A ansiedade tem como principal característica a resposta emocional diante de uma ameaça real ou percebida de maneira exacerbada, além de ser a antecipação do medo diante de um acontecimento futuro.
Por outro lado, a insônia é caracterizada por queixas de dificuldade em iniciar ou manter o sono, o que pode causar prejuízos sociais, profissionais ou educacionais.
Não é incomum que pacientes apresentem sintomas das duas condições, pois uma tem forte influência sobre a outra, pois isso ocorre durante o curso de um transtorno mental ou outra condição de saúde.
Mas, como saber se a dificuldade para dormir é causada pela ansiedade ou por insônia? Para saber a resposta sobre isso, qual a relação entre esses transtornos, quais são os sintomas e como é feito o diagnóstico, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo, você encontrará:
É possível que ambos aconteçam simultaneamente, pois a ansiedade pode ser a causa da insônia. Isso porque, momentos antes de dormir, o(a) paciente pode continuar com o pensamento acelerado por diversos gatilhos ou conflitos, desencadeando a dificuldade em dormir.
Além disso, a falta de higiene do sono, como o consumo de estimulantes ou uso de telas antes de dormir, pode dificultar a regulagem do sono no período da noite, contribuindo para o desenvolvimento de sintomas de ansiedade.
Leia mais: Síndrome das pernas inquietas: o que causa, sintomas e tratamento
Os principais sintomas que envolvem tanto a ansiedade quanto a insônia são:
Se você apresenta alguns dos sintomas descritos acima, não deixe de buscar ajuda psicológica e psiquiátrica!
Existem processos a serem realizados para se chegar a um diagnóstico. Primeiramente, é realizada a anamnese, que envolve o entendimento de toda a história de saúde e saúde mental, preenchimento das informações no diário do sono, além do uso de escalas padronizadas que visam entender a presença de sintomas de ansiedade, sonolência e de insônia.
Após essa investigação, o(a) médico(a) poderá chegar a um possível diagnóstico e prescrever o melhor tratamento a ser seguido.
Além disso, também poderá ser solicitado uma polissonografia para entender o ciclo de sono, assim como a gravidade dos prejuízos que influenciam diretamente na vida.
A busca por ajuda é necessária quando os sintomas começam a interferir na qualidade de vida, seja para dormir ou para se manter acordado.
De modo geral, o tratamento para insônia se baseia na psicoeducação, ou seja, educação acerca dos fatores que podem predispor os sintomas e que potencializam eles.
Nesse contexto, são ensinadas técnicas de higiene do sono, ou seja, hábitos que auxiliam significativamente na qualidade do sono, mindfulness e psicoterapia.
A técnica de mindfulness e psicoterapia são indicados para a ansiedade também, pois auxiliam no entendimento de gatilhos que podem desencadear os pensamentos disfuncionais e hábitos que influenciam na piora dos sintomas.
É possível adotar alguns hábitos ou medidas simples para melhorar a qualidade do sono. Entre alguns deles estão:
A ansiedade e a insônia, são transtornos que podem interferir no fluxo comum de diversas áreas de vida da pessoa. Além disso, eles podem estar interligados.
Se você ou alguém que você conhece apresenta um ou mais sintomas dessas condições, não deixe de buscar ajuda médica!
Para mais informações sobre saúde, acesse o portal e as redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Thayna Rose
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.