As infecções bacterianas podem ser tratadas com diversos tipos antibióticos que atuam basicamente de duas formas: diretamente na bactéria causadora da doença, a eliminando, ou para impedir a proliferação dela para que o sistema imunológico consiga expulsá-la do organismo.
Em geral, esses microrganismos podem causar doenças leves, moderadas ou graves, sendo importante um diagnóstico precoce e a administração do antibiótico de forma correta para inibir complicações à saúde do(a) paciente.
Um dos antibióticos que pode ser eficiente, dado a amplitude de infecções que o medicamento pode tratar, é o Levaquin (nome de referência) que contém como substância ativa o levofloxacino. Veja mais informações sobre a substância a seguir:
O levofloxacino é um fármaco antibiótico destinado ao tratamento de infecções bacterianas que acomete o sistema respiratório, a pele e o tecido subcutâneo, trato urinário e a estrutura óssea.
A substância integra o grupo de antibióticos chamado de fluoroquinolonas, que segundo um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde, são os terceiros mais utilizados no país nos tratamentos de infecções por bactérias.
O levofloxacino serve para tratar diferentes doenças ou sintomas decorrentes da ação de bactérias no organismo. Dessa forma, a substância ativa pode ser empregada no tratamento de:
As posologias disponíveis de levofloxacino são de comprimidos contendo 250mg, 500mg e 750mg do fármaco. Cada um deve ser utilizado pelo período determinado pelo(a) médico(a).
De acordo com a bula disponível na plataforma do Consulta Remédios, o levofloxacino de 500mg e 750mg deve ser tomado em dose única diária.
Também há a possibilidade da prescrição do medicamento em solução de 100mL para infusão intravenosa (quando se goteja o produto na veia periférica do braço ou perna) que pode ou não ser utilizado como forma de complementar o tratamento com o comprimido de 500mg.
O termo “hemi-hidratado” refere-se à quantidade de moléculas de água presente na formulação do medicamento, dessa forma levofloxacino hemi-hidratado significa que a composição contém metade de uma molécula de água.
Aspectos como o início de ação e absorção do fármaco podem ser potencializados devido ao grau de hidratação. Por isso, o uso de levofloxacino hemi-hidratado é mais vantajoso.
Os efeitos colaterais mais comuns relatados por pacientes que utilizaram levofloxacina são: irritação na pele, prurido, náusea, vômito, diarreia, indigestão, constipação, dor abdominal, tontura, cefaléia, insônia.
Vale ressaltar que uma pessoa que está fazendo um tratamento com levofloxacina pode apresentar reações além das que foram citadas. Desse modo, é sempre importante informar o médico caso ocorra qualquer efeito colateral.
O preço do levofloxacino depende principalmente da versão (comprimido ou solução injetável) e do fabricante escolhido. Dessa forma, é possível comprar o medicamento a partir do valor médio de R$25, podendo chegar a R$150.
Para adquirir o medicamento é necessário ir a uma farmácia ou drogaria, e apresentar a receita, que ficará retida no local.
O uso de qualquer antibiótico deve ser controlado seguindo as orientações médicas, pois caso seja administrado em excesso pode levar a resistência da ação do fármaco sob os microrganismos, dificultando tratamentos futuros de infecções bacterianas.
A redação do Minuto Saudável traz muitos outros conteúdos sobre saúde. Acompanhe as nossas postagens.
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.