Saúde

Aracnofobia: o que causa, sintomas e como tratar?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 31/01/2023Última atualização: 31/01/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 31/01/2023Última atualização: 31/01/2023
aracnofobia-minuto-saudavel.png
Publicidade
Publicidade

aracnofobia, ou medo de aranhas, é caracterizada pelo medo diante de aranhas, ou pelo comportamento evitativo de ir em lugares e ambientes que possam ter aranhas. Esse medo é um dos mais comuns, sendo que cerca de 50% das mulheres apresentam esse tipo de fobia contra e 10% dos homens.

Esse tipo de medo faz com que o (a) paciente mude de rotina para que não sinta o medo da aranha, o que causa limitações na vida social, profissional e acadêmica. Muitas vezes, muitas pessoas acabam evitando viagens, ambientes que são próximos de mata, campo ou parques, por exemplo.

Porém, mesmo com a fobia, cerca de 70% das pessoas que a possuem nunca fariam terapia que envolvesse exposição a algum tipo de aranha. Portanto, pode-se concluir que boa parte das pessoas que possuem fobia não buscam tratamento durante a vida e continuam convivendo com os prejuízos e limitações causadas por essas condições.

Para saber mais sobre aracnofobia, suas causas, sintomas e como é feito o diagnóstico, continue acompanhando o artigo!

Índice – Neste artigo, você vai encontrar:

  1. O que causa aracnofobia?
  2. Sintomas de aracnofobia
  3. Como é feito o diagnóstico?
  4. Tratamento para aracnofobia
  5. Convivendo

O que causa aracnofobia?

As causas da aracnofobia podem envolver o fato de a pessoa experimentar emoções negativas, ou seja, todos os acontecimentos são encarados de forma negativa. Outro fator que pode desencadear o medo de aranhas é o fato da pessoa ter medo excessivo de todas as situações da vida.

Além disso, outros fatores podem estar envolvidos para que esse transtorno se desenvolva, tais como:

  • Superproteção de figuras parentais;
  • Perda ou separação das figuras parentais;
  • Abuso físico ou sexual;
  • Ter predisposição de desenvolver outros transtornos de ansiedade.

Além dos fatores listados, a possibilidade de que se desenvolvam fobias por suscetibilidade genética é grande Ter um parente de primeiro grau com uma fobia específica de animais, por exemplo, aumenta em 50% em comparação com indivíduos que não tenham figuras parentais com fobia.

Publicidade
Publicidade

Sintomas de aracnofobia

Os sintomas de aracnofobia se assemelham aos sintomas de outras fobias, sendo eles:

  • Medo ou ansiedade na presença de uma aranha ou um ambiente que pode ter aranhas;
  • Quando está diante de uma aranha, de imediato tem resposta de medo e ansiedade;
  • Medo, ansiedade e evitação são persistentes e podem atrapalhar na vida social, profissional e acadêmica;
  • É evitado contato com aranhas ou em locais prováveis de serem encontradas, ou então, são enfrentados com bastante sofrimento.

Leia mais: Fobia: quando o medo começa a ser um problema?

Publicidade
Publicidade

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico para essa condição pode ser realizado por um(a) psiquiatra ou  psicólogo (a). Geralmente, o (a) paciente pode relatar durante sessões de psicoterapia o sofrimento que tem diante de aranhas e o impacto que tem sobre sua vida, tornando os objetivos a serem superados dentro do ambiente terapêutico.

Tratamento para aracnofobia

O tratamento para fobia vai ser direcionado de acordo com os sintomas apresentados e a intensidade do medo. Podem ser adotadas técnicas como a dessensibilização sistemática, ou seja, exposição gradual ao objeto fóbico, combinada com técnicas de relaxamento, e a realidade aumentada, que mistura o real e o virtual, conectando os ambientes.

Além disso,  adotar a terapia cognitivo-comportamental ou behaviorista, que são linhas mais diretivas e orientam o paciente diante dos comportamentos, pode superar o medo em pouco tempo.

Publicidade
Publicidade

Convivendo

A convivência com essa fobia, primeiramente, exige que o (a) paciente tenha consciência do que está sentindo e a recorrência dos sintomas. Além disso, a terapia pode ser uma grande aliada para superar os medos e, dependendo da intensidade de gravidade dos sintomas, o acompanhamento com psiquiatra pode ser recomendado.


A aracnofobia é caracterizada como o medo ou ansiedade excessiva diante de uma aranha ou até mesmo a evitação de ambientes e lugares que podem ter aranhas.

Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!


Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade