Saúde

Psicodrama: quando é indicado, técnicas e como funciona a sessão

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 12/04/2023Última atualização: 12/04/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 12/04/2023Última atualização: 12/04/2023
Imagem mostrando silhueta de duas crianças vestidas de rei e rainha.Imagem mostrando silhueta de duas crianças vestidas de rei e rainha.
Publicidade
Publicidade

psicodrama foi criado a partir da socionomia proposta pelo médico psiquiatra Jacob Levy Moreno. Essa teoria se baseia na interação do indivíduo no mundo subjetivo (sentimentos, pensamentos e emoções) e psicológico em relação ao mundo objetivo e social.

Essa teoria foi constituída a partir da inserção do teatro espontâneo com pacientes psiquiátricos na terapia em grupo. No ano de 1923, iniciou-se o teatro terapêutico, que mais tarde seria denominado como psicodrama.

A terminologia “drama” vem do grego ação e, considerando isso, entende-se que o psicodrama parte da investigação do ser humano mediante suas ações. Sendo esse o principal foco de pesquisa, a intervenção acontece nas relações interpessoais, nos grupos e em si.

Para saber mais sobre o psicodrama, em que casos é indicada, quais técnicas e como funciona a sessão, continue acompanhando o artigo!

Índice — Neste artigo, você vai encontrar:

  1. Em que casos a abordagem é indicada?
  2. Técnicas
  3. Como funciona uma sessão de psicodrama?
  4. Psicodrama e psicanálise: qual a diferença?

Em que casos a abordagem é indicada?

O psicodrama é um método de intervenção realizado em grupo ou individual. Além disso, há a possibilidade de desenvolver o modo terapêutico em clínicas, hospitais e consultórios. Existe uma vertente que também pode ser aplicada no ambiente escolar, empresas e instituições comunitárias.

O intuito do psicodrama é buscar o reconhecimento das diferenças e conflitos, facilitando na resolução a partir da expansão dos recursos disponíveis. Nesse sentido, o cenário usa o passado e o futuro como conteúdos a serem trabalhados, na perspectiva de tornar o contato com essas vivências verdadeiras, tornando-as emocionais e pessoais.

Por fim, essa abordagem pode ser aplicada com caráter preventivo, individual ou grupal, tendo o mesmo objetivo psicoterapêutico, educacional e social.

Leia mais: Gestalt-terapia: o que é, conceitos, objetivos, como funciona 

Publicidade
Publicidade

Técnicas

No psicodrama, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas individualmente ou em grupos. Confira abaixo algumas das comumente utilizadas:

Solilóquio

Nessa técnica, o(a) protagonista (paciente) expressa verbalmente seus sentimentos e emoções ocultas na situação de vida, no agora ou momento da ação dramática.

Durante o solilóquio, poderá ser solicitado que esse(a) protagonista seja mediador(a) no conflito, situação e depois seja o analista. Através dos seus próprios comentários nesses diversos papéis, o(a) paciente consegue ver todo o seu solilóquio e o significado.

Concretização

A concretização se baseia em trazer para a realidade objetos inanimados, emoções, conflitos, outras pessoas, partes do corpo e doenças através de imagens, movimentos, falas e, até mesmo, usar o(a) terapeuta ou outro colega do grupo como representação, a fim de manifestar verbalmente as questões internas.

Espelho

Pode ser aplicada de duas maneiras: um contexto dramático e outra pessoa (ego auxiliar) da terapia entra em cena e espelha o protagonista (paciente), assim, ele assiste a si mesmo.

A segunda maneira de trabalhar essa linha de terapia conta com o(a) psicólogo(a) ou terapeuta retira o paciente de cena para assistir outra pessoa dramatizar o papel de protagonista no contexto descrito pelo paciente.

Atenção!

Usar técnicas psicológica não substituí a busca por um(a) profissional qualificado.

Criança sorrindo e segurando uma máscara a frente do rosto.

Publicidade
Publicidade

Como funciona uma sessão de psicodrama?

As sessões de psicodrama se baseiam no aqui e agora, contudo, fatos do passado ou futuro que causam sentimentos e preocupações são abordados tanto em grupo quando individualmente.

Geralmente, as sessões partem de contextos dramáticos onde há a atuação do protagonista(paciente) e o terapeuta entra como figura de diretor, que instrui, promove o contato do paciente com suas falas, emoções e sentimentos, para que então se chegue ao insight e, consequentemente, na melhora.

Psicodrama e psicanálise: qual a diferença?

A psicanálise é uma abordagem com o intuito de promover a análise, o conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo que influenciam nos sintomas sentidos. Portanto, parte do inconsciente para o consciente, com as teorias de id, ego e superego.

Já o psicodrama é uma abordagem que promove a expressão de sentimentos por outras vias artística, onde a pessoa dramatiza e pode ter contato com sua realidade de maneira mais sólida.

Contudo, ambas as teorias possibilitam que o(a) paciente tenha contato com seus sentimentos, emoções e conteúdos ocultos por meio da expressão deles, muitas vezes falados.


O psicodrama é um modo de atuação do(a) psicólogo(a), seja em grupo ou individual, que visa reconhecer diferenças e conflitos e resolvê-los a partir da expansão dos recursos que o(a) paciente tem.

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Publicidade
Publicidade

Referências

Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade