Cada vez mais presente no mercado de beleza e cosmética, o esqualano é um ingrediente que promete oferecer diversos benefícios.
Se você ainda não o conhece, ou já ouviu falar mas não sabe para que serve, continue a leitura desse artigo para tirar suas dúvidas e descobrir todos os benefícios dessa substância.
Índice
O esqualano é uma substância bioidêntica ao esqualeno, onde há adição de uma molécula de hidrogênio para que se torne mais estável, apresentando propriedades hidratantes, antioxidantes e anti-inflamatórias. O esqualeno foi descoberto no início do século XX como um componente presente no óleo de fígado de tubarão.
Onde houve uma descoberta positiva, também surgiu um problema. Ocorreu um aumento na caça e tráfico ilegal de tubarões, já que essa é a fonte mais rica da substância.
Felizmente, ao longo dos anos, novas pesquisas foram sendo feitas e se descobriram outras fontes deste ativo, como nas oliveiras, na cana-de-açúcar, nos óleos de palma, gérmen de trigo, amaranto e farelo de arroz.
Assim, o esqualeno pode ser dividido em dois tipos:
Com o avanço tecnológico, especialmente no campo da cosmética, é possível utilizar esse ativo em sua versão vegetal. Dessa forma, se reduz o impacto ambiental que seria provocado por sua extração com origem nos tubarões.
Os estudos acerca dessa substância também descobriram que ela está presente em nosso organismo. Entenda mais a seguir.
Leia mais: Qual a diferença entre produto vegano e cruelty-free?
Em resumo, o esqualano e o esqualeno são substâncias muito parecidas e possuem a mesma ação, mas são constituídas de formas diferentes.
O esqualeno, com a letra “e”, é produzido pelas glândulas sebáceas (aquelas responsáveis pela produção do sebo em nosso corpo). Ele é gerado desde os primeiros meses de vida, e ao longo do tempo, essa produção começa a diminuir.
Essa redução no esqualeno é uma das razões pelas quais a pele passa a perder elasticidade e vão surgindo as linhas de expressão. Além disso, a derme se torna mais seca, já que a substância atua como uma gordura necessária para manter a hidratação.
Ele também está presente em algumas plantas e no fígado dos tubarões. Porém, suas moléculas possuem uma forma instável e ele oxida facilmente, o que impede o uso em composições para a pele.
Assim, foi convertido em uma nova fórmula que recebe a adição de hidrogênio, se tornando o esqualano, com “a”. Dessa forma, ele se torna mais estável e é possível utilizá-lo em diversos tipos de cosméticos.
O esqualano pode ser encontrado puro ou adicionado em composições de cremes e outros produtos para a pele, especialmente o rosto. Alguns dos benefícios que ele oferece são:
Ele penetra profundamente na derme, atingindo camadas mais profundas e proporcionando um resultado ainda mais eficaz.
A substância auxilia a reduzir os efeitos do envelhecimento da pele, controlando os sinais que surgem com o tempo.
Além disso, ele é não comedogênico e não obstrui os poros, oferecendo um uso mais seguro.
Contribui também para a redução da oleosidade e, consequentemente, reduz o surgimento de cravos e espinhas. E por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, ainda ajuda no tratamento das acnes.
Assim como na pele, o esqualano atua como um poderoso hidratante nos cabelos. Dessa forma, mantém vivo o brilho dos fios e dá a eles uma aparência mais saudável.
Ele ainda se fixa na camada externa do fio, formando uma barreira protetora. Isso ajuda a evitar as agressões que possam ser causadas pelo contato com agentes externos.
Ter uma rotina de skincare é muito importante para manter a pele saudável. O processo envolve principalmente a limpeza e a hidratação do rosto.
O mesmo vale para o corpo, afinal, a derme precisa ser cuidada em todas as áreas, e pessoas com a pele ressecada precisam sempre cuidar da hidratação.
O esqualano puro ou cosméticos que carregam essa substância em sua lista de ingredientes podem fazer parte dessa rotina.
Ele pode ser encontrado em produtos como:
Já para os cuidados com os cabelos, esse ingrediente está presente em:
Apesar de ter ação hidratante, o esqualano possui textura leve e não oleosa. Então, pode ser usado por pessoas que possuem os cabelos ou a pele oleosa.
Agora que você entendeu mais sobre essa substância, pode colocá-la na sua rotina. É legal conversar com um(a) dermatologista ou cabeleireiro(a) para saber quais são os melhores produtos para você.
No portal do Minuto Saudável, você encontra uma área completa só sobre beleza. Acesse e confira!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.