O comprimido é uma forma farmacêutica que passa por um processo de compressão do princípio ativo e dos ingredientes para ter a forma que conhecemos.
Contudo, alguns comprimidos contam com tecnologias e, consequentemente, formas de administração diferentes. Portanto, é preciso se atentar à forma correta de consumo do medicamento.
No artigo a seguir, você confere como tomar cada tipo de comprimido, com o que devem ser administrados e o que fazer em casos onde há dificuldade de engolir alguns tipos.
Índice - Neste artigo, você vai encontrar:
Como vimos anteriormente, existem comprimidos com tecnologias diferentes e que também demandam formas diferentes de administração. A seguir, você confere um pouco mais sobre cada uma delas e como tomá-las:
O comprimido sublingual deve ser colocado abaixo da língua até que seja completamente absorvido. Não deve ser engolido, triturado ou dissolvido.
O comprimido revestido, assim como o não revestido, deve ser engolido com a ajuda de um pouco de água.
O comprimido revestido não deve ser cortado ou triturado. Caso seu (a) médico (a) tenha recomendado partir ao meio o comprimido não revestido sulcado, ou seja, com uma risca divisória no meio, o processo deve ser o mesmo.
Coloque o comprimido efervescente em um copo e adicione a quantidade de água recomendada na bula. Espere sua completa dissolução e beba em seguida.
O comprimido não pode ser cortado ao meio, triturado ou mastigado.
O comprimido dispersível deve ser dissolvido em meio copo de água, cerca de 100mL, mexido com a ajuda de uma colher e tomado em seguida. Há quem prefira consumir esse tipo de medicamento sem dissolver, mas é preciso consultar seu (a) médico (a) sobre a forma mais indicada para suas necessicidades.
Como o próprio nome sugere, o comprimido mastigável deve ser mastigado e só depois engolido.
Leia também: Comprimido revestido: o que é? Pode ser partido ou triturado?
Muitas pessoas têm dificuldade para engolir comprimido ou cápsulas grandes. Isso pode ser causado tanto pelo tamanho do medicamento ou por uma condição chamada disfagia.
A disfagia é caracterizada pela dificuldade em engolir alimentos e medicamentos e pela sensação de que os mesmos parecem estar "presos" na garganta. Apesar de parecer algo inofensivo, é muito importante consultar seu (a) médico (a) para que a causa seja investigada.
Em casos muito específicos, como quando é preciso ajustar uma dose, aumentá-la ou reduzi-la aos poucos, o (a) médico (a) pode recomendar que o comprimido do tipo sulcado (com divisória ao meio) seja cortado, o que pode ajudar na deglutição do medicamento.
Contudo, como vimos ao longo do texto, apenas esse tipo de comprimido pode ser partido. Comprimidos revestidos, sublinguais e outros que não tenham sulco não podem ser partidos, pois podem ter sua ação prejudicada.
Nesse caso, a recomendação é que você procure seu (a) médico (a) para informar a dificuldade em engolir o medicamento. Caso seja possível, o (a) profissional irá prescrever outra forma farmacêutica, como uma solução, ou recomendar a manipulação.
A recomendação é que comprimidos que precisam ser engolidos ou dissolvidos sejam consumidos com água, pois algumas bebidas podem interferir na ação dos medicamentos.
Depende. Enquanto alguns medicamentos precisam ser consumidos depois da refeição para não causar desconforto no estômago, outros devem ser ingeridos em jejum para não comprometer sua ação.
Para saber o que é recomendado para o comprimido que você toma, consulte a bula ou seu (a) médico (a).
Os comprimidos devem ser ingeridos com prescrição e acompanhamento médico. A automedicação é perigosa e pode trazer diversos riscos para a saúde.
Caso ainda tenha dúvidas sobre como tomar comprimido, consulte seu (a) médico (a) ou um (a) farmacêutico (a) na farmácia mais próxima à você.
Para mais informações sobre saúde, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.