Skincare

Pele ressecada: saiba o que causa e como prevenir

Publicado em: 07/07/2023Última atualização: 07/07/2023
Publicado em: 07/07/2023Última atualização: 07/07/2023
Mulher de toalha aplicando hidratante nas costas.É importante hidratar a pele no inverno.
Publicidade
Publicidade

Pele ressecada e coçando? Existem vários fatores que podem causar esses sintomas, mas saiba que o passo mais importante para prevenir ambas as condições é manter a pele sempre hidratada.

Além de deixar peles normais irritadas e com aspecto esbranquiçado, a falta de hidratação também pode fazer com que peles secas ou extra secas comecem a descamar, coçar e arder, visto que a limpeza excessiva contribui para retirar a proteção natural, chamada de barreira hidrolipídica.

A presença de doenças que causam descamação também pode ser fatores para o agravante, sendo as principais a psoríase, dermatite e eczema.

Por isso, para que haja tratamento adequado e orientações específicas para seu tipo de pele, é necessário realizar consultas com um(a) dermatologista, médico(a) que poderá solicitar exames para que os resultados sejam os mais assertivos possíveis.

Por vezes, apenas o tratamento tópico pode não ser suficiente, o que pode exigir administração de medicamentos para reduzir os sintomas e oferecer maior qualidade de vida.

No artigo a seguir, você confere quais as principais causas da pele ressecada, os sintomas e como prevenir a condição!

Índice - Neste artigo, você encontrará:

  1. O que deixa a pele ressecada?
  2. Quais são os sintomas do ressecamento
  3. Qual doença pode deixar a pele ressecada?
  4. O que é bom para quando a pele está ressecada?
  5. Quando procurar um(a) dermatologista?
  6. Quais são os melhores produtos para hidratação da pele?

O que deixa a pele ressecada?

Há diversos fatores que podem deixar a pele ressecada, tais como:

Temperatura

Tanto temperaturas altas quanto baixas podem promover o ressecamento da pele.

Pouco consumo de água

A água é extremamente importante não apenas para o bom funcionamento do organismo, mas também para a manutenção da hidratação natural da pele, pois quanto mais líquido ingerimos, mais transpiramos e eliminamos as impurezas que se acumulam nos poros.

Contudo, algumas pessoas têm predisposição tanto para pele ressecada quanto para o surgimento de acnes, por isso é importante manter-se hidratado e usar produtos específicos para seu tipo de pele.

Alimentação

A alimentação pobre em nutrientes e nada saudável, regada a frituras e doces, também favorece o ressecamento e o surgimento de acnes na pele, por isso mantenha sempre uma alimentação saudável, com muitas frutas, verduras e legumes. 

Doenças 

Não só doenças típicas, mas também autoimunes ou adquiridas, como o hipertireoidismo e diabetes, podem ser um dos fatores que acarretam ressecamento da pele.

Publicidade
Publicidade

Quais são os sintomas do ressecamento

Geralmente, entre os principais sintomas do ressecamento da pele estão ardência, coceira e pequenas rachaduras.

Além disso, eles podem estar associados à doenças como psoríase, dermatite atópica e eczema, condições que causam descamações e erupções cutâneas.

Em quadros mais severos de ressecamento, é importante realizar consultas com dermatologistas, pois ele, com base em exames e na observação clínica poderá orientar o melhor caminho para que haja o tratamento adequado. 

Publicidade
Publicidade

Qual doença pode deixar a pele ressecada?

Existem algumas doenças que contribuem para deixar a pele ressecada e descamada, seja melasma, hipotiroidismo entre outras, tais como:

Micose

É uma infecção que pode afetar a pele, unhas e, em situações mais graves, alguns órgãos. Ela é causada por fungos que causam coceira, manchas avermelhadas, descamação e ardência na pele ou em regiões íntimas.

Diabetes

A diabetes também pode ser responsável pela pele seca e acabar provocando descamação, isso porque a glicose influencia no sistema responsável pela produção e regulação de sebo (oleosidade) e suor .

Psoríase 

Apesar do histórico familiar favorecer a multiplicação desordenada de células da pele que crescem e secam, ainda não há causas bem definidas que justifiquem a aparição. Ela tende a se manifestar em dobras e deixando os cotovelos mais ressecados.

Eczema

É responsável por causar erupções e descamações na pele. Existem vários fatores que podem desencadeá-la, como quando substâncias que causam reação entram em contato com a pele e, até mesmo, níveis altos de estresse.

Dermatite atópica

De origem hereditária, ou seja, quando há casos na família, ela não pode ser transmitida, mas provoca, além de sensibilidade e ardência, erupções na pele.

Leia maisLábios ressecados: causas, tratamentos e dicas para prevenir

O que é bom para a pele quando ela está ressecada?

Alguns bons hábitos podem ser ainda mais benéficos quando a pele está ressecada. Entre eles está o consumo de água que, independente da estação, é muito importante para o pleno funcionamento do organismo e manter a pele saudável e hidratada naturalmente.

Outros fatores que contribuem para deixar a pele lisinha é evitar banhos quentes muito demorados, isso porque a água quente e o uso em excesso de sabonetes podem remover a camada hidrolipídica, que funciona como uma barreira protetora.

Além disso, lembre-se sempre de utilizar hidratantes, independente do seu tipo de pele. Para peles oleosas, mistas e acneicas, existem hidratantes específicos que, além de hidratar na medida certa, não pesam e ajudam a tratar o problema.

Não esqueça que não é apenas a pele do corpo que sofre com mudanças climáticas, os lábios também precisam ser hidratados para evitar não somente o ressecamento, mas também diversos problemas de saúde. A melhor maneira de evitar os rachados e pequenos sangramentos na região, que não são nada agradáveis, é investir em lip balms e hidratantes labiais.

Por fim, os cabelos tendem a cair com mais intensidade no inverno, e um dos motivos é o uso de água quente ao lavá-los. Para reduzir os impactos, não lave as madeixas com água muito quente e aposte em produtos enriquecidos com manteiga de karité, abacate e óleo de argan.

Publicidade
Publicidade

Quando procurar um(a) dermatologista?

O(a) dermatologista deve ser procurado quando a derme apresentar ardência, vermelhidão ou coceira intensa. Também é importante realizar consultas médicas se houver a presença de descamação para que o tratamento seja feito de maneira adequada.

Mulher hidratando a face.
Por vezes, apenas o uso de hidratantes podem não resolver em peles extremamente secas, e isso está associado à doenças como dermatite atópica e psoríase. Ambas precisam ser acompanhadas por um(a) profissional para evitar complicações.

Quais são os melhores produtos para hidratação da pele?

Depende muito das características individuais de cada pele. Contudo, existem alguns produtos que são formulados, especificamente, para peles que tendem a ser secas e extrassecas ou a ficar mais ressecada. A seguir, você confere alguns deles:

Loção Hidratante Corporal Nivea Milk Pele Seca a Extrasseca

Loção Hidratante Corporal Nivea Milk Pele Seca a Extrasseca contribui para uma hidratação mais intensa e ação por até 48 horas após a aplicação. Indicado para pele seca e extrasseca, ele foi desenvolvido com 2 vezes mais óleo de amêndoas para potencializar a hidratação. 

Hidratante Corporal CeraVe

Sem perfume, o Hidratante Corporal CeraVe é indicado para peles secas, extrassecas e sensíveis. Enriquecido com ácido hialurônico, o produto ajuda a manter a hidratação na pele por até 24 horas após a sua aplicação. 

De rápida absorção, ele contém tecnologia MVE, que libera os ativos presentes na fórmula enquanto está sobre a pele.

Hidratante Corporal Neutrogena Body Care Intensive Comfort

Indicado para todos os tipos de pele, em especial as secas e extrassecas, o Hidratante Corporal Neutrogena Body Care Intensive Comfort com manteigas de manga, cacau e karité. 

Com duração de até 24 horas erápida absorção, ele é hipoalergênico e possui toque seco, podendo ser usado por pessoas com peles mistas ou oleosas.

Loção Hidratante Desodorante Corporal Nativa SPA Ameixa O Boticário

Formulado com óleo de quinoa, a Loção Hidratante Desodorante Corporal Nativa SPA Ameixa O Boticário proporciona hidratação e nutrição para a pele. Seu cheiro possui um mix de elementos adocicados com notas frutadas.

Creme Hidratante Corporal Cetaphil para Pele Seca e Sensível

Hipoalergênico, não comedogênico e dermatologicamente testado, o Creme Hidratante Corporal Cetaphil para Pele Seca e Sensível não possui fragrância, ideal para peles sensíveis e reativas. 

Sua fórmula conta com ingredientes como glicerina, pantenol e vitamina B3, o que o torna super recomendado para pele extra secas e sensíveis.

Esses e outros hidratantes, para diversos tipos de pele, podem ser encontrados na plataforma Consulta Remédios, maior marketplace de farmácias do Brasil! Nele, é possível comparar os preços e receber seu produto em casa ou retirar na loja!


Para saber como tratar de forma adequada a pele ressecada, consulte um médico dermatologista!

Para mais informações e dicas sobre beleza e saúde, continue lendo nossos artigos sobre cuidados e a saúde da pele e acompanhando nossas redes sociais!


Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2023 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade