Remédios

Velcade: como é a administração e qual a faixa de preço?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 05/02/2020Última atualização: 21/03/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 05/02/2020Última atualização: 21/03/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Velcade é um medicamento pertencente a um grupo de remédios chamados de citotóxicos. Mas o que isso significa? Substâncias citotóxicas são capazes de causar a morte das células que apresentam um comportamento anormal de replicação acelerada, assim como das células cancerosas.

Assim, estes medicamentos podem ser opções quando outras terapias não são possíveis ou não demonstram resultados efetivos e entre as opções está o Velcade!

O que é Velcade?

Velcade é um medicamento apresentado em pó para ser diluído. Sua aplicação pode ser feita por via intravenosa (na veia) ou subcutânea (injeção abaixo da pele). É usado para o tratamento de adultos com câncer de medula óssea (mieloma múltiplo) e que não tiveram tratamento prévio ou receberam outros tratamentos que não tiveram os efeitos desejados.

velcade

Em geral, os (as) pacientes apresentam alguma resposta de melhora cerca de 1 mês e meio após o início do tratamento. Entre um e outro ciclo de tratamento com Velcade deve haver um período mínimo de 6 meses, sempre conforme orientação médica. 

Assim, se foi feito um tratamento entre janeiro e março e por indicação médica houve a ruptura, para iniciar novamente o consumo de Velcade (retratamento), deve-se esperar pelo menos até outubro. 

Velcade pode sofrer interação medicamentosa, por isso, é importante informar ao médico ou à médica se você faz uso de outros medicamentos. 

Esse medicamento também não deve ser administrado às pessoas que possuem alergia ao Bortezomibe (princípio ativo de Velcade), ao Boro ou ao Manitol

Leia também: Material restaura ossos e pode substituir transplante medular | MS 

Publicidade
Publicidade

Para que serve Velcade? 

Velcade é usado no tratamento de adultos com mieloma múltiplo que receberam ou não tratamento prévio para a condição. Conforme a bula, o medicamento pode ser usado isolado ou em combinação com melfalana, prednisona, dexametasona e talidomida de acordo com cada condição.

Saiba um pouco mais sobre a doença que Velcade trata: 

Mieloma múltiplo

Mieloma múltiplo é um tipo de câncer que se manifesta na medula óssea (um tecido que preenche a cavidade interna de alguns ossos, responsável pela produção de células de sangue). 

Esse tumor maligno pode crescer e afetar a região da medula óssea, impactando em outras áreas do corpo também.

Os principais sintomas dessa doença são: 

  • Lesões ósseas; 
  • Dor intensa; 
  • Fraqueza muscular; 
  • Redução da produção das células sanguíneas (glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas); 
  • Insuficiência renal; 
  • Dificuldade para produzir anticorpos; 
  • Perda de peso; 
  • Confusão mental.   

O diagnóstico é feito por um(a) médico(a) com base no relato do(a) paciente sobre os sintomas e com o auxílio de exames como o hemograma e a eletroforese de proteínas. 

Veja mais em: Câncer na medula óssea é mais comum entre pessoas de idade | MS 

Publicidade
Publicidade

Via de administração: Velcade é de uso subcutâneo?

Segundo a bula do medicamento, ele pode ser administrado por via subcutânea e intravenosa. O remédio não deve ser aplicado por via intratecal (injeção na medula óssea). A aplicação de Velcade sempre deve ser feita com auxílio da equipe médica.  

Quando é aplicado de forma subcutânea, geralmente é na coxa ou no abdômen. 

Se as injeções forem frequentes (a cada 72 horas), é necessário fazer um rodízio entre os lugares de aplicação. Isso para evitar dores e hematomas no local.

Qual a posologia indicada na bula?

A posologia ideal de Velcade deve ser orientada por profissionais da saúde, conforme o quadro de cada paciente. As dosagens podem variar de acordo com o diagnóstico e combinação, ou não, de outros medicamentos.

Geralmente, a administração ocorre entre 1 e 2 vezes por semana, com um intervalo mínimo de 72 horas entre as aplicações da dose.  

Depois de algumas semanas nesse esquema, há um período de"descanso", ou seja, não há administração do medicamento. A posologia pode ser ajustada, caso seja necessário, sempre de acordo com a avaliação clínica.

Veja também: Siglas dos medicamentos: o que significam e por que existem? | MS 

Publicidade
Publicidade

Quais os efeitos colaterais (reações adversas) mais comuns?

As reações mais comuns são diarreia, enjoos, vômitos, cansaço, fraqueza, anemia, prisão de ventre, dores abdominais, febre, infecções no sistema respiratório, desidratação, redução do apetite e tosse. 

Em casos muito comuns (mais de 10% dos pacientes), esse medicamento ainda pode provocar: 

  • Insônia;
  • Falta de ar;
  • Pressão baixa;  
  • Ansiedade; 
  • Enjoos; 
  • Dor nas extremidades do corpo; 
  • Erupções na pele; 
  • Anorexia; 
  • Visão turva; 
  • Trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas). 

Quando a aplicação de Velcade for por via intravenosa (aplicação na veia), pode haver sintomas como alteração da percepção de calor e frio, sensação de queimação, dores, fraquezas, dormência nos membros, pressão baixa e desconforto. Mas para outras reações adversas, consultar a bula do medicamento e conversar com o (a) médico ou farmacêutico (a).

Bortezomibe faz parte das diretrizes do SUS?

Sim, o Bortezomibe (princípio ativo de Velcade) pertence aos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do SUS, que traz diretrizes e atualizações sobre diagnóstico e tratamento para doenças, como o mieloma múltiplo.

Bortezomibe é um fármaco antineoplásico, ou seja, é manipulado para destruir células malignas ou doentes e, assim, evitar o desenvolvimento de tumores. 

Ele pode ser utilizado combinado com outras substâncias ou como monoterapia (na qual se administra somente Bortezomibe). 

Qual o preço de Velcade?

Os preços de Velcade podem variar conforme a região do país, mas de forma geral, o medicamento de 3,5mg com 1 ampola com pó para solução de uso intravenoso custa a partir de R$4.110,00*.

*Preço atualizado em novembro de 2021, podendo sofrer alterações a qualquer momento. 


Velcade é um medicamento indicado para o tratamento de câncer de medula óssea e sua administração é por via intravenosa e subcutânea, por isso, é importante que sempre haja supervisão médica. 

A redação do Minuto Saudável traz outras informações sobre remédios, então, acompanhe nossas postagens!

Imagem do profissional Francielle Mathias
Este artigo foi escrito por:

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR: 24612CompletarLeia mais artigos de Dra. Francielle
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade