Beleza

Para que serve e como fazer o pré-shampoo?

Publicado em: 21/08/2023Última atualização: 21/08/2023
Publicado em: 21/08/2023Última atualização: 21/08/2023
Mulher no chuveiro, com espuma na cabeça, lavando os cabelosO pré-shampoo ajuda na limpeza e saúde dos fios.
Publicidade
Publicidade

pré-shampoo é um produtinho que auxilia no cuidado diário com os cabelos. Atualmente, é possível encontrar no mercado duas versões diferentes, o esfoliante, para limpeza profunda, e o de proteção.

Enquanto o primeiro proporciona uma limpeza do couro cabeludo, o segundo limpando e protege a fibra capilar contra o desgaste causado pelo shampoo, que será aplicado na sequência.

Contudo, é preciso entender que os três são indicados para tipos de cabelos e necessidades diferentes, por isso, é extremamente importante escolher a opção correta para você. 

Portanto, para saber qual pré-shampoo é mais indicado para seu cabelo, além de como fazer e dicas de quais usar, continue acompanhando o artigo!

Índice - Neste artigo, você encontrará:

  1. Para que serve o pré-shampoo?
  2. Qual a diferença do shampoo para o pré-shampoo?
  3. Como fazer?
  4. 3 dicas de pré-shampoo para cabelos bonitos e protegidos
  5. Os melhores pré-shampoos

Para que serve o pré-shampoo?

O pré-shampoo é ideal para quem precisa realizar uma limpeza profunda nas madeixas ou proteger os fios da ação nociva de alguns dos ingredientes do shampoo, como é o caso do sulfato.

Ele contribui para a limpeza porque sua fórmula possui um pH alcalino, sendo justamente isso que faz com que seja possível remover a oleosidade e resíduos de produtos utilizados anteriormente.

Por isso, o ideal é que ele seja aplicado a cada 15 dias, pois a utilização em excesso pode danificar a estrutura dos cabelos.

Leia mais:Hidratação para cabelos ressecados: mais saúde e menos queda!

Publicidade
Publicidade

Qual a diferença do shampoo para o pré-shampoo?

A principal diferença entre o shampoo e o pré-shampoo é o grau de limpeza que eles promovem.

O shampoo tem por intuito limpar o couro cabeludo e os fios, sendo mais adstringente, enquanto o pré-shampoo tem como objetivo reforçar a hidratação por meio de ativos mais hidrantes, o que o torna ideal para cabelos fragilizados, cacheados e crespos.

Publicidade
Publicidade

Como fazer?

Para fazer a aplicação, siga os seguintes passos:

Massageie o couro cabeludo

Ao aplicar o pré shampoo, massageie suavemente o couro cabeludo para que possibilite a redução efetiva da oleosidade.

Enxágue com água morna

Não lave os cabelos com água quente, por isso contribui para que haja a descamação do couro cabeludo fazendo que contribua para formação de caspas.

Não utilize todos os dias

O pré shampoo é um produto muito importante para fazer com que os fios fiquem leves, macios e brilhantes, mas o seu uso frequente faz com que eles enfraqueçam.

Para fazer o pré-shampoo, é necessário primeiro saber se o objetivo é realizar a esfoliação que contribui para remover células mortas ou para proteger a fibra capilar.

Moça se olhando no espelho e passando as mãos nos cabelos.
Por isso, para que ele tenha o efeito esperado, aplique o pré-shampoo a cada 15 dias.

3 dicas de pré-shampoo para cabelos bonitos e protegidos

Para ajudar a manter seus cabelos bonitos e protegidos, separamos três dicas para serem aplicadas ao utilizar o pré-shampoo.

Não utilize o pré-shampoo todos os dias

Apesar de ter menos ingredientes nocivos aos cabelos, o pré-shampoo não pode ser aplicado com muita frequência, é necessário que haja um período de tempo entre uma aplicação e outra.

Isso porque alguns pré-shampoos possuem fórmula com pH alcalino, para que as impurezas dos fios sejam removidas com eficácia, mas em altas quantidades ele pode deixar a fibra capilar enfraquecida, fazendo com que os cabelos se quebrem.

Realize hidratação

A hidratação é fundamental para manter o aspecto saudável dos fios. Enquanto o pré-shampoo realiza uma profunda limpeza, o hidratante penetra na fibra capilar para deixar os cabelos macios e sedosos.

Não lave os cabelos no período da noite

Lavar os cabelos à noite e em seguida ir dormir pode trazer malefícios ao couro cabeludo, pois as madeixas não secam, possibilitando a queda dos fios, surgimento de fungos e caspas.

Publicidade
Publicidade

Os melhores pré-shampoos

O melhor pré-shampoo é aquele que se adequa a estrutura da sua fibra capilar.Contudo, existem alguns -que contribuem tanto para a limpeza quanto para a hidratação, sendo eles:

Pré-Shampoo Elseve Reparação Total 5+

Pré-Shampoo Elseve Reparação Total 5+ com ação anti resíduo contribui para realizar limpeza e formar um aspecto de plástica dos fios. Contando com a tecnologia Cicatri-ceramida, ele é indicado para cabelos danificados, atuando na reparação, os deixando brilhantes, macios e protegidos.

Kit Cadiveu Boca Rosa Hair Limpeza e Cuidados Diários pré-shampoo, shampoo e condicionador

Kit Cadiveu Boca Rosa Hair Limpeza e Cuidados Diários acompanha pré- shampoo, shampoo e condicionador. Na primeira etapa, atua limpando e preparando a fibra capilar para receber o shampoo, depois promove refrescância do couro cabeludo enquanto remove os resíduo, e por último, ajuda a condicionar e fortalecer para amenizar quebras capilares futuras.

Pré-shampoo Pantene Pro-V Limpeza Profunda

Aplicado antes do shampoo, o Pré-shampoo Pantene Pro-V Limpeza Profunda contribui para diminuir a oleosidade e retirar resíduos de outros produtos. Formulado com pró-vitamina Pantene, ele ajuda a hidratar e reparar as cutículas capilares. 

Umectação Pré-shampoo Salon Line Meu Liso Ondulado Taciele Alcolea

Sem sal e de uso diário, a Umectação Pré-shampoo Salon Line Meu Liso Ondulado Taciele Alcolea age contra o ressecamento e promove uma hidratação nutritiva. É composto por vinagre de maçã, linhaça e jojoba, que proporcionam limpeza e auxilia na definição das madeixas.

Para outras novidades como essa acompanhe o Minuto Saudável nas redes sociais e fique de olho em nosso blog!


Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2023 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade