Saúde

Psicanálise Lacaniana: qual o objetivo e quando é indicada?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 15/04/2023Última atualização: 15/04/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 15/04/2023Última atualização: 15/04/2023
Animação de um profissional da saúde com  um paciente deitado em um divã.Animação de um profissional da saúde com um paciente deitado em um divã.
Publicidade
Publicidade

psicanálise Lacaniana, fundada por Jacques Lacan, é uma linha diferente da doutrina e proposta clínica da psicanálise de Freud. Isso porque, no ano de 1953, Lacan introduziu a teoria de que “o inconsciente é estruturado como uma linguagem”.

Essa teoria surge a partir do entendimento da mente como uma estrutura constituída a partir da linguística e que, diante disso, possui significantes e significados.

Em suma, o significado de uma palavra se identifica com o significado padrão, como o encontrado em dicionários. Por outro lado, os significantes, que terão mais importância no processo de análise lacaniana, são os sentidos que damos a uma palavra em um determinado contexto.

Com essa teoria, há a compreensão do inconsciente como estrutura. Não há um lugar preciso em que esteja, pois ele está presente e, simultaneamente, ausente. Além disso, costuma ser mutável e se manifesta por meio do discurso e dos significantes.

Para saber mais sobre a psicanálise lacaniana, qual o objetivo, quando é indicada e como é a sessão, continue acompanhando o artigo!

Índice — Neste artigo você encontrará:

  1. Qual o objetivo da psicanálise Lacaniana?
  2. Quando a psicanálise Lacaniana é indicada?
  3. Qual a diferença da psicanálise lacaniana e freudiana?
  4. Como é a sessão?

Qual o objetivo da psicanálise Lacaniana?

Essa linha da psicologia visa auxiliar o(a) paciente em conflitos que, na maioria das vezes, são trazidos por meio do discurso ou por sintomas físicos ligados a condições psicológicas. Para isso, o(a) analista foca na escuta do discurso do(a) e analisa o(a) paciente.

Portanto, para que esse terapeuta conheça melhor o paciente, ele iniciará à com entrevistas sobre a história de vida e o que o motivou a buscar terapia.

Durante esse processo, é necessário a construção de uma aliança de confiança com o terapeuta, pois isso possibilita a exploração dos conteúdos trazidos no discurso.

Fios emaranhados envolvendo um coração, e uma mão puxando a ponta do fio.

Publicidade
Publicidade

Quando a psicanálise Lacaniana é indicada?

Por ser um método é de análise do discurso, que está focado no autoconhecimento e na resolução de conflitos, a abordagem é indicada para todas as pessoas.

Leia maisQuais são as linhas da psicologia? Como escolher a minha? 

Publicidade
Publicidade

Qual a diferença da psicanálise lacaniana e freudiana?

Existem diversas diferenças entre a teoria de Freud e Lacan. Porém, uma das maiores é o conceito do inconsciente. Para Freud, o inconsciente é parte do aparelho psíquico (forma que o homem é organizado).

Já Lacan entende o inconsciente como parte da linguagem, sendo ele mutável e não linear, podendo ser encontrado nas cadeias de significantes (sentido que algo tem para a pessoa).

Como é a sessão?

Considerando os fundamentos da psicanálise lacaniana, é entendido que, por meio da linguagem, o inconsciente toma sua própria forma. Dessa forma, nas sessões, o local de fala é do(a) analisado(a).

Diante disso, o terapeuta não influencia naquilo que o inconsciente do(a) paciente está falando, contudo, é comum em que sejam apresentados questionamentos ou pontos de reflexão.

Alguns terapeutas podem aderir o tempo lógico proposto por Lacan, onde a sessão pode durar 10 minutos ou mais de 1 hora. O tempo varia bastante e conforme as manifestações inconscientes do paciente e os níveis de percepção se desenvolvem. 

Contudo, de maneira geral, o tempo médio de duração da sessão pode variar de 45 a 50 minutos.


psicanálise lacaniana entende que o inconsciente é compreendido enquanto uma estrutura de linguagem, ou seja, está presente no discurso que é mutável e composto por significados e significantes.

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade