Pet

Ração medicamentosa (coadjuvante) para cães e gatos

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 01/11/2022Última atualização: 19/12/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 01/11/2022Última atualização: 19/12/2022
ração-medicamentosa-minuto-saudavel.jpgração-medicamentosa-minuto-saudavel.jpg
Publicidade
Publicidade

ração medicamentosa para cães e gatos é desenvolvida para ser usada como coadjuvante no tratamento contra problemas de saúde, como alergias, renais e obesidade. 

Apesar do nome, esse tipo de ração não contém nenhum medicamento em sua composição. Porém, mesmo não sendo um medicamento em si, a utilização dela só deve ser feita quando houver recomendação veterinária para evitar desequilíbrios na alimentação. 

Para saber mais sobre esse tipo de ração, suas funções, tipos e quando usar, continue acompanhando o artigo!

Neste artigo, você irá encontrar:

  1. O que é e para que serve a ração medicamentosa?
  2. Benefícios da ração medicamentosa
  3. Quando a ração medicamentosa é indicada?
  4. Tipos de ração medicamentosa
  5. A ração medicamentosa substitui tratamento com medicamentos?
  6. Por quanto tempo pode usar ração medicamentosa?
  7. Preços e onde comprar

O que é e para que serve a ração medicamentosa?

ração medicamentosa, ou coadjuvante, é um alimento desenvolvido especificamente para auxiliar no tratamento de algumas condições de saúde de cães ou gatos. Além disso, esse tipo de ração também pode ser usado como um complemento alimentar. 

Esse tipo de alimento, que pode ser encontrado na versão seca ou úmida, não leva medicamentos na sua composição, mas possui esse nome porque é desenvolvida para suprir as necessidades de animais em condições de saúde específicas, auxiliando assim na recuperação.

Para que possa cumprir esse papel de coadjuvante, a ração medicamentosa é composta por vitaminas, minerais, gorduras e proteínas diferentes das rações comuns, visando a estabilização ou melhora do problema de saúde para a qual foi desenvolvida. 

Portanto, apesar da proposta da ração medicamentosa não proporcionar cura, seu uso pode ajudar a controlar consideravelmente os sintomas de algumas doenças, melhorando a qualidade de vida do animal e diminuindo a necessidade do uso de medicamentos. 

Publicidade
Publicidade

Benefícios da ração medicamentosa 

A ração medicamentosa é um alimento de custo elevado, mas apesar disso, o uso desse tipo de alimento, além de ajudar na manutenção ou melhora de animais adoecidos, também apresenta diversos benefícios como:

  • É um alimento balanceado e rico em nutrientes e vitaminas;
  • Supre todas as necessidades nutricionais do animal doente;
  • Tem baixo teor de gordura;
  • Possibilita um maior conforto do animal durante o tratamento;
  • Proporciona qualidade de vida ao animal.

Apesar de todos os benefícios e de ser considerado um alimento balanceado e completo, precisamos ressaltar que esse tipo de ração não deve ser utilizado sem a recomendação e orientação veterinária

 

A ração medicamentosa é um complemento no tratamento de algumas doenças.

 

Publicidade
Publicidade

Quando a ração medicamentosa é indicada?

Como vimos, apesar desse tipo de alimento não ter medicamentos em sua composição, trata-se de um alimento desenvolvido especificamente para auxiliar no tratamento de determinados problemas de saúde, como é o caso de animais alérgicos, com sobrepeso ou obesos

Caso esse tipo de ração seja usado por animais sem que haja uma avaliação e orientação veterinária, efeitos colaterais podem surgir, os sintomas podem se agravar e, até mesmo, mascarar problemas de saúde. 

Caso suspeite que o seu animal tem algum dos problemas de saúde, leve-o ao médico veterinário para que ele seja avaliado e tratado de forma correta. Caso o (a) veterinário (a) prescreva ração medicamentosa, siga as instruções de uso corretamente.

Além disso, caso haja outros animais na propriedade, tente alimentá-los em horários diferentes para evitar que os animais saudáveis tenham acesso à ração medicamentosa e vice-e-versa. 

Leia tambémRação para cães: tipos, como e qual escolher

Tipos de ração medicamentosa

Como vimos brevemente acima, existem diversos tipos de ração medicamentosa disponíveis no mercado atualmente, sendo cada uma desenvolvida para auxiliar no tratamento de um problema de saúde. Entre elas estão:

Ração dermatológica

ração dermatológica é um tipo de ração medicamentosa desenvolvida para animais com hipersensibilidade alimentar ou intolerância a determinados tipos de ingredientes. 

Esse tipo de ração pode, inclusive, ser chamada de hipoalergênica por ser produzida com componentes que não costumam causar alergia em animais, ou seja, esse alimento age evitando que o animal seja exposto aos alimentos que causam reações alérgicas, como queda de pelo e prurido. 

Dessa forma, esse alimento diminui o sofrimento do animal e melhora a sua qualidade de vida, pois é desenvolvida com ingredientes como carne de carneiro, coelho ou peru. Rações tradicionais, com carne de frango ou bovina, podem ser alérgicas para alguns animais.

Ração renal

ração medicamentosa renal é um alimento elaborado para auxiliar no tratamento de animais com problemas renais. Esse tipo de alimento é formulado com proteína vegetal (soja) ou com níveis proteicos controlados a fim de oferecer os nutrientes necessários para animais e ajudar a reduzir a evolução da doença. 

Ração hepática

Por outro lado, a ração hepática é desenvolvida para auxiliar no tratamento de animais com problemas hepáticos, sendo desenvolvido com uma maior concentração de proteína vegetal, tipo de proteína mais aceita por animais com o fígado comprometido. 

Além disso, esse tipo de alimento também combate os radicais livres, ajudando assim no controle da sintomatologia e da evolução da doença.

Ração gástrica

Já a ração medicamentosa gástrica pode auxiliar tanto no tratamento de animais que sofrem com intolerância alimentar, quanto dos animais acometidos por doenças inflamatórias crônicas do trato gastrointestinal. 

Esse alimento costuma ser composto por uma grande quantidade de fibras, que beneficiam os movimentos peristálticos e auxiliam na funcionalidade do intestino, além de conter probióticos que também auxiliam no funcionamento do trato gastrointestinal.

Ração urinária

ração urinária é desenvolvida para auxiliar no tratamento de animais que têm problemas urinários, como cistites recorrentes e alguns tipos específicos de cálculos renais ou que apresentem maior predisposição para formar esses cálculos. Portanto, a composição dela auxilia na dissolução dos cálculos renais. 

Ração que auxilia no tratamento de sobrepeso

As rações desenvolvidas para auxiliar no tratamento de animais com sobrepeso ou obesidade são alimentos menos calóricos e com maior concentração de proteínas de alto valor biológico. Dessa forma, o animal se sente saciado com menos alimento e consome menos calorias, auxiliando na perda de peso. 

Leia tambémRação para gatos: tipos, por qual optar e como armazenar

Publicidade
Publicidade

A ração medicamentosa substitui tratamento com medicamentos?

Não, a ração medicamentosa não substitui tratamento com medicamentos! Como vimos ao longo do artigo, ela não contém medicamentos na sua composição e tem como objetivo apenas auxiliar no tratamento, e não substituir o tratamento medicamentoso. 

Em alguns casos específicos pode ser que o uso da ração medicamentosa seja o suficiente para controlar os sintomas, como no caso de animais alérgicos à proteína do frango, mas o seu uso deve ser feito de acordo com a recomendação do (a) profissional que acompanha seu animal.

 

A ração coadjuvante não substitui tratamento medicamentoso!

 

Por quanto tempo pode usar ração medicamentosa?

O tempo de uso da ração medicamentosa depende de diversos fatores como o estado de saúde do animal, quadro patológico e evolução da doença. Por isso, o tempo de uso pode variar muito de animal para animal e de doença para doença. 

Portanto, o tempo de tratamento com esse tipo de alimento será determinado pelo (a) veterinário (a) responsável pelo acompanhamento do animal e deve ser seguido à risca seguido pelo (a) tutor (a). 

Pode ser que a recomendação seja de uso por curto período, no caso de episódio isolado ou por um longo período. Em alguns casos de doenças crônicas, por exemplo, o (a) veterinário pode, inclusive, recomendar o uso por tempo indeterminado, sendo necessário o uso ininterrupto até que o (a) profissional julgue necessário.  

Assim que o tratamento atingir o objetivo, o (a) veterinário (a) que acompanha o animal irá suspender o uso da ração medicamentosa e orientar sobre a reintrodução da alimentação normal.

Preços e onde encontrar

É possível encontrar ração medicamentosa em lojas de produtos pet físicas ou online, como petshops e sites. Na Consulta Remédios, maior marketplace de farmácias e lojas pet do país, você encontra as melhores rações do mercado com os melhores preços!

 


A ração é um ótimo complemento no tratamento de algumas condições de saúde, mas deve ser usada apenas com prescrição veterinária!

Para mais informações e dicas sobre bem-estar e saúde pet, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!

Imagem do profissional Kenny Cardoso
Este artigo foi escrito por:

Esp. Kenny Cardoso

Médica veterinária pela Universidade Federal Fluminense com mestrado em Medicina Veterinária.Leia mais artigos de Esp. Kenny
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade