Pet

10 cuidados importantes com os pets na primavera

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 17/10/2022Última atualização: 22/11/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 17/10/2022Última atualização: 22/11/2022
cuidados-com-pets-primavera-minuto-saudavel.jpgcuidados-com-pets-primavera-minuto-saudavel.jpg
Publicidade
Publicidade

Você sabia que, assim como com os humanos, os cuidados com os pets na primavera também mudam? Isso acontece porque o aumento da temperatura e a presença do pólen das flores podem impactar diretamente na saúde dos animais. 

Portanto, para saber as condições mais comuns da estação mais florida do ano, os cuidados que devemos ter e em que situações é preciso procurar a ajuda do (a) veterinário (a), continue acompanhando o artigo!

Índice - Nesse artigo, você vai encontrar:

  1. Por que os cuidados com os pets na primavera são importantes ?
  2. 6 condições comuns na primavera
  3. Cuidados com os pets na primavera
  4. Quando procurar o (a) veterinário (a)?

Por que os cuidados com os pets na primavera são importantes?

A chegada da primavera traz consigo algumas mudanças climáticas, como dias mais quentes e longos, aumento da umidade e o desabrochar das flores. Essas mudanças podem impactar não só a nossa saúde, como também a dos animais.

As alterações climáticas características da estação propiciam o surgimento de alguns problemas de saúde específicos, como os de pele, alergias e intoxicação. Além disso, esse período também favorece o aparecimento de ectoparasitas, como é o caso das pulgas e carrapatos, que causam desconforto e podem transmitir doenças para os pets.

Por conta dos dias mais ensolarados, os (as) tutores (as) também tendem a passear e passar mais tempo ao ar livre com os pets. Esses momentos de tempo de qualidade são ótimos tanto para o animal, quanto para você, mas é preciso tomar alguns cuidados para que ele não corra nenhum risco por essa maior exposição.

Publicidade
Publicidade

6 condições comuns na primavera

Sabemos que cada estação costuma desencadear sintomas e condições distintas, portanto, entre as mais comuns entre os pets estão:

Infestação por ectoparasitas 

É importante ressaltar que os pets podem ser parasitados por pulgas e carrapatos em todas as estações do ano, mas como a proliferação desses ectoparasitas é favorecida na primavera, a probabilidade de eles serem infestados por esse tipo de parasitas aumenta na estação. 

Leishmaniose

leishmaniose é transmitida por meio da picada do mosquito-palha, que é infectado pelo protozoário causador dessa doença. Apesar de comum em qualquer estação do ano, as condições climáticas da primavera favorecem a multiplicação desse inseto, fazendo com que os cães fiquem mais suscetíveis às picadas e, consequentemente, ao desenvolvimento da Leishmaniose.

Leptospirose 

leptospirose é uma doença transmitida por meio do contato direto com urina de ratos infectados com a leptospira e, assim como a Leishmaniose, também pode acontecer durante todo o ano. Contudo, com o aumento da temperatura e das chuvas, aumenta a probabilidade de desenvolvimento da doença. 

Isso é possível pois, devido às más condições de escoamento de água, poças e alagamentos se tornam comuns, fazendo com que as pessoas e animais tenham contato com água contaminada pela urina de ratos infectados.

Intoxicação por plantas tóxicas

Algumas plantas são tóxicas para os pets e devem ser evitadas ou mantidas longe do alcance desses animais para evitar quadros de intoxicação. 

Esse é um problema para o qual devemos nos atentar durante todo o ano, mas como a primavera é a estação das plantas e flores, esse problema acaba recebendo maior destaque.

Alguns exemplos de plantas comuns e que são consideradas altamente tóxicas para pets são copo de leite, comigo ninguém pode e costela de adão.

Problemas dermatológicos 

Durante essa estação, os pets passam pela troca de pelo para se adaptar às altas temperaturas da estação e, com isso, ficam mais suscetíveis ao aparecimento de problemas de pele, como é o caso das dermatites. Além disso, os animais também podem desenvolver dermatite alérgica relacionada por conta da picada de ectoparasitas e do contato com o pólen.

Problemas respiratórios 

O período também é responsável por quadros de alergias respiratórias. Isso ocorre pois, assim como os humanos, os pets também podem ter alergia ao pólen das flores. 

Além disso, os animais também podem desenvolver quadros alérgicos por conta do contato com alguns tipos de plantas, ácaro e pó.

Leia também: Cuidados com os pets no verão: alimentação, dicas e mais  

Publicidade
Publicidade

Cuidados com os pets na primavera

Como vimos, a primavera traz consigo algumas alterações climáticas que tornam os pets suscetíveis a alguns problemas de saúde. Para evitar os impactos e possíveis riscos dessa estação, podemos tomar alguns pequenos cuidados, entre eles:

Hidratação

Dias quentes demandam maior ingestão de água para que os pets não fiquem desidratados, portanto, devemos redobrar a atenção com relação a isso. Uma dica é aumentar a quantidade de potes de água disponíveis para o animal, de preferência distribuídos pela casa.

Além disso, mantenha a água dos potes sempre limpa e fresca e, caso o animal ingira pouca água, estimule a hidratação com outras opções, como ração úmida, água de coco, “picolé” de petisco ou gelo. 

Alimentação

Os (as) tutores (as) tendem a investir mais em atividades ao ar livre e, muitas vezes, aumentam a frequência dos passeios e das brincadeiras. Essas atividades são mais do que recomendadas, mas o aumento dos exercícios resulta em maior necessidade energética.

Portanto, é preciso ficar atento (a) a quantidade de alimento que o animal está ingerindo para que ele continue recebendo uma alimentação balanceada, que supra as necessidades nutricionais.

Passeios

Com o aumento da temperatura, devemos ter alguns cuidados com os passeios, como levar o pet para passear nos horários mais frescos do dia, checar a temperatura do chão antes de iniciar o passeio e sempre levar água fresquinha. 

Antes de passear, certifique-se de que seu animal está com as vacinas, controle contra ectoparasitas e vermes em dia. Além disso, fique atento (a) aos limites dele caso ele apresente sinais de exaustão ou incômodo, não insista e volte para casa. 

Outro ponto importante é ficar atento às ações do animal durante os passeios. Não permita que ele ingira objetos desconhecidos, lixo ou plantas. Por último, não se esqueça de usar guia e identificação na coleira. 

Higiene

A troca de pelo dos pets é comum na estação, logo são necessários alguns cuidados com a higiene, como aumento da frequência dos banhos. Vale ressaltar que é preciso se atentar a temperatura da água, que deve ser morna ou fria.

Outro ponto importante é que, apesar de os dias serem mais quentes, o animal precisa ser seco após o banho, pois a umidade pode favorecer problemas de pele. 

Com a troca de pelos muitos fios ficam soltos na pelagem e, caso o animal não seja escovado com a frequência necessária, eles podem se emaranhar e formar grandes nós e, até mesmo placas. Por isso, escove seu bichinho com frequência para manter a pelagem saudável e limpa. 

tosa também é uma ótima aliada dos pets nesse período do ano pois, além de manter a pelagem saudável e prevenir o aparecimento de nós, ela também ajuda a manter o animal mais fresquinho nos dias mais quentes.

Pele do animal

Com o aumento do calor e da umidade, os pets ficam mais suscetíveis ao aparecimento de problemas de pele, por isso se atentar à pele e aos pelos dos pets é muito importante. 

Ectoparasitas

A incidência de ectoparasitas aumenta durante a primavera, por isso devemos ter cuidado redobrado com a proteção dos nossos pets contra pulgascarrapatos.

Para isso, é preciso ir ao veterinário para receber recomendações de quais produtos usar para deixar os pets protegidos. A proteção pode contar com shampoo, sabonetes ou medicamentos, mas o ideal é seguir corretamente a recomendação do (a) profissional. 

Além de manter o animal protegido, crie o hábito de checar a pelagem frequentemente para observar se há infestação de pulgas e carrapatos. Caso haja, procure ajuda veterinária.

Prevenção de doenças

Com os passeios e aumento do contato com outros animais e ambientes que podem estar contaminados, é importantíssimo que o (a) tutor (a) garanta que a proteção vacinal do pet esteja em dia. 

Além do calendário vacinal tradicional (múltipla e raiva), é interessante vacinar o animal contra leptospirose pois, como vimos, a incidência de casos dessa doença aumenta na primavera. 

Intoxicação

Como falamos anteriormente, algumas plantas podem ser extremamente tóxicas para animais e podem levá-lo animal a óbito. Portanto, tome cuidado redobrado durante os seus passeios e sempre pesquise antes de adicionar uma nova planta em casa.

Ambiente do animal

Na primavera há aumento da temperatura e da umidade, o que favorece a proliferação de microrganismos que podem causar problemas de saúde nos pets, como rinite e asma. 

Além disso, a higiene do ambiente também é importantíssima para evitar a reincidência de infestações por ectoparasitas, portanto, mantenha-o sempre limpo e seco. 

Leishmaniose 

Na primavera há maior proliferação do inseto vetor da leishmaniose, por isso, redobre os cuidados contra picadas. Uma boa forma de evitar que o animal seja picado pelo vetor da leishmaniose é por meio do uso de coleiras específicas para esse fim e da instalação de telas anti-mosquito em casa.

Quando procurar o (a) veterinário (a)?

O (a) tutor (a) deve ficar atento (a) ao seu animal e ao estado de saúde dele e, caso observe alguma alteração no comportamento ou aparecimento de sintomas adversos, é preciso recorrer ao veterinário. Entre os sintomas que precisam de atenção médica estão:

  • Espirro ou tosse excessiva;
  • Falhas na pelagem;
  • Vermelhidão na pele do animal;
  • Presença de lesões, descamação ou pus;
  • Alteração no consumo de água ou alimentos;
  • Perda de peso;
  • Dificuldade para respirar;
  • Suspeita de ingestão de plantas;
  • Presença de ectoparasitas;
  • Coceira excessiva.

Caso observe alguma dessas alterações ou outras no seu pet, procure o  (a) seu  (a) médico  (a) veterinário  (a) de confiança para que ele possa ser avaliado e, caso necessário, tratado o quanto antes. 


Os cuidados com os pets na primavera são simples, mas fazem uma grande diferença para a saúde e bem-estar dos bichinhos. Portanto, não deixe de observar e acompanhá-los de perto.

Para mais dicas e conteúdos pets, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Kenny Cardoso
Este artigo foi escrito por:

Esp. Kenny Cardoso

Médica veterinária pela Universidade Federal Fluminense com mestrado em Medicina Veterinária.Leia mais artigos de Esp. Kenny
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade