Beleza

Baby hair: a nova tendência para cabelos cacheados e crespos

Publicado em: 25/10/2022Última atualização: 09/02/2023
Publicado em: 25/10/2022Última atualização: 09/02/2023
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Sabe aqueles fios de cabelos curtos e finos que ficam mais “rebeldes”, especialmente quando você prende as madeixas? Eles foram apelidados carinhosamente de baby hair e estão fazendo o maior sucesso na internet e nas passarelas. 

Rihanna, Beyoncé e Doja Cat são algumas das adeptas frequentes do baby hair aliado a penteados que imprimem muita autenticidade e estilo aos looks. Mas você não precisa ser uma celebridade ou ter um cabeleireiro para dar vida aos seus baby hairs, ok?

Por isso, continue acompanhando o artigo para saber quais produtos usar e como modelar os seus! 

O que é baby hair?

Em tradução literal, baby hair quer dizer “cabelo de bebê”, pois são os fios curtos e novinhos que nascem próximos ao rosto, rente à linha capilar. Também conhecido de “penugem”, nas crianças esses cabelinhos têm a função de criar uma barreira de proteção na pele para evitar irritações. Na vida adulta, eles seguram o suor e, quando estilizados, dão um up no visual. 

Engana-se quem acha que esaa é uma tendência recente! Estilizar o baby hair é uma prática popularizada desde os anos 20 por mulheres latinas e negras. O grande destaque vai para a atriz Josephine Baker, que chegou a criar o seu próprio produto para estilizar os fios.

Contudo, o baby hair fixado voltou a ser tendência na década de 90 e, mais recentemente, ganhou holofotes novamente ao aparecer nos cabelos das cantoras Lizzo, Beyoncé e Rihanna, por exemplo.  

Reconhecidos por serem difíceis de controlar, ao longo deste tempo, passaram ainda a ser uma marca da comunidade negra, principalmente entre as mulheres, reforçando a potência do cabelo black. 

Não é preciso ter técnica, apenas paciência e os produtos certos!
Publicidade
Publicidade

Quais produtos usar no baby hair?

Antes de começar o penteado, é importante saber quais os produtos mais indicados para incrementar o penteado com essa finalização. A seguir, você confere quais produtos e acessórios são fundamentais para esse tipo de penteado: 

Escovinha

A escovinha é o produto ideal para separar e modelar os fios no baby hair. Os modelos comercializados geralmente unem a escova, o pente e um cabo, o que também pode ajudar a dividir o cabelo ao meio. 

De modo improvisado, há quem use uma escova de dentes mesmo. Mas a escovinha específica pode ser adquirida, em média, por R$10,00. 

Pomada

As pomadas têm o objetivo de fixar os fios. Algumas prometem deixar o baby hair com um efeito brilhante e molhado, mas também podem ser usadas para modelar os cachos e controlar o frizz.

Indicamos aqui a Pomada Capilar Sillitan da Bio Extratus, que é enriquecida com tutano, o que confere hidratação, força e fixação aos fios.

Geleia, gelatina e gel capilar

Além de deixar os cabelos com brilho e sem frizz, a geleia também pode ser usada para modelar o baby hair. Já a gelatina capilar é outra opção para uso no penteado. 

Ambos os produtos costumam ser mais aquosos, logo, você pode optar ainda pelo gel definidor que vai manter o baby hair no lugar por mais tempo, além de dar o efeito molhado. 

Nossa dica é investir na Geleia Vinagre de Maçã, no Gel Revitalizador de Cachos e na Gelatina com Rícino da queridinha Salon Line.

Spray

Finalizou o baby hair e ainda não está confiante de que ele vai ficar por muito tempo no lugar? Passe o spray fixador de cabelo extra forte. Assim, os fios ficarão mais firmes. 

Nossa indicação fica para o Spray Fixador Extra Forte Charming, que cumpre com os quesitos fixação e durabilidade.

Publicidade
Publicidade

Baby hair masculino

Apesar de ser uma tendência entre as mulheres, os homens também estão aderindo ao baby hair, especialmente combinados ao afro puff masculino e corte undercut. 

Nos homens, o baby hair é evidenciado pelo corte, e geralmente vai ser usado no formato bem reto, o popular “cortado na régua”. 

Para modelar os fios na testa, os meninos podem seguir praticamente as mesmas dicas, a diferença é que podem simplesmente aplicar o produto na escova e passar pelos fios, da raiz às pontas do baby hair.

Leia também:  Corte para cabelos cacheados: qual a melhor opção?

Como fazer baby hair

Agora que você já tem a lista de produtos que podem ser usados para a estilização dos fios de cabelo da testa, vamos ao passo a passo: 

  • Faça o penteado que quiser! Pode ser rabo de cavalo, coque ou trança, já que a ideia é fixar os fiozinhos de cabelo que ficam evidentes quando eles estão presos;
  • Com o auxílio da escovinha, passe o produto de sua opção (geléia, gel ou pomada) nos fios para estilizar o baby hair;
  • Se preferir, passe o produto fixador antes, puxando os fios para frente, e só  depois comece a modelar como desejar (reto, ondulado, curvado). Modele com a ajuda da escova ou com os dedos;
  • Para finalizar e manter os cabelos no lugar, use um lenço ou durag até a secagem total dos fios;
  • Para maior fixação, aplique o spray fixador sobre o penteado e pronto! 
Publicidade
Publicidade

4 penteados para usar com baby hair

Depois de conhecer os detalhes dessa estilização que tem aparecido nos cabelos de muitas celebs por aí, vamos para os penteados que podem ser usados para deixar o seu penteado ainda mais poderoso e impactante: 

Rabo de cavalo

Clássico, versátil e prático! O rabo de cavalo é um dos aliados de mulheres e homens na hora de ajeitar os cabelos. Ele pode ser finalizado de diferentes maneiras: rabo bem alto e preso mais ao centro ou alto e preso para o lado.

O rabo de cavalo pode ser usado em cabelos lisos, ondulados, crespos ou cacheados. Fica lindo, mais alinhado ou com bastante volume.

Afro puff

Como detalhamos lá no início, o baby hair foi popularizado entre a comunidade afro mundo afora. Então, trazemos outra tendência entre mulheres e homens com cabelos crespos ou cacheados, o afro puff.

Essa é outra opção para evidenciar o baby hair estilizado, uma linda e ótima opção para arrasar no penteado ou ser usado nos dias mais quentes, já que o volume do cabelo é levado para cima e fica preso.

Para prender os cabelos e fazer o afro puff são usados cadarços, meias finas ou elásticos. Ele pode ser combinado com tranças e finalizado com acessórios, como lenços, tiaras, flores, turbantes. 

No caso dos meninos, o afro puff aparece unido ao corte undercut, aquele em que o cabelo fica com mais volume na parte de cima, no topo da cabeça, com as laterais bem raspadas (undercut zero) ou com pouquíssimo cabelo formando um efeito degradê (undercut baixo). 

Coque

Outro clássico que vai sendo reinventado com o passar do tempo é o coque. Ele pode ser usado no dia a dia ou para uma ocasião especial, dando um ar mais sofisticado ao look. 

Já que aqui a ideia é combiná-lo aos mini cabelinhos, a dica é fazer um coque bem alto e aproveitar o volume presente nos cabelos crespos ou cacheados. 

O acabamento do coque fica à sua escolha, bem assentado ou no estilo “messy hair”, famoso cabelo bagunçado que pode ser uma opção para festas e eventos. O coque duplo também pode aparecer na produção, para um ar mais jovial, alegre e autêntico.

Outra sugestão é o coque abacaxi que, como o nome diz, dá um formato que remete à coroa da fruta, criando um visual mais despojado. 

Tranças 

As tranças combinadas aos fiozinhos curtos são um charme à parte. Trançar os cabelos é uma prática milenar, com origem na região da Namíbia, na África. Está ligada à etnia, religião e, até mesmo, como expressão artística.

Para deixar o os fios ainda mais imponentes, combine com diferentes estilos de tranças! 


Baby hair estilizado é mais que uma tendência, mas também uma forma de expressão e de evidenciar a beleza dos cabelos crespos e cacheados. Ele reforça estilos, finaliza com imponência diferentes tipos de penteados e fica bem não só em mulheres, como no público masculino também.

Gostou das nossas dicas? Então continue nos acompanhando por aqui e nas redes sociais para mais conteúdos sobre beleza, saúde e bem-estar! 


Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade