A dispneia é um termo usado para definir aquela sensação de dificuldade respiratória ou falta de ar. Ela pode ser real, ou seja, ocorrer devido a um problema no sistema respiratório, como doenças pulmonares, obstrução das vias aéreas ou condições cardíacas.
Além disso, também pode ser um sentimento subjetivo, no qual a pessoa sente dificuldade para respirar mesmo sem uma causa física identificável, que é o caso de fatores psicológicos, como ansiedade e ataques de pânico.
Continue lendo o artigo para saber as causas, sintomas, tratamento e outras curiosidades sobre o assunto!
Índice — Neste artigo, você encontrará:
A dispneia é um sintoma que pode ser provocado por vários fatores, que vão desde problemas de saúde pulmonares, cardíacos, metabólicos até questões emocionais. Dentre as causas mais comuns estão:
Os sintomas de dispneia normalmente envolvem a sensação de aperto no peito, falta de ar, dificuldade para encher o pulmão ou para esvaziar o ar inalado e sufocamento.
Ao apresentar quaisquer sintomas mencionados acima, busque ajuda médica e nunca se automedique!
A sensação de falta de ar, conhecida como dispneia, é caracterizada pela percepção de dificuldade em respirar, na qual o(a) paciente tem a impressão de que a quantidade de ar que chega até os pulmões não é suficiente, ou sente dificuldade para expulsar o ar inalado.
Por outro lado, o cansaço é definido pela dificuldade em realizar desde atividades simples do dia a dia, como estender a cama, escovar os dentes, amarrar e pentear os cabelos, até as mais intensas.
É a famosa falta de energia para realizar tarefas que exigem esforço físico ou mental, que resulta em uma sensação de fraqueza geral.
A apneia refere-se à interrupção temporária da respiração, geralmente durante o sono. Isso ocorre quando as vias respiratórias se fecham parcial ou completamente, bloqueando o fluxo de ar.
Por outro lado, a dispneia caracteriza-se pela sensação de falta de ar ou dificuldade respiratória, que pode ser causada por uma variedade de fatores.
De maneira geral, a dispneia é um sintoma, enquanto a apneia é uma condição definida pela obstrução dos canais respiratórios.
O diagnóstico de dispneia é feito principalmente com base na avaliação clínica do(a) paciente, levantamento do histórico de saúde e exames complementares, como radiografia torácica, teste de função pulmonar e eletrocardiograma.
O tratamento da dispneia varia conforme o agente causador da condição, e pode envolver uma abordagem multidisciplinar.
Além de medicamentos como broncodilatadores e ansiolíticos, também pode ser indicado o uso de um ventilador mecânico para fornecer suporte respiratório. Normalmente esse tipo de intervenção é utilizada nos quadros mais graves..
Os(as) profissionais da saúde ainda podem sugerir que o(a) portador(a) aprenda técnicas de respiração ou que ele(a) faça acompanhamento psicológico.
Leia mais: Fisioterapia Respiratória: veja para que serve e a indicação
Existem algumas medidas podem ajudar a prevenir a dispneia, como:
A dispneia é a sensação de dificuldade respiratória ou falta de ar, que pode ser real, decorrente de problemas físicos no sistema respiratório, ou subjetiva, relacionada a fatores psicológicos.
Para mais conteúdos sobre saúde, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.