Remédios

Antialérgicos e hipoalergênicos: qual a diferença?

Publicado em: 24/05/2023Última atualização: 24/05/2023
Publicado em: 24/05/2023Última atualização: 24/05/2023
Detalhe mostra pessoa passando um creme na mão com o dedo indicador.Produtos hipoalergênicos não são medicamentos antialérgicos e precisam ser utilizados com cautela.
Publicidade
Publicidade

Quando se fala em medidas antialérgicas, nem sempre é sobre medicação — na verdade, a primeira medida para reduzir as alergias seria adotar comportamentos preventivos às crises alérgicas, sendo os medicamentos usados apenas em casos de emergência.

Uma série de ações pode ter bons efeitos na rotina dos pacientes sensíveis às diversas substâncias, seja abandonando determinados produtos (como alimentos) ou incluindo outros, como cosméticos classificados como hipoalergênicos. Mas o que são esses produtos?

Apesar de ambos serem indicados em tratamentos de alergias, antialérgicos e hipoalergênicos são diferentes. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre as diferenças dessas substâncias e para que serve cada uma.

Índice — Neste artigo, você irá encontrar:

  1. O que são antialérgicos?
  2. O que é um produto hipoalergênico?
  3. Como saber se o produto é hipoalergênico?

O que são antialérgicos?

Os antialérgicos são os medicamentos usados para controlar a liberação e ação de histamina, sendo chamados também de anti-histamínicos.

No geral, essas substâncias agem impedindo que o agente causador da alergia (alérgeno) causem os sintomas desagradáveis, que podem incluir coceira (prurido), inchaço (edemas) e até mesmo anafilaxia (reação alérgica grave).

Leia também: Antialérgico: dá sono? Veja como age, quando usar e o preço

Publicidade
Publicidade

O que é um produto hipoalergênico?

Detalhe mostra dedo indicador passando creme em parte do antebraço.
Se possível, teste o produto hipoalergênico em uma região da pele.

Teoricamente, um item hipoalergênico é aquele que contém uma redução de substâncias alérgenas, ou seja, são produtos que ainda podem causar alergia, mas que diminuem a probabilidade de desencadear uma reação alérgica. Esse conceito, no entanto, precisa ser entendido com cuidado, além de ser alvo de diversas críticas na comunidade científica.

Atualmente, no Brasil, os hipoalergênicos são regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que impõe uma série de pré-requisitos técnicos para que produtos possam ser rotulados como hipoalergênicos. Para que o cosmético possa ostentar o selo, ele precisa apresentar os resultados de diversos procedimentos, incluindo testes clínicos de sensibilização.

O problema que envolve esses produtos são os diferentes graus de alergia que as pessoas têm. Enquanto algumas precisam de uma carga maior de alérgenos para começarem a sentir sintomas de desconforto, outras pessoas podem ter reações bastante graves com doses baixíssimas de alérgeno.

Um exemplo é a alergia a camarão. Algumas pessoas podem sentir apenas uma coceira na garganta quando comem o crustáceo, enquanto outras podem ter reações alérgicas gravíssimas, como um princípio de anafilaxia, só porque sua comida foi feita em uma panela na qual havia sido preparado um camarão anteriormente.

Contudo, o conceito de produto hipoalergênico não leva muito em consideração essas nuances. Eles podem ser o suficiente para evitar a alergia em pessoas mais resistentes aos alérgenos, mas não terão efeito em pessoas que são muito mais sensíveis.

A própria ANVISA reconhece que o conceito é polêmico e, no seu Guia para Avaliação de Segurança de Produtos Cosméticos, aponta que o hipoalergênico é um “produto com menor potencial de causar reações alérgicas”, apesar de a utilização do termo não ser recomendado pela FDA (U.S. Food and Drug Administration).

Segundo a agência de regulamentação estadunidense, o ideal é que os cosméticos, de modo geral, não contenham substâncias com potencial sensibilizante.

Publicidade
Publicidade

Como saber se o produto é hipoalergênico?

Para saber se algum produto é hipoalergênico, basta conferir o rótulo, pois isso deverá estar descrito em alguma parte. Na dúvida, faça um teste de aplicação em uma pequena parte da pele e, para saber mais sobre suas alergias, procure marcar uma consulta com um imunologista alergista.

Clique aqui para conhecer algumas opções de hipoalergênicos no Consulta Remédios, onde você também tem acesso a mais informações sobre os produtos, além de comparar preços e economizar na sua compra.


Enquanto os medicamentos antialérgicos são utilizados para evitar ou controlar os sintomas das alergias, os produtos hipoalergênicos prometem quantidades menores de alérgenos. Mesmo sendo indicados para peles sensíveis, seu uso requer cuidado.

Para mais informações sobre saúde, medicamentos e cosméticos, continue acompanhando o Portal do Minuto Saudável e siga nossos perfis nas redes sociais.


Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade