Saúde

O que é e quando é indicada a terapia centrada na pessoa?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/04/2023Última atualização: 19/04/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/04/2023Última atualização: 19/04/2023
Terapeuta segurando a mão de paciente durante a sessão terapêutica.Terapeuta segurando a mão de paciente durante a sessão terapêutica.
Publicidade
Publicidade

No início, na década de 1940, Carl Rogers criou a terapia centrada na pessoa, uma corrente humanista da psicologia. O intuito dessa então nova abordagem era promover uma visão diferente da pessoa em relação à psicanálise e ao behaviorismo.

Para Rogers, o homem é determinado por fatores sociais, culturais e por impulsos inconscientes ou características herdadas, o que o condiciona ao livre-arbítrio, ou seja, com liberdade e poder de escolha.

Diante disso, o teórico afirma que, mesmo diante das condições adversas da vida, o homem pode desenvolver sua autonomia e se autodeterminar, o que o torna um agente criativo diante da sua realidade.

Para saber mais sobre a terapia centrada na pessoa, para quem é indicada, quais técnicas são utilizadas e os benefícios, continue acompanhando o artigo!

Índice — Neste artigo, você irá encontrar:

  1. Para quem a terapia centrada na pessoa é indicada?
  2. Quais técnicas são utilizadas na terapia centrada na pessoa?
  3. Benefícios
  4. Como é a sessão?

Para quem a terapia centrada na pessoa é indicada?

Considerando os princípios da terapia, a abordagem centrada na pessoa é indicada para pessoas que buscam o autoconhecimento, ou seja, explorar mais de si mesmas, a origem e o entendimento de alguns comportamentos, além de entender melhor seus sentimentos e pensamentos.

Além disso, pessoas que estão passando por problemas emocionais ou psicológicos, até mesmo que tenham algum tipo de transtorno, como ansiedade e depressão, problemas relacionais e dificuldades de encontrar soluções para conseguirem avançar de situações específicas da vida, podem se beneficiar da abordagem.

Leia maisGestalt-terapia: o que é, conceitos, objetivos, como funciona 

Publicidade
Publicidade

Quais técnicas são utilizadas na terapia centrada na pessoa?

Na abordagem TCP não existem técnicas precisas, contudo, o modo de trabalho se baseia na potencialidade de cada paciente, sendo:

  • Exploração de experiências: conexão com as experiências internas e como elas influenciam no seu comportamento;
  • Focalização: auxilia a se atentar em sensações e sentimentos, para haver a conexão entre emoções e ao corpo;
  • Expressão criativa: ajuda na expressão de emoções e experiências por meio da escrita, pintura, expressão corporal, meditação, música e dança;
  • Reconhecimento: reconhecer e valorizar as próprias habilidades e potencialidades;
  • Tomada de consciência: incluí o olhar para si mesmo de maneira objetiva para reconhecer e compreender suas limitações e quais desafios enfrentará.
Publicidade
Publicidade

Benefícios

De acordo com Rogers, a TCP ajuda o(a) paciente a buscar por experiências para que então consiga promover mudanças em sua personalidade e comportamento.

A TCP possibilita que haja contato frente a frente, de pessoa para pessoa,  proporcionando um clima agradável, pois sai de uma avaliação ou de um formato em que somente uma pessoa fala, promovendo assim igualdade nessa relação entre terapeuta e cliente.

Além disso, com esse tipo de abordagem, existe a possibilidade de aprender, de descobrir mais sobre o seu próprio eu, incorporando na vida a experiência do aprendizado para haver reflexão nos comportamentos considerados desagradáveis. Nesses casos, a pessoa se envolve na totalidade, não somente com seu intelecto, promovendo aprendizagem duradoura e felicidade.

Além disso, o(a) cliente pode desenvolver habilidades de autonomia e criatividade diante das adversidades da vida, além de se tornar autocrítico(a) a fim de se autoavaliar.

Como é a sessão?

Nas sessões, o(a) terapeuta tentará enxergar através dos olhos de outra pessoa para entender o que se passa internamente dentro da outra pessoa. Isso se dá por um dos grandes princípios da TCP, a empatia pelo próximo.

Portanto, a relação é próxima e promove diálogo entre o terapeuta e o paciente como se fosse uma conversa entre dois amigos. Contudo, o(a) terapeuta auxilia na exploração do mundo interno do(a) paciente para que ele reconheça suas qualidades e potencialidades para que, finalmente, haja mudança no comportamento.


A terapia centrada na pessoa é um tipo de abordagem não-diretiva que auxiliará o paciente a explorar seu mundo interno, reconhecer suas potencialidades, se aceitar e, com isso, auxiliar na mudança do comportamento.

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade