Saúde

Sinestesia: o que causa, tipos e sintomas

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 11/05/2023Última atualização: 11/05/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 11/05/2023Última atualização: 11/05/2023
Imagem ilustra profissionais de saúde encostando em cérebro.Imagem ilustra profissionais de saúde encostando em cérebro.
Publicidade
Publicidade

Já pensou sentir o gosto de um alimento ao ouvir determinada palavra ou ver cores ao ouvir uma música? E se cada letra do alfabeto representasse uma cor? 

Pessoas com sinestesia ou sinestetas experimentam essas sensações diariamente. Essa condição neurológica é rara e tem como característica a fusão simultânea de sentidos.  

No ano de 2009, o geneticista Julian Asher foi pioneiro ao pesquisar sobre, pois ele mesmo experimentou efeito de cores em respostas a diversos timbres de instrumentos musicais.

Contudo, a sinestesia não se limita a apenas uma forma de expressão, pois é multivariada e possui, pelo menos, 128 tipos diferentes de manifestações.

Estima-se que 4,4% da população mundial tenha a condição, sendo que a prevalência é igual entre homens e mulheres. Contudo, as mulheres podem apresentar experiências mais incomuns.

Para saber mais sobre sinestesia, quais são as causas, tipos, sintomas e diagnóstico, continue acompanhando o artigo!

Índice — Neste artigo, você encontrará:

  1. Causas
  2. Tipos de sinestesia
  3. Sintomas
  4. Sinestesia é uma doença?
  5. Como é feito o diagnóstico?

Causas

A sinestesia pode ser hereditária, ou seja, uma herança genética de pais ou familiares que tenham o gene desencadeador dessa condição.

Suas causas estão relacionadas à comunicação ou ativação cruzada entre áreas responsáveis pela linguagem, percepção das cores, paladar e outros. Portanto, quando uma dessas áreas é acionada, outra ou outras são acionadas automaticamente.

Em exames de imagem, médicos observam que quando o(a) paciente é exposto(a) a um estímulo que evoca respostas cerebrais, além da área responsável pela identificação, outras regiões do cérebro são ativadas simultaneamente.

Leia mais: Superdotação (altas habilidades): o que causa, tipos e diagnóstico 

Publicidade
Publicidade

Tipos de sinestesia

Ao todo, foram mapeados 128 tipos de sinestesia. A seguir, serão explicados alguns dos tipos mais comuns:

Sinestesia linguística

Também conhecido como grafema-cor, esse é um dos tipos de sinestesia mais estudados. Ele costuma aparecer nos primeiros anos de escolaridade e é fortemente influenciado pela experiência da pessoa.

Ele se caracteriza pela ativação de diversos sentidos após a associação de uma palavra e outra sensação. Por exemplo, uma pessoa pode associar letras ou números a uma cor específica.

Sinestesia fonossimbólica

Nesses casos, algumas palavras ou frases proporcionam experiências sinestésicas, envolvendo visão e audição. Um exemplo é ver uma árvore balançar e imediatamente ouvir o som das folhas sendo movimentadas sem o contato auditivo direto.

Sinestesia perceptiva

É caracterizada pela percepção de diversos canais sensoriais. Um exemplo é ver as cores das palavras.

Personificação linguística ordinal

Envolve a percepção de números, letras, dias ou meses com traços de personalidade e gênero.

Sinestesia auditiva-tátil

Ocorre quando a pessoa escuta um som e, automaticamente, produz sensações táteis em algumas áreas internas e externas do organismo, como frio, calor e cócegas.

Sinestesia sonoro-gustativa

Esse tipo corresponde a palavras faladas ou escritas como sabores, odores e texturas diferentes na boca e mentalmente.

Cérebro humano ilustrado com diversas cores.

Publicidade
Publicidade

Sintomas

Os sintomas podem variar de acordo com cada tipo de sinestesia, os principais são:

  • Sentir cheiro e/ou gosto ao ouvir uma palavra;
  • Palavras e/ou numerais estão vinculados a cores;
  • Sentir gostos e/ou cheiros quando ouve notas musicais;
  • Sentir cócegas com sons;
  • Alguns sons e músicas são associados a cores.

Sinestesia é uma doença?

De modo geral, a sinestesia é uma condição neurológica rara que, em muitos casos, não causa prejuízos significativos na vida dos pacientes, portanto, a maioria deles não busca tratamento médico.

No entanto, quando pacientes procuram ajuda médica, os(as) profissionais se dedicam a estudar o caso, já que os tipos de sinestesia são diversos e raros.

Publicidade
Publicidade

Como é feito o diagnóstico?

De modo geral, o diagnóstico de sinestesia é feito após avaliação de um médico neurologista ou neuropsicólogo. Dependendo do objetivo da avaliação, alguns testes neuropsicológicos podem ser adotados, como o Stroop, que consiste em estímulos coloridos sendo evocados por meio da linguagem, para que o paciente relate o que está vendo.

Além disso, exames de imagem podem ser úteis, principalmente aqueles que demonstram o contraste das áreas ativadas com determinados estímulos.


A sinestesia é uma condição neurológica rara, em que as pessoas experimentam diversas sensações ao ouvir música, ler ou ouvir determinados sons.

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade