de densitometria óssea detecta a densidade mineral dos ossos.
Publicidade
Publicidade

A saúde óssea é extremamente importante para a qualidade de vida, especialmente em idosos. Por isso, problemas relacionados à idade podem afetar a mobilidade e provocar diversos transtornos.

Uma das doenças mais comuns que atinge a estrutura óssea é a osteoporose, condição que leva os ossos a um estado mais frágil e pode facilitar a ocorrência de lesões.

densitometria óssea é o principal exame para detectar essa patologia, mesmo em seus estágios iniciais, pois identifica a densidade mineral óssea com precisão. Ela também pode ser utilizada para acompanhar a condição de pacientes já diagnosticados.

Durante a leitura deste artigo, você irá entender mais sobre esse exame e sua importância!

Índice - Neste artigo, você encontrará:

  1. Para que serve?
  2. Quais doenças a densitometria óssea detecta?
  3. Como é feita?
  4. Qual o preparo para fazer o exame de densitometria óssea?
  5. Interpretando o resultado do exame

Para que serve?

A densitometria óssea é um exame na área de radiologia que tem como finalidade detectar a densidade mineral óssea. O osso é composto por uma massa, que funciona como um tecido vivo, capaz de absorver minerais e se reconstruir.

Quando esse processo não acontece adequadamente, essa massa pode se tornar porosa e perder sua densidade, tornando o osso mais fraco e suscetível à quebra.

Dessa forma, o exame de densitometria óssea registra imagens do osso em seu interior e mostra se sua porosidade está dentro do normal. Quando não, pode indicar alguma doença relacionada.

O procedimento pode ser indicado especialmente para pessoas de alguns grupos, tais como:

  • Mulheres na transição entre a fase reprodutiva e a menopausa ou com idade acima de 65 anos;
  • Homens com mais de 50 anos se possuírem fatores de risco para doenças relacionadas ou, se não, a partir dos 70 anos;
  • Pessoas com histórico de fraturas por fragilidade óssea;
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos ou possuem alguma condição clínica associada à perda da massa óssea;
  • Pacientes diagnosticados com osteoporose.

Além disso, o exame ainda pode ser solicitado em crianças e adolescentes, para que seja avaliado o crescimento e desenvolvimento ósseo.

Publicidade
Publicidade

Quais doenças a densitometria óssea detecta?

Doenças osteometabólicas podem ser identificadas por meio do exame de densitometria óssea, sendo a principal delas a osteoporose. Ela consiste no enfraquecimento e diminuição da qualidade dos ossos por conta da perda da sua densidade mineral.

Médico mostrando ossos para a paciente.
A osteoporose é a maior causa de fraturas em pessoas com idade acima dos 50 anos, e costuma ser silenciosa, já que, de início, não há nenhuma alteração visível. Em muitos casos, só é descoberta quando ocorre alguma lesão no osso.

Portanto, o exame é fundamental para indicar a patologia, mesmo sem sintomas. A osteopenia, condição anterior à osteoporose, também pode ser detectada pelo exame. 

O diagnóstico de ambas as doenças permite que o tratamento seja iniciado quanto antes, visando retardar seu avanço.

A técnica utilizada no exame é considerada a mais eficiente para o diagnóstico de osteoporose. Com alta precisão, é indicada nos protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Publicidade
Publicidade

Como é feita?

A densitometria óssea é feita utilizando uma técnica de raio x de duplo feixe. O(a) paciente deve se acomodar sobre o aparelho, enquanto a parte superior da máquina fica sobre a área a ser examinada.

As regiões geralmente avaliadas são a coluna, braço ou fêmur, e o detector usado no exame passa pelo corpo, coletando as informações da densidade óssea e construindo uma imagem.

O tempo para concluir o exame é de 10 a 15 minutos, e os resultados são apresentados na hora. Após a leitura, o aparelho envia todos os dados até uma tela, onde a pessoa responsável poderá fazer a avaliação.

O exame de densitometria óssea é rápido e indolor, oferecendo alta precisão nos resultados. Ele emite uma baixa dose de radiação, e por isso pode ser feito em crianças e adolescentes, desde que sob orientação médica.

Leia mais: Exame de Raio X: o que é, para que serve, como funciona 

Qual o preparo para fazer o exame de densitometria óssea?

Não é necessário realizar algum preparo específico antes do exame, exceto se assim for indicado ao(à) paciente. É orientado apenas que se utilize roupas confortáveis ou um roupão e que se retire acessórios, cintos, bijuterias e sutiãs que porventura possa estar utilizando.

Poder comer antes do exame?

Sim! É preciso se alimentar antes de realizar o exame de densitometria óssea, pois o alimento no organismo não irá interferir no resultado. Contudo, deve-se seguir as instruções dos profissionais que estiverem orientando o(a) paciente.

Publicidade
Publicidade

Interpretando o resultado do exame

Em adultos, o resultado do exame de densitometria óssea é medido com base no chamado T-score, um padrão internacional estabelecido pela OMS.

A média é 0, e números negativos indicam uma redução na densidade óssea. Três faixas avaliam o estado e indicam a possível patologia:

  • Maior que -1,0: Normal;
  • De -1,1 a -2,5: Osteopenia;
  • Abaixo de -2,5: Osteoporose.

Há também o padrão Z-score, semelhante ao T-score, porém, ele é mais utilizado em crianças para analisar o desenvolvimento ósseo, não indicando a presença de osteopenia ou osteoporose, se os valores foram baixos, mas sim um crescimento abaixo do esperado.


Agora que você já entendeu a importância da densitometria óssea e como o exame é realizado, continue navegando no portal do Minuto Saudável e acompanhando nossas redes sociais para conhecer outros artigos sobre saúde e bem-estar!


Fontes consultadas

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade