Muitas pessoas não sabem como cortar comprimido ao meio e, até mesmo, desconhecem a existência de acessórios específicos recomendados para esses casos.
Para melhor adaptação do (a) paciente à medicação no começo do tratamento e em casos específicos, quando é preciso ajustar a dose para crianças ou fazer a retirada gradual do medicamento, por exemplo, o (a) médico (a) pode recomendar que um medicamento seja partido ao meio.
Contudo, apenas alguns tipos de comprimidos podem ser divididos ao meio, que são os do tipo sulcado não revestido. Comprimidos sulcados não são revestidos, possuem uma risca divisória no meio e são desenvolvidos também pensando em eventuais necessidades de ajuste da dose, no peso do (a) paciente, entre outros.
Portanto, a menos que haja recomendação do (a) médico, não é recomendado que comprimidos sejam partidos ao meio, pois além de representar risco para o sucesso do tratamento, intoxicação e desconfortos gástricos podem ocorrer.
Para saber os riscos de cortar medicamentos revestidos e outros, além de como é a forma correta de cortar comprimido ao meio, continue acompanhando o artigo!
Neste artigo, você irá encontrar:
É comum que muitos pacientes, por desconhecimento ou instrução equivocada por parte do (a) médico (a) ou farmacêutico (a), dividam comprimidos ao meio a fim de economizar ou prolongar o tratamento. Contudo, a prática não é recomendada para qualquer comprimido que não seja do tipo sulcado e não revestido.
Os riscos de cortar comprimidos sem a risca divisória no meio, ou seja, com sulco, não estão ligados apenas ao comprometimento do tratamento, mas também pelo risco de intoxicação e desconfortos gástricos, por exemplo.
Os comprimidos revestidos, além de cápsulas e drágeas, são desenvolvidos levando em consideração o tempo de liberação no organismo e, quando partidos, encurtam a ação do medicamento que deveria ser prolongada ou reduz sua eficácia por conta da droga não ser absorvida em órgãos específicos.
Contudo, apesar de haver a possibilidade de partir ao meio medicamentos sulcados, algumas entidades médicas não recomendam a prática até mesmo para esse tipo de medicamento. Portanto, a recomendação é sempre consultar seu (a) médico (a) sobre a possibilidade de cortar comprimidos ao meio, sobretudo aqueles com dosagem maior e que são mais difíceis de engolir.
Comprimidos só devem ser cortados ao meio com orientação médica!
Leia também: Pode cortar comprimido ao meio? Saiba quando é indicado ou não
Caso seu (a) médico (a) recomende que você utilize apenas a metade de um comprimido sulcado, a melhor forma de fazer essa divisão é utilizando um cortador de comprimido.
O acessório permite que o medicamento seja partido de forma adequada e não se quebre ou esfarele, o que comprometeria a dosagem e, consequentemente, o tratamento. Basta colocar o sulco, ou seja, a risca do comprimido na área indicada na embalagem.
O cortador de comprimido pode ser encontrado em farmácias físicas e online. Na Consulta Remédios, maior marketplace de farmácias do país, você pode conferir quais farmácias próximas entregam na sua região ou possuem o modo de retirada na loja.
Não, pois a faca pode partir o comprimido de forma errada ou fazer com que ele esfarele, além de ser perigoso por conta de cortes. Já a divisão com as mãos pode ser difícil, nada higiênica e também causar a quebra irregular do comprimido.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.