Todo mundo sabe o que é um plano de saúde, e pode ser até que você tenha um, mas você já ouviu falar de plano de saúde para pets?
Assim como no plano de saúde para humanos, o para pets é uma ótima alternativa para gastos inesperados, dando assim maior segurança de que o seu bichinho terá o suporte necessário quando não estiver bem.
Apesar de a procura por esse serviço ter aumentado nos últimos anos, poucos sabem sobre os planos de saúde para pets, suas vantagens, coberturas e desvantagens. Consequentemente, muita gente se questiona se vale mesmo a pena contratar um plano ou tem dúvida de como escolher a melhor opção.
Portanto, se você quer saber mais sobre os planos de saúde para pets, suas principais vantagens, como escolher um plano e se realmente vale a pena, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo, você encontrará:
Assim como o plano de saúde humano, o para pets consiste na cobrança de um valor mensal para ter acesso a alguns serviços de saúde, como consultas periódicas, exames e internação, que variam conforme o plano contratado.
Sabemos que todo animal de estimação requer cuidados com a saúde, sendo necessário realizar consultas de rotina, além da necessidade de buscar ajuda profissional sempre que ele der sinais de que não está bem.
Portanto, o plano de saúde foi pensando em conferir maior segurança ao tutor. Isso porque, a partir das mensalidades pagas, o animal tem acesso a serviços de saúde sem gastos extras ou inesperados, a depender da cobertura contratada.
Além disso, esse serviço favorece a manutenção da saúde dos pets, uma vez que o animal tem acesso sem burocracia aos serviços de saúde, facilitando o acompanhamento médico, a prevenção de doenças e o diagnóstico precoce de problemas de saúde.
Atualmente, existem disponíveis no mercado diversos tipos de planos de saúde para pets e com diferentes pacotes de serviços e cobertura. Cada um desses pacotes dá acesso à profissionais devidamente qualificados(as) e podem incluir serviços como consultas, internação, cirurgia, exames laboratoriais, sessões de fisioterapia, entre outros.
Estima-se que o valor médio de um plano de saúde para pets varie de R$25 a R$300, valor que varia de acordo com a quantidade de serviços, cobertura, carência e limite de utilização, sendo os mais básicos os mais baratos e os mais completos os mais caros. Além disso, o valor dos planos também pode variar de acordo com características do animal como idade, raça, condições preexistentes e porte.
Como vimos, assim como na saúde humana, existem diferentes tipos de planos de saúde para pets também. Esses planos podem variar em cobertura, carência, limitação de acesso a serviços, entre outros.
Portanto, o valor dos planos de saúde para pets também varia conforme a abrangência dos serviços cobertos e quantidade de prestadores disponíveis. Cabe ao tutor identificar quais são as suas necessidades e então decidir qual o plano que melhor atende a elas e seu poder aquisitivo.
Como falamos, existem diversos serviços que podem ou não ser cobertos pelo plano de saúde dependendo do pacote contratado. A seguir, veremos alguns dos serviços que podem estar inclusos no plano:
Para te ajudar na decisão de contratar ou não um plano de saúde para o seu pet, listamos abaixo as principais vantagens e desvantagens desse tipo serviço:
Leia também: Telemedicina veterinária: como funciona e quando procurar
A quantidade de convênios disponíveis e suas diferentes abrangências podem realmente nos deixar confusos na hora de escolher a melhor opção. Portanto, escolher um plano de saúde para o seu animal é uma atividade que requer cuidado e atenção para que o pacote escolhido realmente atenda as necessidades do seu pet e seja viável para a sua situação financeira.
Portanto, pensando nisso, reunimos algumas dicas do que considerar antes de fechar negócio:
A principal e primeira dica é pesquisar quais são os planos disponíveis para as necessidades do seu animal na sua região.
É muito importante também listar todos os serviços que precisará utilizar, com qual frequência e quais são os serviços dos quais não abre mão.
Diante das opções encontradas, avalie todos os aspectos do plano, como os serviços disponíveis em cada pacote, se há ou não limitação de acesso, se há restrição de localização de cobertura, carência e quantidade de clínicas e prestadores disponíveis na sua região.
Compare os serviços disponíveis nos pacotes com os serviços que você listou como necessários e indispensáveis para o seu pet e escolha o que melhor lhe atende.
Coloque na ponta de lápis quanto mais ou menos você costuma gastar mensal ou anualmente com os serviços que o plano irá lhe oferecer e avalie se contratar o plano é mesmo vantajoso financeiramente para você.
Caso use serviços mais básicos, que demandam frequência menor, não há necessidade de contratar um plano com serviços mais específicos e ilimitados, por exemplo.
Como vimos, alguns planos podem ter restrições como a quantidade de consultas que o animal pode ter acesso. Fique de olho para que a sua escolha realmente atenda as necessidades.
Não adianta escolher um mega plano de saúde para o seu pet se isso for significar que você irá se endividar para pagar. Portanto, procure a melhor opção que atenda as suas necessidades sem comprometer o seu orçamento.
Para te ajudar a ter uma melhor noção das necessidades do seu pet e para que você escolha a melhor opção para o seu animal, listamos a seguir os serviços de saúde básicos que o seu animal precisa ter ao longo da vida:
Depende. Só quem pode definir se vale mesmo a pena contratar um plano de saúde para o seu pet é você!
Portanto, essa decisão deve ser tomada com base nos serviços que você geralmente utiliza, os oferecidos pelo plano escolhido, se há ou não limitação de utilização, quantidade de prestadores disponíveis e o valor do plano, como vimos.
Além disso, apenas você saberá o quanto do seu orçamento será comprometido para ter a tranquilidade de saber que o seu animal terá acesso aos serviços de saúde que precisar sempre que necessário e sem ter sustos com a conta do veterinário ou com gastos inesperados.
Como vimos, os pets podem ser acometidos por diversos problemas de saúde e que, independentemente de estarem ou não doentes, eles precisam ter acesso a alguns serviços de saúde com certa frequência. Os cuidados com a saúde dos pets possibilitam ter um animalzinho sempre saudável e feliz, além de prevenir ou facilitar o diagnóstico precoce de diversas doenças, diminuindo a chance de agravamento e a incidência de complicações de saúde.
Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre saúde e bem-estar pet.
Esp. Kenny Cardoso
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.