Saúde

Biblioterapia: qual a função e como funciona a sessão?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 25/03/2023Última atualização: 25/03/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 25/03/2023Última atualização: 25/03/2023
Mulher retira livro de uma estante enquanto três crianças conversam ao fundo.Mulher retira livro de uma estante enquanto três crianças conversam ao fundo.
Publicidade
Publicidade

biblioterapia é um processo terapêutico baseado na literatura que utiliza materiais como livros, criações próprias ou mídias eletrônicas.

Ao longo da história, com a presença de bibliotecas, especialmente no antigo Egito, a literatura foi usada para fins terapêuticos e era considerada um “remédio para a alma”. Os locais que armazenavam livros sempre estavam situadas em templos, também conhecidos como casas de vida, que proporcionavam conhecimento e espiritualidade.

Aulus Cornelius Celsius foi um médico Romano que recomendou a leitura como um recurso terapêutico, pois acreditava que esse procedimento contribuía para o desenvolvimento e capacidade crítica dos(as) pacientes.

No ano de 1802, o médico norte-americano Benjamin Rush implementou a biblioterapia para seus pacientes e, em 1910, esse processo foi reforçado como apoio para o tratamento de pessoas diagnosticadas com condições psiquiátricas e para idosos.

Por fim, na década de 30, a biblioterapia se afirmou como campo de pesquisa e, anos depois, foi definida pela primeira vez como um modo definitivo de tratamento para pessoas com condições psiquiátricas.

Para saber mais sobre biblioterapia, qual sua função, quem pode recorrer e como funciona uma sessão, continue acompanhando o artigo!

Índice — Neste artigo, você vai encontrar:

  1. Qual a função da biblioterapia?
  2. Quem pode recorrer à biblioterapia?
  3. Como funciona a sessão?

Qual a função da biblioterapia?

A função da biblioterapia é de provocar a percepção da realidade a partir de discussões e reuniões orientadas em grupo. Com isso, a técnica possibilita a integração de sentimentos, valores e ações para que o(a) paciente chegue a um processo harmônico e equilibrado, proporcionando crescimento e desenvolvimento pessoal.

A partir disso, é possível modificar atitudes e comportamentos, além de auxiliar na busca de melhores soluções ou de melhoras para problemas apresentados.

Leia maisArteterapia: o que é e quais os benefícios de fazer? 

Dois jovens em uma biblioteca, enquanto uma mulher procura livro em uma estante.
Publicidade
Publicidade

Quem pode recorrer à biblioterapia?

A biblioterapia não tem restrições, podendo ser utilizada como recurso terapêutico por qualquer pessoa. Além disso, também ser aplicada como um método preventivo para todas as faixas etárias e diversos contextos, como escolas, empresas e no sistema carcerário.

Ao longo da história, a técnica foi recomendada para pessoas com condições psicológicas, sociais, emocionais e morais leves ou graves, trazendo resultados satisfatórios. Isso é possível, pois os programas são estruturados por psicoterapeutas, médicos(as) e bibliotecários(as), considerando as necessidades do(a) paciente ou grupo.

Publicidade
Publicidade

Como funciona a sessão?

A biblioterapia pode ser realizada em grupo ou individualmente, é personalizada por um grupo de profissionais, sendo eles, bibliotecário(a), psicólogo(a) e médico(a), como mencionado acima, tem foco em condições psiquiátricas, comportamentais e de desenvolvimento pessoal.

Antes da sessão, é realizado um levantamento da história de vida do(a) integrante ou paciente e, com base nisso, são selecionadas as literaturas ou atividades para serem aplicadas.

Após a leitura, são realizadas discussões e conversas sobre a leitura ou atividade e, a partir da literatura, as informações e esclarecimentos são compartilhados entre os(as) pacientes.

Diante disso, há auxilio na tomada de decisão e orientação sobre os comportamentos e emoções para que eles possibilitem o desenvolvimento e crescimento desses(as) pacientes.


A biblioterapia é um processo terapêutico utilizado por equipes multiprofissionais com a finalidade de proporcionar crescimento e desenvolvimento pessoal para pacientes com condições psicológicas.

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade