O complexo de Édipo é um conceito criado por Sigmund Freud que remete à mitologia grega, usando como base a história do rei Édipo. A narrativa conta que, sem saber, o rei casa com sua mãe Jocasta e se vinga do próprio pai.
A terminologia complexo de Édipo é uma expressão universal na psicanálise que se refere ao desejo amoroso e hostil em relação aos pais e que fazem parte do desenvolvimento sexual da criança. Freud situa que essa fase acontece por volta de 3 anos de idade, porém, Melanie Klein afirma que seu surgimento é próximo dos 6 anos.
Para saber mais sobre o complexo de Édipo, complexo de Electra e as consequências do complexo de édipo não desenvolvido, continue acompanhando o artigo!
Índice – Neste artigo, você vai encontrar:
O complexo de Édipo faz parte do desenvolvimento psicossexual da criança, ou seja, todas as crianças passarão por esse período. De acordo com Freud, todos os adultos do círculo familiar desempenharão seus papéis, sendo eles alvos de pulsões e canais para drená-las.
Os sintomas do complexo de Édipo que podem ser reconhecidos pelos pais, assim como outros familiares próximos, são:
O complexo de Édipo invertido se refere à afeição dada à criança pelo genitor do mesmo gênero. Ou seja, os meninos se afeiçoam ao pai, demonstrando ciúmes de ver a mãe próxima do pai e têm atitudes agressivas contra a mãe, além de ter sentimentos negativos contra ela.
Existe uma grande diferença entre o complexo de Édipo e o complexo de Electra. Teoricamente, Freud se baseou na história da mitologia grega Édipo, que se apaixona pela mãe e tenta contra a vida do pai.
Já Carl Jung se baseou no mito de Electra, filha de Agamêmnon, rei que comandava as tropas rumo à Tróia. Nesse mito, o falecimento de Agamêmnon, causa desavenças entre mãe e filha.
Leia mais: A importância da terapia na infância: quando é necessária?
A fase fálica corresponde à terceira fase de desenvolvimento sexual na vida da criança e se caracteriza pelo reconhecimento dos genitais e ser uma zona de prazer.
Outro fato importante é que, nessa fase, há a presença do complexo de Édipo, onde o gênero oposto das figuras parentais se tornam alvos de afeição. Como resolução, há identificação com a figura parental do mesmo gênero.
Geralmente, essa fase dura de 3 a 4 anos e influencia no processo de desenvolvimento da personalidade.
É possível diagnosticar o complexo de Édipo por meio da história clínica, muitas vezes apresentada pelos pais do (a) paciente. Em casos que o (a) paciente é adulto (a), a história clínica, bem como o processo terapêutico auxiliarão para que traços sintomáticos sejam identificados.
O tratamento do complexo de Édipo não necessita precisamente de um (a) psicólogo (a), pois ocorre no decorrer do desenvolvimento, pois o menino passa a se identificar com o pai, consolidando sua masculinidade, e a menina passa a se identificar com a mãe, consolidando sua feminilidade.
Em casos que há dificuldade da relação mãe-criança ou pai-criança, poderá ser buscada a ajuda de um (a) psicólogo (a) que auxilie a criança nesse processo de entendimento, além de promover educação aos pais de como agir e estabelecer meios para que esse processo seja enfrentado de uma forma leve.
Quando esse complexo é mal resolvido, poderá influenciar diretamente na vida adulta do (a) paciente. Portanto, como consequência, dificuldades de amadurecimento, de se sentir insuficiente por dependência emocional na mãe (no caso dos homens), o (a) paciente poderá apresentar dificuldades de relacionamento e de se manter em relações.
Além disso, poderá haver dificuldades no desenvolvimento social, em metas e objetivos a serem alcançados devido à dependência.
Sim, é possível se curar do complexo de édipo mal resolvido. Com auxílio de psicoterapeuta, o (a) paciente passa a desenvolver habilidades e se autoconhecer, enfrentando diretamente todas as situações que lhe causam dependência, e desenvolvendo autonomia e autoconfiança.
O complexo de Édipo é caracterizado como uma fase em que o menino demonstra ciúmes da relação do pai com a mãe, e devota sua afeição à mãe.
Para mais informações sobre saúde mental continue lendo o Minuto Saudável e acompanhando as suas redes sociais!
Esp. Thayna Rose
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.