Saúde

Síndrome de Otelo: o que causa, sinais e como identificar?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 12/05/2023Última atualização: 12/05/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 12/05/2023Última atualização: 12/05/2023
Homem olhando para a mulher, enquanto a mesma chora.Homem olhando para a mulher, enquanto a mesma chora.
Publicidade
Publicidade

síndrome de Otelo, ou ciúme patológico, tem como característica suposições de supor que há infidelidade inexistente por parte do(a) parceiro(a), além de delírios a respeito da forma de agir do(a) companheiro(a) que estão relacionadas à traição.

Ao longo da história, o que se entendia por ciúmes mudou e se moldou conforme o contexto sociocultural. Contudo, as primeiras manifestações desse tipo de condição foram identificadas nos hebreus, que cercavam as pessoas amadas e agiam como se elas fossem divindades.

Ainda nesse contexto, há indícios de que isso se iniciou quando cerimônias religiosas deveriam estar presentes no casamento, sendo ele inseparável ou abertos para um segundo casamento. Diante disso, o ciúme passou a ser atrelado a infidelidade.

Atualmente, entende-se que a pessoa ciumenta tem traços de timidez, insegurança e problemas originados na infância e, com isso, há medo de separação e de perder a pessoa amada.

Atualmente, ainda não é possível identificar a incidência dessa síndrome, pois as vítimas ocultam o problema, por constrangimento, ou vergonha e, por medo do julgamento de outras pessoas.

Para saber mais sobre a síndrome de Otelo, as causas, sintomas e como identificar, continue acompanhando o artigo!

Índice — Nesse artigo, você encontrará:

  1. O que causa a síndrome de Otelo?
  2. Sintomas e sinais
  3. Síndrome de Otelo e ciúme patológico: qual a diferença?
  4. Como identificar?
  5. Síndrome de Otelo tem cura?
  6. Tratamento

O que causa a síndrome de Otelo?

As causas dessa síndrome não são precisas, contudo, sabe-se que elas estão ligadas a alguns fatores como traços de personalidade, excesso de sensibilidade, vulnerabilidade e desconfiança. Além disso, também é comum que pacientes com essa condição apresentem autoestima baixa, tendo como modo de defesa  o comportamento impulsivo e obsessivo com delírios de ciúmes.

Todos os esses sentimentos envolvem a falta de diálogo, desejos não mencionados e restrições não combinadas.

Publicidade
Publicidade

Sintomas e sinais

Os principais sintomas dessa condição são:

  • Acusar o(a) companheiro(a) de infidelidade constantemente;
  • Não ter provas concretas da infidelidade;
  • Ameaçar ou coagir o(a) parceiro(a);
  • Agressão verbal;
  • Considerar o outro como prioridade;
  • Privar de liberdade ou proibir;
  • Destruir bens;
  • Desconfiar;
  • Ter atitudes impulsivas.

Se você se identificou com algum dos sintomas listados acima, não deixe de buscar ajuda psicológica!

Leia maisTranstorno de ansiedade: tem cura? Veja remédios e terapias

Publicidade
Publicidade

Ciúme patológico e síndrome de Otelo: qual a diferença?

Ciúme patológico e a síndrome de Otelo são a mesma coisa. Contudo, a segunda se refere a um clássico da literatura produzido por William Shakespeare, chamado de Otelo — o mouro de Veneza.

Duas pessoas, uma está chorando e a outra parece estar gritando.

Como identificar?

A identificação do ciúme patológico ocorre a partir de acusações infundadas, ameaças e agressões verbais, além de proibição ou limitação o parceio de diversas atividades, como trabalhar ou de sair com amigos(as), por exemplo.

Publicidade
Publicidade

Síndrome de Otelo tem cura?

Existe tratamento para essa condição, contudo, é preciso que o(a) paciente tenha consciência de que o ciúme é patológico e dos danos que causa a si mesmo e ao seu(sua) parceiro(a) para que a condição seja de fato tratada.

Tratamento

O tratamento se baseia no acompanhamento psicológico e psiquiátrico, pois ambas as abordagens tem como objetivo de proporcionar o equilíbrio dos sentimentos e emoções, controlando assim sua força, duração e intensidade. 

Além disso, esse acompanhamento possibilita que o(a) paciente consiga enfrentar suas reações desproporcionais, tornando-as adaptativas.

Contudo, em casos que o(a) paciente apresenta comportamentos agressivos, o uso de medicamentos é indicado a fim de tornar o processo psicoterapêutico satisfatório. Em alguns casos, o(a) psiquiatra poderá prescrever medicamentos antidepressivos e estabilizadores de humor.


síndrome de Otelo, também chamada de ciúme patológico, é caracterizada por suposições ou equívocos em acusar o(a) parceiro de infidelidade. 

Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade