Fitness

Dor de garganta: pode ser sinal de câncer de laringe? Veja!

Publicado em: 13/02/2019Última atualização: 21/09/2020
Publicado em: 13/02/2019Última atualização: 21/09/2020
Foto de capa do artigo
Uma pesquisa recentemente publicada na British Journal of General Practice fez um alerta para que os médicos e a população se atentem à sintomas como dores de garganta diárias acompanhadas de falta de ar, dores de ouvido e rouquidão.Segundo o estudo, esses sinais podem ser um indício do desenvolvimento do câncer de laringe, especialmente em grupos de risco — até então, normalmente os médicos se preocupavam apenas em diagnosticar os pacientes quando eles apresentavam rouquidão e nódulos na garganta.Para chegar a esta conclusão, o estudo reuniu cerca de 800 pessoas com câncer de laringe para verificar os quadros desses pacientes. Dessa forma, puderam ver os sintomas semelhantes da doença e quais se repetiam em todos os casos.Pelo resultado, os pesquisadores observaram que os pacientes que tiveram dor de garganta recorrente eram 5% mais suscetíveis a desenvolver câncer de laringe, e que a probabilidade da doença aumenta quando vários sintomas aparecem ao mesmo tempo.A rouquidão e exames de sangue alterados, por exemplo, foram observados em alguns pacientes pelos cientistas, o que representa uma possibilidade de 15% de ser um indicativo de câncer.Segundo os autores da pesquisa, somente a dor de garganta não significa uma manifestação da doença, já que ela pode ter sido causada de várias maneiras, mas em conjunto com outros sintomas ela pode ser uma ameaça.
Publicidade
Publicidade

Como acontece o câncer de laringe?

O câncer de laringe é caracterizado pelo surgimento de tumores malignos nas cordas vocais e na laringe supraglótica (região um pouco mais acima das cordas vocais).Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018 foram registrados 7.670 novos casos, sendo, cerca de 6.390 dos pacientes do sexo masculino, normalmente o grupo mais afetado.Porém, existem os chamados fatores de risco, que são práticas ou costumes que deixam as pessoas mais vulneráveis a desenvolver esse tipo de câncer. Nesse tipo de doença, por exemplo, são o consumo de álcool em excesso e o tabagismo.Essas condições agravam a situação e aumentam as chances da pessoa ser afetada pelo câncer. Isso acontece porque as substâncias nocivas à saúde encontradas nesses fatores passam pela vias aéreas digestivas e causam lesões na região.O primeiro sintoma normalmente é uma rouquidão que não passa, em seguida podem aparecer outras manifestações como dificuldades para engolir, dores no ouvido, falta de ar e nódulos que aparecem na região da garganta com o tempo.A descoberta recente serve de alerta para os pacientes, mas é importante especialmente para os profissionais da saúde na hora de diagnosticar alguém com esses mesmos quadros clínicos.Além de possibilitar um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz, a pesquisa é importante para uma melhor orientação acerca de um dos tipos de câncer ainda sem cura.
É extremamente importante reforçar que alterações em nossa saúde devem ser motivos com que devemos nos preocupar e procurar um médico, mantendo um estilo de vida preventivo.Fonte: British Journal of General Practice 
Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade