Pet

Viagem com os pets: o que levar e cuidados

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 09/12/2022Última atualização: 09/12/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 09/12/2022Última atualização: 09/12/2022
viagem-com-os-pets-minuto-saudavel.jpgviagem-com-os-pets-minuto-saudavel.jpg
Publicidade
Publicidade

Muita gente passa o ano inteiro planejando o que fazer nas férias, para onde ir, como ir e onde se hospedar. Como os pets fazem parte da família, muitos(as) tutores(as) optam por levá-los juntos em suas viagens.

Contudo, nem todo mundo sabe quais cuidados devem ser tomados e como se preparar para que a viagem com os pets seja o mais confortável e segura possível.

Se você está planejando viajar com o seu aumigo ou felino e gostaria de saber quais os principais preparativos, o que não se deve esquecer de levar e quais cuidados tomar durante a viagem para evitar possíveis transtornos, continue acompanhando o artigo! 

Neste artigo, você encontrará:

  1. Diferentes meios de transporte
  2. Preparativos para a viagem com os pets
  3. O que levar em uma viagem com os pets?
  4. Cuidados durante a viagem

Diferentes meios de transporte

Quando estamos planejando uma viagem, temos diferentes opções de transporte, como carro, ônibus e avião. Cada uma delas têm suas particularidades e requerem cuidados especiais, portanto, é preciso estar atento(a) aos cuidados necessários na hora de escolher uma das opções. 

Caso opte por viajar de ônibus, entre em contato com a companhia escolhida para saber se elas permitem o transporte de animais e caso permitam, questionem quais as exigências da companhia em relação ao transporte de pets. Nesse caso, o ideal é evitar trajetos muito longos e/ou com poucas paradas para que o animal fique o mais confortável e seguro possível.

Se a escolha for avião, é preciso se informar sobre as regras de transporte de animais das companhias aéreas disponíveis. Além disso, certifique-se das condições nas quais esse transporte será feito e opte pela companhia que oferecer o transporte de forma mais confortável e segura para o seu animal.

Lembre-se que, apesar de não ser uma regra, a maioria das companhias aéreas só permitem o transporte de pets de até 8kg na cabine e de até 75kg na bagagem. Além disso, algumas companhias não permitem o transporte de algumas raças, como é o caso dos animais braquicefálicos. 

Por fim, caso o(a) tutor (a) deseje viajar com o seu pet de carro, existem alguns cuidados que podem ser tomados para garantir que a viagem seja mais agradável e segura para todos, como:

  • Acostume seu animal com o carro com pequenos passeios no dia a dia, pois isso tornará a viagem mais agradável e diminuirá a chance do animal passar mal durante o trajeto. 
  • Invista em equipamento de segurança para que o seu animal fique seguro durante a viagem, como caixas de transporte que se prendem ao cinto de segurança (para animais de pequeno porte) ou uma guia própria para prender no cinto de segurança (para animais de médio a grande porte). Lembre-se que transportar animais soltos pode gerar multa e até perda de pontos na carteira;
  • Prepare o carro com caminha ou brinquedos para que o animal fique confortável durante a viagem; 
  • Mantenha as janelas fechadas ou entreabertas, pois, apesar de ser lindo ver pets passeando com a cabeça para fora do carro, não é seguro.

Equipamentos de segurança são fundamentais para a segurança do pet e para evitar multas.

Leia também: Cuidados com os pets no verão: alimentação, dicas e mais

Publicidade
Publicidade

Preparativos para a viagem

Independente do tipo de transporte escolhido, existem alguns preparativos que irão ajudar a tornar esse momento mais agradável e seguro para os pets, como:

Leve o animal ao médico veterinário 

Antes da viagem, leve seu pet ao veterinário para que o estado de saúde seja avaliado e certifique-se de que as vacinas, a vermifugação e controle de ectoparasitas estejam em dia. 

Além disso, peça indicação ao veterinário de medicamentos contra enjoo. Caso o seu animal apresente o sintoma, você saberá o que pode oferecer para que ele fique melhor.

Por fim, dependendo do temperamento e comportamento do animal, pode ser necessário o uso de calmantes. O ideal é que esse tipo de produto seja usado de acordo com a recomendação e orientação do  (a) veterinário (a). 

Viagens internacionais

Caso a viagem seja para fora do país, informe-se sobre as regras de transporte de animais para o local de destino. Alguns irão exigir documentos específicos e, até mesmo, que o animal permaneça em quarentena ao chegar no país de destino.

Pesquise sobre o local da viagem

Antes de viajar, certifique-se de que o local para onde existem doenças endêmicas, como a leishmaniose. Caso seja, coloque uma coleira de proteção contra insetos.

Escolhendo um local para se hospedar

Escolha uma hospedagem que seja pet friendly, ou seja, que aceite pets nas instalações. Algumas hospedagens, inclusive, oferecem atividades e cuidados exclusivos para pets, como pet sitter e petshop.  

Certifique-se de que o ar condicionado do carro está funcionando

Caso vá viajar de carro, é muito importante que a temperatura seja agradável durante a viagem para manter o bem-estar do animal.

Providencie e separe documentos

Deixe os documentos relacionados ao transporte do animal exigidos separados antes da viagem. Carteira de vacinação, atestado de saúde e guia de trânsito serão necessários para viajar com o seu animal. 

Atenção: alguns dos documentos necessários para viajar com pets podem levar até 120 dias para ficarem prontos, portanto, se programe para não perder a viagem.

Separe objetos do seu pet

Brinquedos e mantinhas podem ser levados na viagem, dessa forma o animal se sentirá mais à vontade, não só durante o trajeto, mas durante toda a viagem. 

Separe equipamentos de segurança e de identificação

Para garantir que o seu animal não correrá riscos durante o transporte, invista em equipamentos de segurança. Existem atualmente diversos tipos de caixa de transporte e de guias que se acoplam ao cinto de segurança. 

Caso opte pela caixa de transporte, escolha a que melhor atende o porte do seu pet e suas necessidades e, se possível, acostume seu animal à caixa antes da viagem.

Além disso, a identificação do seu animal permite que ele seja localizado e retorne ao seu tutor caso ele venha a fugir ou se perder. A identificação pode ser feita por plaquinha na coleira ou, até mesmo, por meio de microchip.

Não ofereça alimentos para o cão antes e durante a viagem 

O ideal é que cães parem de ingerir alimentos quatro horas antes da viagem, enquanto que felinos devem ter alimentação suspensa duas horas antes. Esse cuidado evita que o animal passe mal e, até mesmo, vomite durante o percurso.

Além disso, também evite dar comida durante o trajeto, pois isso pode deixar o animal enjoado também.

Faça paradas 

As paradas ao longo do trajeto são importantes para que o animal possa beber água e fazer suas necessidades fisiológicas. O ideal é fazer paradas de hora em hora, mas caso não seja possível, o(a) tutor(a) pode optar pelo uso de fraldas veterinárias.

Não se esqueça que todos esses preparativos também servem para a hora de voltar para casa, ok?

A caixinha de transporte é uma das opções para transportar seu pet com segurança.

Publicidade
Publicidade

O que levar em uma viagem com os pets?

Como vimos, alguns dos itens essenciais para garantir que o seu pet terá uma viagem tranquila, confortável e segura. A seguir, você confere alguns deles:

  • Carteirinha de vacinação atualizada;
  • Atestado de saúde do animal;
  • Guia de trânsito e qualquer outro documento requerido pela companhia de transporte ou destino;
  • Caminha;
  • Caixa de transporte, assento ou guia que acopla ao cinto de segurança;
  • Água fresquinha;
  • Objetos de uso do animal e que já tenham o cheiro dele como mantinhas;
  • Brinquedos;
  • Caso seja possível, leve o alimento que costuma oferecer ao seu animal para que ele possa consumir no local de destino. Mudanças bruscas na alimentação do animal podem levar a problemas gastrointestinais;
  • Coleira e guia para usar no local de destino; 
  • Plaquinha de identificação com nome do animal, nome e telefone do tutor;
  • Comedouro e bebedouro;
  • Tapetes ou caixas higiênicas;
  • Petiscos;
  • Medicamentos de uso contínuo do animal;
  • Medicamentos para enjoo ou calmante caso tenham sido recomendados pelo (a) médico (a) veterinário (a) que acompanha o animal;
  • Saquinhos higiênicos para coletar as fezes. 

Cuidados durante a viagem

Seguiu as nossas dicas e tudo correu bem durante o trajeto, mas quer saber se precisa ter algum cuidado especial durante a sua estadia? Então confira abaixo as dicas que separamos para você:

  • Não faça alterações bruscas na alimentação do seu animal, continue oferecendo o mesmo alimento, na mesma quantidade e, se possível, nos mesmos horários;
  • Prepare um cantinho para o seu pet na acomodação com os brinquedinhos dele, caminha e mantinha para que ele se sinta mais confortável;
  • Ande sempre com o animal de coleira e guia para evitar que se perca ou fuja;
  • Garanta que o seu animal está se alimentando e se hidratando na quantidade e frequência ideal;
  • Evite situações que deixem o seu animal estressado;
  • Planeje atividades que possam ser agradáveis tanto para você, quanto para seu pet;
  • Fique atento(a) aos limites do seu animal e não faça com que ele tenha que caminhar mais do que ele aguenta;
  • Também fique atento (as) às condições climáticas, evite caminhar com animal em horários muito quentes, pois as patinhas podem sofrer queimaduras;
  • Tome cuidado redobrado com a hidratação em dias quentes, ofereça um local fresco para o animal descansar e cuide para que o animal não sinta frio ou fique muito tempo molhado;
  • Tente manter a rotina de atividades do animal proporcionando momentos de passeio, brincadeiras e carinho; 
  • Não mantenha o animal confinado em locais pequenos, como banheiros ou varandas;
  • Se atente à segurança do seu animal, evite ambientes que ofereçam riscos de queda, como varandas com vãos grandes no caso dos cães e de janelas e varandas não teladas no caso de gatos.

viagem com os pets pode ser memorável e tranquila, mas para isso é preciso prever algumas situações e ter alternativas para solucioná-las. Além disso, é muito importante levar o bem-estar do pet em todas as decisões.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre cuidados com os pets!

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Kenny Cardoso
Este artigo foi escrito por:

Esp. Kenny Cardoso

Médica veterinária pela Universidade Federal Fluminense com mestrado em Medicina Veterinária.Leia mais artigos de Esp. Kenny
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade