A duodenite é uma doença caracterizada pela inflamação no duodeno, nome dado à primeira região do intestino delgado que exerce um importante papel no trato digestivo.
Rico em enzimas, ele recebe os alimentos parcialmente processados pelo estômago e dá continuidade na digestão.
Se uma inflamação atinge essa região, o(a) paciente pode apresentar diversos desconfortos relacionados ao sistema gástrico, como enjoo, perda de apetite e sensação de estufamento.
No entanto, muitos(as) pacientes são assintomáticos(as) e só descobrem a condição por meio de exames específicos.
Para saber mais sobre duodenite, as causas, como é feito seu diagnóstico e tratamento indicado, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo, você encontrará:
Existem vários fatores que podem desencadear a duodenite no organismo, sendo a infeção pela bactéria Helicobacter Pylori uma das principais.
Contudo, entre outras possíveis causas podemos citar:
Os tipos de duodenite são classificados de acordo com seu desenvolvimento ou conforme a característica da lesão provocada pela inflamação. A seguir, você confere quais são eles:
A condição é considerada erosiva quando existem feridas no duodeno.
A condição crônica se desenvolve no corpo do(a) paciente de forma lenta e progressiva, exigindo longo acompanhamento médico.
A duodenite enantematosa, também conhecida de enantemática, pode ser identificada por meio de mucosa avermelhada e sem feridas.
Caso a doença tenha sido causada pela bactéria Helicobacter Pylori, ela pode sim evoluir para um câncer no duodeno. É por essa razão que uma vez diagnosticada, a duodenite deve ser acompanhada, especialmente por um(a) gastroenterologista.
Leia mais: Gastrite (nervosa, crônica): veja sintomas, remédios, dieta
O diagnóstico da condição é feito por meio da endoscopia digestiva alta, que também é chamada de esofagogastroduodenoscopia.
Esse exame possibilita a visualização da região superior do trato gastrointestinal, região em que fica o esôfago, estômago e duodeno, por meio de um tubo fino com uma câmera.
Não existe apenas um tipo de tratamento para a duodenite, porque as intervenções são realizadas conforme o agente causador da doença.
Portanto, os médicos podem receitar medicamentos antibióticos, quando a condição é de origem bacteriana, e antiácidos para a forma aguda, por exemplo. Além disso, evitar consumo de substâncias ou de alimentos que agravem a inflamação da região também pode ser recomendado.
Pacientes diagnosticados com duodenite podem ser orientados a evitar ingerir alimentos com alto teor de gorduras saturadas e trans, açúcar refinado, cafeína, álcool, glúten e processados.
Entre alguns desses alimentos podemos citar a carne vermelha, café, adoçantes artificiais, chá mate, chocolate e bebidas alcoólicas, por exemplo.
Não existe uma forma exata de prevenir a duodenite. No entanto, evitar fatores que possuem potencial para inflamar o duodeno, como consumir bebidas alcoólicas, usar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides sem prescrição e evitar o estresse são algumas das medidas que podem ajudar a evitar a condição.
A duodenite é causada por uma inflamação no duodeno, que é a parte inicial do intestino delgado. Caso tenha identificado algum dos sintomas listados acima, não deixe de consultar um(a) médico(a) o quanto antes!
Para mais conteúdos sobre saúde, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.