Saúde

Ginseng: para que serve? Descubra se ajuda a emagrecer

Publicado em: 19/07/2020Última atualização: 19/07/2020
Publicado em: 19/07/2020Última atualização: 19/07/2020
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Talvez o nome não seja tão familiar, mas esta planta pode ser usada para fazer chás, sopas e sucos. Originária da China, ela é usada há mais de 3 mil anos em países orientais, uma vez que apresenta vários benefícios medicinais.   

A palavra Ginseng, em chinês, significa “imagem do homem”, sendo conhecido também como elixir da longa vida. 

Se interessou pelo assunto? Então confere este texto:  

O que é Ginseng?

O Panax ginseng, conhecido como Ginseng, é uma raiz popular por suas possíveis propriedades estimulantes e afrodisíacas.

Além desses atributos, alguns estudos in vitro — com células em laboratório — têm demonstrado potencial para ser usada no aumento do desempenho físico, tratamento de problemas psíquicos, casos de desgaste emocional, transtornos sexuais e até mesmo aumento da fertilidade.  

Essa planta é uma erva é amplamente cultivada em países asiáticos como a China, o Japão e a Rússia. É uma planta perene, ou seja, que é duradoura. Há registros de raízes de Ginseng que sobreviveram por mais de 100 anos. 

Por ser uma planta de longa duração, a sua idade traz maiores benefícios. Quanto mais velha for a raiz, maior será a quantidade de ginsenósidos —  também chamados de ginsenoside, compostos químicos ativos, que são os principais responsáveis pelos benefícios da iguaria. 

Embora seja muito popular na Ásia, o Ginseng já se espalhou para todos os cantos do mundo, o que permitiu que surgissem outras versão dessa planta. Conheça algumas: 

Coreano

A versão coreana, chamada cientificamente de Panax ginseng, é conhecida como o Ginseng verdadeiro. Originária da Ásia, essa variedade é, de fato, a tradicional que deu origem ao nome. 

Com flores brancas e frutos vermelhos, a raiz da planta coreana apresenta potencial de combater a fadiga, diminuir o estresse, melhorar a memória e também a concentração. Acredita-se também que pode melhorar a saúde sexual, aumentando a libido e combatendo a falta de lubrificação vaginal ou a disfunção erétil. 

Brasileiro

Pfaffia Paniculata é o nome científico do Ginseng brasileiro. Apesar de não pertencer ao mesmo gênero Panax que o tradicional Ginseng, a planta recebe popularmente esse nome por conta da sua semelhança física com a versão Coreana. 

Entre os atributos gerais, essa versão é boa para melhorar o rendimento desportivo, uma vez que um dos seus possíveis efeitos é proporcionar energia para realizar tarefas que necessitem de grande disposição. 

Além disso, acredita-se que a planta melhore a saúde muscular e resistência do corpo.

Indiano 

Também chamado de Ashwagandha (ou de Withania Somnifera, cientificamente), o Ginseng indiano é uma das variedades da planta, sendo usada na culinária do país. 

Assim como a versão coreana, alguns estudos apontam que a indiana apresenta potencial de combater o estresse generalizado e cansaço.

O equilíbrio dos níveis de cortisol — conhecido como hormônio do estresse — no corpo também é um possível atributo da raiz, o que ajuda a aliviar a ansiedade. Além disso, acredita-se que a planta auxilia na diminuição dos níveis de açúcar do corpo, ajudando a reduzir o colesterol alto.

Americano 

Chamado cientificamente de Panax quinquefolius, o Ginseng americano apresenta algumas indicações semelhantes às outras versões da planta. De maneira geral, recomenda-se para reduzir a sensação de cansaço físico e mental.  

O auxílio na fortificação do sistema imunológico é também um dos possíveis atributos da planta.

Siberino

O Ginseng Siberiano, chamado cientificamente de Eleutherococcus Senticosus, é uma conhecida variedade da planta.

Esse tipo de Ginseng é bem famoso no alívio do estresse, além de aumentar a energia e fortalecer o sistema imunológico.  

A planta também apresenta potencial de auxílio no alívio de problemas psicológicos como a ansiedade e até mesmo depressão.

Publicidade
Publicidade

Para que serve o ginseng? 

O Ginseng é conhecido por seus possíveis benefícios, entre eles, o combate ao estresse e cansaço físico e mental, podendo ajudar a combater problemas psicológicos como a ansiedade e depressão. Além disso, também é indicado em casos de anemia, já que contém ferro e cobre, minerais que ajudam a combater a doença. 

Acredita-se também que a planta é vantajosa para a saúde sexual, combatendo problemas de falta de libido e disfunção erétil (quando se tem dificuldade para manter a ereção). 

Com muitas propriedades benéficas à saúde, o Ginseng é, em sua essência, um estimulante natural usado para dar mais energia e motivação em tarefas diárias. 

Entre outras ações, a planta pode servir para:

Ação antioxidante

Estudos clínicos indicaram que o Ginseng apresenta uma possível ação antioxidante, ou seja, de combater os radicais livres (moléculas capazes de danificar as células saudáveis do corpo).

De maneira geral, esse tipo de ação é benéfica para o combate ao envelhecimento precoce, problema provocado justamente pela ação desses radicais.

Apesar dos mecanismos ainda não serem completamente conhecidos, acredita-se que isso ocorra por conta dos Ginsenósidos — compostos químicos —  presentes em sua composição. 

Estimulante sexual

Conhecido por suas possíveis propriedades afrodisíacas, o Ginseng pode ser uma opção de estimulante sexual. 

De acordo com alguns estudos, a planta tem potencial de auxílio no combate à falta de libido, podendo ser uma boa opção para melhorar a vida sexual.

Além disso, pesquisas recentes demonstraram que o Ginseng é benéfico na melhora da disfunção erétil leve e moderada em pessoas do sexo masculino.

Ação anti-inflamatória

Estudos recentes realizados em laboratório indicam que o Ginseng tem grande potencial anti-inflamatório, já que alguns de seus componentes teriam a capacidade de combater inflamações.

Acredita-se que a planta atua combatendo a ação das Citocinas pró-inflamatórias, um tipo de molécula responsável pelo desenvolvimento desse processo.

Publicidade
Publicidade

Quais os benefícios do ginseng? 

O Ginseng apresenta diversos componentes benéficos para a saúde em sua composição. Entre eles, os Ginsenosídeos, um grupo de compostos com ação antioxidante, anti-inflamatória, imunoestimulantes, entre outras.

Há também a presença de vitaminas do complexo B e alguns minerais como o ferro, magnésio e cobre. Esse conjunto de nutrientes contribuem para que a iguaria tenha benefícios para a saúde. 

Entre os possíveis benefícios que a planta pode proporcionar, acredita-se que estão:

  • Atua como revitalizante;
  • Melhora a concentração;
  • Diminui o estresse;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Auxilia na prevenção de gripes;
  • Combate a falta de libido;
  • Atua como estimulante sexual;
  • Combate a disfunção erétil.

Vale ressaltar que alguns dos benefícios ainda não foram comprovados cientificamente, havendo apenas estudos que apresentem um potencial da planta para tais efeitos.

Ginseng emagrece?

Atualmente, não há estudos suficientes que comprovem que o Ginseng realmente provoca o emagrecimento. De maneira geral, o que se sabe até agora é que essa raiz pode ajudar na queima das gorduras corporais, entretanto,  não há evidências de que seu uso isolado cause diretamente o emagrecimento. 

https://minutosaudavel.com.br/alimentos-que-ajudam-a-emagrecer/

Para que isso aconteça, é necessário a combinação de um conjunto de ações além do uso do Ginseng, como manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos. 

Publicidade
Publicidade

Qual a dose diária recomendada?

A dose diária recomendada varia entre 5g e 8g por dia. Veja como essa miligramagem é distribuída conforme a apresentação da iguaria: 

  • Em pó ou tintura: 1 colher de sopa diluída em água;  
  • Em cápsulas: 1 a 3 drágeas;
  • Em chá: 3 a 4 xícaras. 

Ao ultrapassar essa dose recomendada, a pessoa pode ter problemas passageiros como diarreia, azia e dores abdominais ou ainda desenvolver complicações mais complexas, como insônia e ereção sexual permanente. 

Tem contraindicações?

Sim. O Ginseng é uma raiz bem forte e por isso não deve ser consumido por gestantes, principalmente durante o 3 primeiros meses da gravidez. 

Isso porque pesquisas feitas na Universidade de Hong Kong mostram que essa raiz pode provocar má formação do neném, principalmente no coração e nos membros.  

Crianças (com menos de 12 anos) também são contraindicadas ao consumo. Vale lembrar que, por ser estimulante, se for consumido de forma errada, o Ginseng pode provocar crises de ansiedade e insônia. 

Além desses distúrbios mentais, crianças expostas a altas doses ainda podem ter dificuldades para desenvolver corretamente os músculos, comprometendo o processo de formação e crescimento infantil.   

Por isso, gestantes, bebês e crianças só devem consumir Ginseng se houver recomendações obstétricas ou pediátricas.  

https://minutosaudavel.com.br/suco-para-emagrecer/

Preço e onde comprar

Tanto a versão em pó como em cápsulas do ginseng podem ser compradas em casas de produtos naturais e até mesmo em grandes redes de supermercados ou farmácias. 

Nessas horas, a internet também pode ser uma grande aliada. Sites comparadores de preço, como o Consulta Remédios tendem a te ajudar a fazer uma compra segura e com a garantia de pagar o menor preço. 

A apresentação em cápsulas tem o seu preço variado conforme a marca e quantidade de drágeas presentes na embalagem, por exemplo:

Já a versão em pó é vendida por peso: 1kg do ingrediente custa cerca de R$29,99*. 

*Preços consultados em julho de 2020. Os valores podem sofrer alterações.


O Ginseng é uma raiz que pode trazer benefícios para a saúde mental e sexual, desde que seja consumida corretamente. 

Em casos de dúvidas, o melhor a se fazer é conversar com um(a) profissional de medicina ou nutrição que poderá dizer se essa é ou não a melhor opção para o seu caso. 

A redação do Minuto Saudável traz muitas outras informações sobre alimentação e suplementação. Acompanhe as nossas postagens.  

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade