O Novembro Vermelho é a campanha de conscientização sobre o câncer de boca, doença que acomete, em média, pouco mais de 15 mil pessoas todos os anos só no Brasil. Além disso, esse tipo de câncer é responsável, anualmente, por mais de 6 mil mortes.
Com maior incidência entre os homens, com média de 11 mil casos, a doença está ligada diretamente a hábitos nada saudáveis e falta de higienização adequada da boca e dentes.
Para saber mais sobre a campanha, seu objetivo e como identificar ou prevenir o câncer de boca, continue acompanhando o artigo!
Neste artigo, você encontrará:
O câncer de boca, que também é conhecido como câncer bucal ou da cavidade oral, é uma doença causada pela produção anormal de células.
Esse crescimento se dá a partir do consumo de álcool, tabagismo, após infecção por HPV, traumas na região, falta de proteção solar labial e da pele ou falta de higiene bucal adequada.
Os sintomas desse tipo de câncer acometem a região bucal, como gengiva, dentes e garganta. Entre os mais comuns na fase inicial são:
Já em casos mais avançados, a doença pode se manifestar da seguinte forma:
Caso se identifique com alguns dos sintomas listados acima, procure ajuda médica imediatamente! Quanto mais cedo diagnosticado, maiores são as chances de cura.
Tanto um (a) médico, quanto um (a) dentista podem realizar o diagnóstico de acordo com os sintomas do (a) paciente.
Leia também: Câncer de boca: causas, sintomas, tratamento e prevenção
Além de manter uma higienização bucal adequada, com escovação e uso correto do fio dental após cada refeição, usar protetor solar diariamente, consumir alimentos saudáveis e naturais, suspender o consumo de bebidas alcóolicas e o uso de cigarros também são fatores decisivos na prevenção da condição.
Novembro Vermelho é uma campanha que visa democratizar informações sobre o câncer de boca e como preveni-lo.
Neste mês, diversas instituições de saúde ao redor do mundo promovem esse movimento por meio de propagandas, eventos, como simpósios, roda de conversas e palestras. A mídia, de forma geral, também tende a produzir materiais a fim de conscientizar o público sobre a doença.
A melhor forma de contribuir com a campanha é compartilhando informações de fontes confiáveis e oficiais sobre o tema nas redes sociais e com a família e amigos, por exemplo.
Além disso, manter hábitos como alimentação saudável e prática de atividade física, além de boa higienização bucal e evitar cigarros e álcool também é uma forma de contribuir com o Novembro Vermelho!
Apesar de ser uma doença grave, o câncer de boca pode ser prevenido com ações muito simples em nosso dia a dia. Caso apresente algum sintoma adverso, não deixe de consultar seu (a) médico (a) ou dentista!
Para mais informações sobre saúde e prevenção, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.