A terapia sistêmica foi desenvolvida por vários pesquisadores e clínicos simultaneamente e em diferentes locais. Contudo, todos tinham ideias muito próximas sobre a família e a forma que atuavam na terapia familiar.
O intuito dessa abordagem é compreender os comportamentos que a pessoa tem no contexto familiar. Isso porque, na teoria sistêmica, a família se baseia no conjunto de pessoas com laços parentais e afetivos que se relacionam entre si.
Com isso, essa linha propõem que a convivência se torne melhor na família e preventivamente, valorizando assim as características dos membros para serem alcançadas resoluções. Outro ponto importante, é que ela proporciona autoconhecimento de todas as pessoas envolvidas nos laços familiar.
Para saber mais sobre a terapia sistêmica, quais os benefícios, quando é recomendada e como funciona a sessão, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo, você vai encontrar:
Os benefícios se baseiam na compreensão dos membros da família no âmbito social, e não no individual. Isso porque a abordagem considera que o ser humano é social. Portanto, a família não é apenas um agrupamento de pessoas, cada pessoa tem suas regras, códigos e símbolos.
Portanto, a abordagem sistêmica respeita a individualidade no grupo familiar. Com base nisso, esse tipo de terapia auxilia na interação entre os membros da família, pois conseguem explorar juntos a reação e a maneira de se comunicar.
Leia mais: Gestalt-terapia: o que é, conceitos, objetivos, como funciona
A terapia sistêmica pode ser utilizada tanto no individual, quanto para casais e família. Com ela, há a possibilidade de entender os ciclos familiares, entender o funcionamento de cada pessoa na relação familiar e com base nisso, há a possibilidade de buscar soluções considerando a individualidade.
Além disso, a terapia sistêmica visa encontrar os pontos que geram desequilíbrio na família, a fim de encontrar o equilíbrio para ser uma relação saudável.
A terapia sistêmica pode ser aplicada apenas por um(a) psicólogo(a). Na psicologia, há possibilidade de fazer curso de especialização nessa abordagem teórica.
Ela pode ser aplicada individualmente, em casal ou até mesmo em família. Nas sessões em casal ou em família, o(a) psicólogo(a) prestará atenção em cada membro envolvido na sessão, seja fisiológica ou pela fala.
O(a) terapeuta visa entender o conflito trazido pela família, e considerando as individualidades de cada um, auxilia na busca da resolução da situação.
A terapia sistêmica pode ser usar individualmente, com casais ou em grupo familiar. Ela visa manter o equilíbrio nas relações, considerando as individualidades de cada membro, para vivarem harmonicamente.
Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Thayna Rose
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.