Com o avanço da medicina, muitas doenças que antigamente não eram conhecidas, hoje podem ser diagnosticadas e tratadas.
Novas técnicas e novos medicamentos são descobertos todos os dias, entre eles está o Zoladex.
O Zoladex é um medicamento injetável que inibe a produção do hormônio luteinizante (LH), causando uma redução na quantidade de testosterona (nos homens) e estradiol (nas mulheres) a partir do 21º dia após a aplicação. É usado principalmente para o tratamento de tumores e miomas que se formam no organismo humano.
Ele atua na glândula hipófise que acaba liberando uma quantidade menor de hormônios na corrente sanguínea.
O seu uso é injetável subcutâneo, ou seja, logo abaixo da pele. A quantidade de vezes que esse remédio precisará ser tomado depende do quadro clínico de cada paciente.
O Zoladex é indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer (de mama e de próstata), endometriose e leiomioma uterino (tumor benigno no útero), de acordo com a posologia receitada. Ele também pode ser indicado para tratar a infertilidade ou aumentar as chances de sucesso de uma reprodução assistida.
Várias complicações podem ser tratadas com esse medicamento, entre elas:
Os miomas são tumores benignos que quando são formados no útero recebem o nome de leiomioma.
O Zoladex é utilizado por mulheres que já possuem tumores. Assim, ele atua no sistema reprodutor feminino, impedindo a progressão da doença ou o surgimento de novos tumores.
O pólipo endometrial são tumores benignos localizados no útero ou nas trompas uterinas. Geralmente, essa condição está ligada a outras doenças como endometriose ou câncer de colo de útero.
O tratamento é feito com medicamentos como o Zoladex. Em casos mais graves, pode ser necessário a retirada do útero (histerectomia).
Não, o Zoladex é um medicamento referência.
Isso significa que ele foi o primeiro remédio com essa eficiência a ser registrado no Brasil e, enquanto a patente tiver validade, é proibido que se fabriquem medicamentos similares ou genéricos.
O ideal é que esse medicamento seja aplicado por profissionais da saúde habilitados(as) (farmacêutico(a), enfermeiro(a) ou médico(a).
O local de aplicação geralmente é na lateral da parte inferior do abdômen (abaixo do umbigo e acima da virilha).
A aplicação é única e, assim como demais injeções, pode provocar dores, inchaços e hematomas no local.
Se esse for o caso, pode-se fazer compressas quentes ou frias sobre a área dolorida. Entretanto, não tome anestésicos ou outros medicamentos sem a orientação médica.
Como o Zoladex é um remédio de controle dos hormônios, ele pode ter efeitos colaterais e reações diferentes para cada um dos sexos.
Entre as mulhers, podem ocorrer de frequência muito comum os seguintes efeitos adversos:
A bula lista as seguintes reações comuns:
Nos homens, os sintomas adversos muito comuns incluem:
Já as reações comuns são:
O Zoladex é contraindicado para gestantes e mulheres que estão amamentando.
Pessoas que possuem alergias a um ou mais componentes presentes na fórmula do remédio também não devem fazer uso.
Em caso de dúvidas, converse com a(o) médica(o) que acompanha o tratamento.
A quimioterapia é um tipo de tratamento feito com substâncias químicas que ajudam a destruir as células doentes (tumores). É considerado uma terapia sistêmica, pois afeta todo o organismo.
Entre as drogas utilizadas como quimioterapia antineoplásica está o Zoladex, ou seja, em tratamentos para câncer que procuraram aplicar a maior dose possível de fármacos para impedir o crescimento do tumor.
Por isso, o ideal é usar o Zoladex somente com a supervisão de uma(um) médica(o) oncologista ou farmacêuticas(os) com especialização em quimioterapia.
Esse medicamento possui duas formas de apresentação: Zoladex e Zoladex LA.
A diferença entre os dois, além do preço, é que o Zoladex LA (Long Action) possui uma ação prolongada, ou seja, o medicamento age no organismo por mais tempo.
O Zoladex pode ser comprado a partir de R$536. Já o Zoladex LA custa cerca de R$1.354,00.
O medicamento deve ser aplicado a cada 28 dias. Por outro lado, a apresentação LA pode ser injetada a cada 84 dias (ou 12 semanas).
Eles podem ser encontrados em redes de farmácias, geralmente nos grandes centros ou então com uma solicitação para a farmácia.
Também é possível ter acesso à medicação por meio da abertura de um processo judicial para recebê-lo gratuitamente. Nesses casos, pacientes podem contar com o serviço de orçamento para medicamentos de alto custo. Basta acessar o link e preencher o formulário.
O Sistema Único de Saúde oferecia esse medicamento gratuitamente até a metade de 2019.
Mas, em julho, o Ministério Público juntamente com o Tribunal de Contas da União (TCU) rompeu a parceria com os laboratórios produtores do Zoladex e outros 18 medicamentos.
A Associação de Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB) estima que 30 milhões de pessoas sejam prejudicadas por causa desse corte.
O Zoladex é um remédio indicado, sobretudo, para o tratamento de câncer de mama e de próstata. Ele pode ter vários efeitos colaterais e é contraindicado para gestantes e lactantes.
Esse medicamento só deve ser tomado sob orientação e supervisão médica. Evite a automedicação e leia a bula.
O Minuto Saudável traz outras informações sobre remédios. Acompanhe nossas postagens!!!
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.