O exame de urina é muito comum em check-ups médicos, pois pode indicar problemas de saúde, como doenças relacionadas ao fígado ou rins, diabetes e distúrbios no próprio trato urinário.
A amostra enviada ao laboratório é analisada de várias formas, sendo uma delas por meio de um microscópio. É nessa etapa em que as células epiteliais podem ser identificadas.
Mas o que são elas? Continue a leitura desse artigo para descobrir.
Índice - Neste artigo, você encontrará:
O tecido epitelial é aquele que está presente nas superfícies internas e externas do corpo, incluindo alguns órgãos e cavidades. Sendo assim, o trato urinário também é revestido por esse tecido.
As células originárias dele geralmente aparecem em exames de urina, e em pequenas quantidades, não indicam problemas.
É comum que elas apareçam em maior número nas mulheres, já que também estão presentes no canal vaginal e podem ser influenciadas pelo ciclo menstrual.
As células epiteliais geralmente aparecem por conta da descamação do tecido em que elas estão. Esse é um processo natural e não significa algum distúrbio, desde que estejam dentro da quantidade esperada.
Elas podem ser divididas em três tipos:
O resultado do exame de urina é dividido em três partes, sendo elas o exame físico, químico ou de sedimento. Esse último é referente à avaliação por meio do microscópio, e é ali onde estarão as informações sobre as células epiteliais.
O valor de referência das células epiteliais na urina é de 0 a 10.000/mL. O resultado também pode ser oferecido pelas indicações “ausentes ou raras”, “algumas”, “frequentes” ou “numerosas”.
Valores altos sem nenhuma outra alteração relacionada podem indicar contaminação na amostra de urina. No entanto, se houver outros dados diferentes do esperado, eles devem ser cuidadosamente analisados por um profissional, especialmente se as células forem do túbulo renal.
Leia mais: Proteína na urina: o que significa e valores de referência
Se o resultado do exame de urina indicar células epiteliais em níveis fora do esperado, pode ser necessário uma análise mais aprofundada.
Processos inflamatórios, infecções e doenças renais são as patologias mais frequentes associadas à alterações das células, especialmente se tratando das originadas nos túbulos renais, que são regiões que podem sofrer lesões.
Após outros exames que podem confirmar o distúrbio, deve-se seguir o tratamento indicado pelo(a) médico(a) que acompanha o caso.
O exame das células epiteliais deve ser feito com cuidado, já que em muitos casos as alterações são consequência da contaminação da amostra. Por isso é necessário que o paciente seja orientado sobre a forma correta de recolher a urina que será levada ao laboratório.
Sempre que houver dúvidas, busque orientação médica. E para mais conteúdos sobre saúde, continue acompanhando o Minuto Saudável aqui no portal e também nas redes sociais.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.