O Xanax, assim como Frontal e Apraz, tem como princípio ativo o Alprazolam. O medicamento proporciona um efeito ansiolítico, ou seja, dispõe de um efeito sedativo ou hipnótico. Seu principal objetivo é auxiliar no tratamento de alguns distúrbios como ansiedade e crises de pânico.
Para saber mais sobre o Xanax, como para que serve, age e efeitos colaterais, continue acompanhando o artigo!
Índice – Neste artigo, você vai encontrar:
O Xanax é um medicamento utilizado no tratamento de ansiedade, pois auxilia no alívio de sintomas como tensão e medo, além de distúrbios mais específicos como crises de pânico, ligadas ou não à agorafobia, condição em que o paciente sofre de crise caracterizada pela apreensão intensa relacionada à exposição a lugares públicos.
Apesar de clinicamente não se conhecer totalmente como atua, o Xanax é um benzodiazepínico, classe de medicamento que atua no sistema nervoso central, provocando um relaxamento corporal, mental e, dependendo da dose ingerida, sono.
Sim! O Xanax é um medicamento de tarja preta, portanto, só pode ser comercializado com prescrição médica por meio de receita do tipo B1 Azul.
Leia mais: Qual o significado das tarjas dos medicamentos e suas cores?
O Xanax, assim como outros medicamentos de tarja preta, é comercializado somente com prescrição médica.
A concentração máxima do Xanax no organismo ocorre em, no máximo, 2 horas após ingerido. Em pacientes que vieram a utilizá-lo em tratamentos para transtornos de ansiedade, o alívio dos sintomas foi rápido, com média de 11 horas para sua eliminação do organismo, tendo algumas variações nos pacientes que sofrem de algum tipo de insuficiência, como a hepática.
Os efeitos colaterais do Xanax variam e dependem de como o organismo em específico reage às doses. Muitos desses efeitos surgem durante o início do tratamento e costumam desaparecer com a redução de dose ou simplesmente com o passar do tempo.
É muito comum em pacientes que estejam em tratamento com Xanax, efeitos colaterais como:
Existem também efeitos colaterais mais raros, e você pode consultá-los na bula do medicamento, um(a) médico(a) ou farmacêutico(a).
Indicado para maiores de 18 anos, o Xanax não é recomendado para pacientes que já tiveram uma reação alérgica ao princípio ativo ou a qualquer componente que faça parte da fórmula do produto.
Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) também o contraindica o uso do medicamento para pessoas diagnosticadas com miastenia gravis, doença que afeta nervos e músculos, resultando em fraqueza muscular, ou glaucoma de ângulo estreito agudo, caracterizado pelo aumento da pressão dentro dos olhos).
Independente das implicações, o(a) seu médico(a) deve ser consultado em qualquer circunstância!
O Xanax pode ser comercializado apenas em farmácias físicas e sob apresentação de receita médica. Entretanto, pela plataforma Consulta Remédios, maior marketplace de farmácias do Brasil, você pode conferir quais farmácias parceiras possuem em estoque e medicamento e consultar os preços para economizar em sua compra!
Já os valores variam conforme a dosagem e quantidade de comprimidos ou cápsulas, confira:
O Xanax auxilia em diversos tratamentos psiquiátricos, porém, seu uso desacompanhado por um(a) profissional é perigoso e pode causar efeitos indesejáveis. Por isso, não use o medicamento sem prescrição do seu(a) médico (a) e, caso tenha prescrição, jamais altere a dose por conta própria ou suspenda o tratamento sem o consentimento do(a) profissional!
Para mais conteúdos sobre medicamentos e saúde em geral, continue acompanhando o portal e redes sociais do Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.