A saúde óssea é extremamente importante para a qualidade de vida, especialmente em idosos. Por isso, problemas relacionados à idade podem afetar a mobilidade e provocar diversos transtornos.
Uma das doenças mais comuns que atinge a estrutura óssea é a osteoporose, condição que leva os ossos a um estado mais frágil e pode facilitar a ocorrência de lesões.
A densitometria óssea é o principal exame para detectar essa patologia, mesmo em seus estágios iniciais, pois identifica a densidade mineral óssea com precisão. Ela também pode ser utilizada para acompanhar a condição de pacientes já diagnosticados.
Durante a leitura deste artigo, você irá entender mais sobre esse exame e sua importância!
Índice - Neste artigo, você encontrará:
A densitometria óssea é um exame na área de radiologia que tem como finalidade detectar a densidade mineral óssea. O osso é composto por uma massa, que funciona como um tecido vivo, capaz de absorver minerais e se reconstruir.
Quando esse processo não acontece adequadamente, essa massa pode se tornar porosa e perder sua densidade, tornando o osso mais fraco e suscetível à quebra.
Dessa forma, o exame de densitometria óssea registra imagens do osso em seu interior e mostra se sua porosidade está dentro do normal. Quando não, pode indicar alguma doença relacionada.
O procedimento pode ser indicado especialmente para pessoas de alguns grupos, tais como:
Além disso, o exame ainda pode ser solicitado em crianças e adolescentes, para que seja avaliado o crescimento e desenvolvimento ósseo.
Doenças osteometabólicas podem ser identificadas por meio do exame de densitometria óssea, sendo a principal delas a osteoporose. Ela consiste no enfraquecimento e diminuição da qualidade dos ossos por conta da perda da sua densidade mineral.
Portanto, o exame é fundamental para indicar a patologia, mesmo sem sintomas. A osteopenia, condição anterior à osteoporose, também pode ser detectada pelo exame.
O diagnóstico de ambas as doenças permite que o tratamento seja iniciado quanto antes, visando retardar seu avanço.
A técnica utilizada no exame é considerada a mais eficiente para o diagnóstico de osteoporose. Com alta precisão, é indicada nos protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A densitometria óssea é feita utilizando uma técnica de raio x de duplo feixe. O(a) paciente deve se acomodar sobre o aparelho, enquanto a parte superior da máquina fica sobre a área a ser examinada.
As regiões geralmente avaliadas são a coluna, braço ou fêmur, e o detector usado no exame passa pelo corpo, coletando as informações da densidade óssea e construindo uma imagem.
O tempo para concluir o exame é de 10 a 15 minutos, e os resultados são apresentados na hora. Após a leitura, o aparelho envia todos os dados até uma tela, onde a pessoa responsável poderá fazer a avaliação.
O exame de densitometria óssea é rápido e indolor, oferecendo alta precisão nos resultados. Ele emite uma baixa dose de radiação, e por isso pode ser feito em crianças e adolescentes, desde que sob orientação médica.
Leia mais: Exame de Raio X: o que é, para que serve, como funciona
Não é necessário realizar algum preparo específico antes do exame, exceto se assim for indicado ao(à) paciente. É orientado apenas que se utilize roupas confortáveis ou um roupão e que se retire acessórios, cintos, bijuterias e sutiãs que porventura possa estar utilizando.
Sim! É preciso se alimentar antes de realizar o exame de densitometria óssea, pois o alimento no organismo não irá interferir no resultado. Contudo, deve-se seguir as instruções dos profissionais que estiverem orientando o(a) paciente.
Em adultos, o resultado do exame de densitometria óssea é medido com base no chamado T-score, um padrão internacional estabelecido pela OMS.
A média é 0, e números negativos indicam uma redução na densidade óssea. Três faixas avaliam o estado e indicam a possível patologia:
Há também o padrão Z-score, semelhante ao T-score, porém, ele é mais utilizado em crianças para analisar o desenvolvimento ósseo, não indicando a presença de osteopenia ou osteoporose, se os valores foram baixos, mas sim um crescimento abaixo do esperado.
Agora que você já entendeu a importância da densitometria óssea e como o exame é realizado, continue navegando no portal do Minuto Saudável e acompanhando nossas redes sociais para conhecer outros artigos sobre saúde e bem-estar!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.