Doenças inflamatórias, em geral, trazem grandes incômodos ao dia a dia de quem sofre com o problema.
Inchaço, dores e até mesmo dificuldade de locomoção são alguns sintomas que podem acontecer em casos de doenças como a artrite, por exemplo.
Para tentar reduzir os sintomas, existem medicamentos como o Xeljanz, que atuam diminuindo os processos inflamatórios.
Conheça mais sobre o medicamento e qual a sua ação!
Índice — Saiba o que tem neste artigo:
Xeljanz é o nome comercial do princípio ativo Citrato de Tofacitinibe, medicamento utilizado no tratamento da colite ulcerativa e artrites psoriásica e reumatoide.
Essas doenças são causadas pelo excesso de substâncias inflamatórias produzidas pelo próprio sistema imunológico, que atacam os tecidos saudáveis do corpo.
O Xeljanz é comercializado pela Pfizer e registrado pela Wyeth — empresas farmacêuticas — e sua administração é via oral.
O Xeljanz serve para o tratamento alguns casos das doenças artrite reumatoide, artrite psoriásica e colite ulcerativa, ou seja, processos inflamatórios. Ele auxilia na redução dos sintomas como dor e rigidez, e diminui as chances de progressão das doenças.
Saiba mais sobre os casos em que o medicamento pode ser usado::
A artrite reumatoide é uma doença autoimune — quando o próprio organismo ataca suas células saudáveis — caracterizada pela inflamação das articulações e tecidos.
O Xeljanz é indicado para pacientes em estágio moderado a grave. Seu uso é recomendado para casos em que o tratamento com outras medicações não resultaram no efeito esperado.
A artrite psoriásica é um problema de origem inflamatória, que acomete as articulações e também a pele. A cada 3 pessoas com psoríase cutânea, 1 pode ter manifestações da artrite também.
O tratamento com Xeljanz para a doença é recomendado para pacientes adultos com artrite psoriásica ativa, que não obtiveram a resposta esperada com outras medicações.
É indicado também para pacientes que não possam utilizar a substância metotrexato (utilizada no tratamento de algumas doenças autoimunes), como recurso terapêutico, por terem intolerância ao fármaco.
A colite ulcerativa é uma doença em que ocorre a inflamação do intestino grosso, juntamente com a formação de úlcera, ou seja, lesões superficiais.
Para a doença, o Xeljanz atua tanto na indução quanto na manutenção do tratamento, em pessoas adultas que têm a doença em nível moderado a grave.
É recomendado para situações em que há intolerância a outras medicações, ou não houve o resultado esperado em tratamento anterior.
Tanto a colite quanto as artrites são doenças em que o sistema imunológico produz
substâncias inflamatórias chamadas de citocinas, causando condições inflamatórias no organismo.
O Citrato de Tofacitinibe atua inibindo a atividade de enzimas que estimulam a produção de citocina, principal substância que provoca as inflamações.Dessa forma, controla os problema e reduz os sintomas. De acordo com a bula, os primeiros efeitos da medicação podem ser observados após 2 semanas de uso.
De acordo com a bula, o Xeljanz tem indicações de uso diferentes para cada quadro clínico tratado pela medicação.
Elas são:
A dose recomendada para casos de artrite reumatoide é a de 5mg, administradas 2 vezes ao dia.
O fármaco pode ser empregado em combinação com Drogas Modificadoras do Curso da Doenças (DMARDs não biológicos) ou com metotrexato — substância utilizada no tratamento de doenças autoimunes.
Para casos de artrite psoriásica, a dose recomendada pela bula é a de 5mg administradas 2 vezes ao dia.
O uso deve ser feito em combinação com fármacos antirreumáticos sintéticos (produzidos artificialmente).
A dose recomendada para pacientes com problemas de colite ulcerativa é a de 10mg, administrada 2 vezes ao dia.
O tratamento deve ser feito por, no mínimo, 8 semanas.
Após esse tempo, a dose de manutenção é a de 5mg, 2 vezes ao dia.
Assim como outros medicamentos, o Xeljanz pode provocar efeitos colaterais em algumas pessoas.
As reações comuns causadas pelo fármaco, são:
Entre as reações incomuns, estão:
Os efeitos raros, mas que podem ocorrer, são:
Vale lembrar que cada organismo reage de forma diferente ao uso da medicação. Dessa forma, não necessariamente todas as pessoas vão sofrer com todos os efeitos colaterais.
Depende. O aumento de peso é, de acordo com a bula, um efeito colateral comum, ocorrendo entre 1% e 10% de quem fez uso do medicamento.
Porém, cada pessoa reage de forma diferente à medicação, e nem sempre o(a) paciente terá o efeito colateral.
O preço do Xeljanz pode variar de acordo com a região geográfica e estabelecimento de compra.
Em geral, o custo da caixa com 60 comprimidos é de R$5.974*.
Caso haja a necessidade de comparar preços, pode ser utilizado o site do Consulta Remédios, que fornece os valores da medicação em diversas farmácias de cada região.
É possível comprar o medicamento em farmácias especiais e fazer comparação de preços pela internet ou diretamente nos estabelecimentos físicos.
*Preços consultados em maio de 2020. Os valores podem sofrer alteração.
Sim. O princípio ativo Tofacitinibe faz parte da Relação Nacional dos Medicamentos Essenciais (Rename), ou seja, da lista de fármacos distribuídos pelo SUS.
Porém, caso o SUS não possa, por algum motivo, fornecer o medicamento, há a possibilidade de solicitar a cobertura do tratamento pelo Estado, por meio de uma ação judicial.
Para isso, é necessário apresentar alguns documentos e exames, além do laudo médico e orçamento em 3 farmácias diferentes.
Sim. O Xeljanz teve seu primeiro registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 2014.
Após o vencimento, ele foi registrado novamente no ano de 2019.
Ele faz parte da classe terapêutica de imunossupressores, ou seja, dos medicamentos que reduzem a atividade indesejada do sistema imunológico (como o ataque às próprias células saudáveis, em casos de doenças autoimunes).
Para casos em que, por algum motivo, o SUS não forneça o medicamento e o(a) paciente não tenha condições de arcar com os custos, é possível entrar na justiça solicitando a cobertura do tratamento pelo Estado.
Para isso, é necessário abrir um processo judicial, com alguns documentos. Entre eles:
Para a realização do orçamento, é possível obter auxílio na assessoria de cotação de medicamentos de alto custo, que faz uma cotação personalizada de forma simples e rápida. Basta acessar o link e preencher os dados necessários.
Processos inflamatórios como casos da colite e artrites, infelizmente, são comuns. No Brasil, ocorrem mais de 150 mil casos por ano.
Para diminuir os desconfortos causados pela doença e até mesmo impedir sua progressão, existem alguns medicamentos específicos e, entre eles, o Xeljanz.
O Minuto Saudável tem outros conteúdos sobre doenças e remédios para você! Leia mais e continue informado(a)!
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.