Por ser preparado com alimentos ricos em nutrientes, são vários os benefícios do suco detox.

De acordo com a nutricionista Silvia Spinelli, os principais incluem o aumento da diurese (produção de urina), maior absorção de micronutrientes, redução de inchaço, melhora na aparência da pele e melhoria da alimentação devido aos maior consumo de fibras e alimentos in natura.

Além disso, há também seu principal benefício: proporcionar uma desintoxicação do organismo. Entenda melhor esses e outros benefícios da bebida:

Estimula a limpeza hepática

O fígado é um órgão pelo qual passam os nutrientes antes de serem metabolizados e absorvidos pelo resto do organismo. Nesse processo, fundamental para a digestão, muitas toxinas se alojam no órgão e ele fica responsável por expulsá-las através do suor, fezes e urina.

Esse é um sistema natural do organismo, mas devido à quantidade de toxinas ingerida, a eliminação, muitas vezes, não consegue ser completa.

Consumir o suco detox, portanto, pode ajudar no processo de limpeza ao impedir que o fígado fique sobrecarregado, auxiliando na saúde intestinal e redução de retenção de líquidos e inchaço.

Reduz o inchaço

Por ser diurético, o suco detox ajuda a reduzir o inchaço, muitas vezes provocado por uma retenção de líquido do organismo.

Os ingredientes diuréticos ajudam a eliminar o inchaço pois aumentam a quantidade de urina produzida. Quanto mais intensa essa produção urinária, menor será a retenção de líquido pelo corpo.


Leia mais: Chá Verde: para que serve, benefícios, como fazer, emagrece?

Diminui a inflamação da celulite

celulite é uma insatisfação comum entre as pessoas e há muitos tratamentos estéticos que visam amenizar a condição. No entanto, também é possível contribuir para a redução dessa inflamação cutânea através da dieta.

O inchaço provocado pela retenção de líquidos, o excesso de toxinas e o acúmulo de gordura corporal são fatores que colaboram para o surgimento das celulites, por isso o suco detox pode ajudar a combatê-la.

Por conter ingredientes ricos em nutrientes, com benefícios diuréticos e anti-inflamatórios, a bebida pode melhorar a aparência da pele, desde que aliado à dieta balanceada e aos exercícios físicos.

Reduz o apetite

Esse benefício se dá pela quantidade de fibras da bebida, que proporcionam maior sensação de saciedade, sobretudo quando a bebida não é coada

Ação termogênica

Os alimentos termogênicos promovem um aumento da temperatura corporal e aceleram o metabolismo, o que estimula a queima de calorias e o emagrecimento.

Além desse aumento na temperatura, estimulado por alimentos como o gengibre, existem também alguns ingredientes que estimulam o organismo a gastar mais energia para digestão, como a aveia.

Aliados ao suco, contribuem para um organismo mais saudável e um emagrecimento adequado.

Reduz o cansaço e fortalece o sistema imunológico

O suco detox é uma bebida fonte de energia, sendo que o seu consumo é frequentemente associado à maior sensação de bem-estar e disposição.

Pelo consumo dos ingredientes ainda crus e por ser uma mistura de frutas e verduras (fontes de vitaminas), a absorção de nutrientes importantes para o fortalecimento do sistema imunológico é maior e mais variada (sendo recomendável escolher alimentos que se complementam nutricionalmente).

Além disso, como o suco é feito com produtos crus, a absorção de nutrientes é otimizada, logo que cozinhar ou aquecer os alimentos ocasiona a perda de algumas vitaminas.

Melhora o funcionamento do intestino

Por ser uma bebida feita a partir da mistura de folhas e frutos crus, a quantidade de fibras ingerida é muito maior.

Elas são fundamentais para um bom funcionamento do intestino, refletindo na saúde de todo o corpo, e promovem mais saciedade

As fibras são divididas em dois tipos, classificados como insolúveis e solúveis.

As insolúveis ajudam no aumento do bolo fecal e previnem problemas como prisão de ventre, enquanto as solúveis ajudam na retenção de água e na formação de uma gel gástrico, que promove maior absorção de glicose e gorduras.

Esses diferentes tipos dão maior sensação de saciedade, ajudando no controle do apetite.

É bom para a pele

As receitas de suco detox envolvem ingredientes altamente nutritivos, tornando a bebida fonte de vitaminas e outros nutrientes, tais como vitamina C, E,  K, D e fibras, por exemplo.

Essas são propriedades que podem fornecer muitos benefícios para a saúde da pele, mantendo-a mais hidratadas e flexível.

Além disso, as propriedades antioxidantes, combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *