Quando somos submetidos a um processo cirúrgico, os músculos precisam estar completamente relaxados para facilitar a operação para a equipe médica. 

Esse relaxamento é provocado por medicamentos, conhecidos como anestésicos e relaxantes musculares.

O grande problema é que alguns desse remédios podem provocar o relaxamento e a paralisação de músculos e órgãos vitais: como os pulmões e até mesmo o coração.  

Quando isso acontece, a vida do(a) paciente corre risco durante a cirurgia. Além disso, pode ser necessário o uso de aparelhos nos pós-operatório, até que o efeito acabe novamente. 

Com o objetivo de acelerar essa recuperação do organismo, se desenvolveu remédios que aceleram esse processo, entre eles o Bridion. 

Quer saber mais sobre esse medicamentos? Então, acompanhe o texto. 

Índice — neste artigo você vai encontrar:    

  1. O que é medicamento o Bridion? 
  2. Para que serve Bridion? 
  3. Qual o mecanismo de ação princípio ativo Sugammadex? 
  4. É um medicamento controlado?
  5. Como a bula indica usar Bridion?
  6. Quais os efeitos colaterais?
  7. Qual o preço de Bridion?
  8. Bridion tem genérico ou similar?
  9. É aprovado pela ANVISA?
  10. Sugamadex sódico tem no SUS? 
  11. Como orçar?

O que é o medicamento Bridion?

Bridion é um remédio referência usado para acelerar o processo de recuperação dos músculos (principalmente os respiratórios) que tendem a ficar dormentes após a utilização de anestesias para a realização de cirurgias. 


O princípio ativo de Bridion é uma substância chamada Sugamadex sódico. Ela é pertencente a um grupo chamado de Agentes Reversores do Bloqueio Neuromuscular de Ligação Seletiva.   

A forma de administração é por meio de uma injeção intravenosa, ou seja, aplicada na veia. Isso será feito pelo(a) anestesiologista que compõe a equipe médica cirúrgica. 

Esse remédio pode ter interação medicamentosa (quando um fármaco anula ou diminui o efeito de outro) com outras substâncias como o ácido fusídico (usado em antibióticos), Tamoxifeno (medicamento para tratar o câncer de mama) e os anticoncepcionais. 

No último caso, se a mulher estiver fazendo uso de pílulas, deve-se pular a dose no dia em que Bridion for administrado. 

Já se o método contraceptivo for interno (DIU, anel vaginal, etc), o ideal é que se use camisinha por 7 dias após a administração da dose de Bridion.  

Grupos especiais

Bridion não deve ser administrado em crianças com menos de 2 anos e em pessoas com alergias a Sugamadex ou outras substâncias presentes na fórmula do fármaco.  

Mulheres grávidas ou com suspeita de gestação devem falar com o(a) médico(a) antes de tomar Bridion. 

Outro grupo que deve ficar atento é o de pessoas que seguem uma dieta controlada de sal, já que o remédio contém sódio. 

Também informe o(a) profissional de medicina se você tem ou já teve complicações nos rins e fígado ou doenças de coagulação de sangue e edemas (inchaços provocados pelo acúmulo de líquidos).   

Para que serve Bridion?

Bridion é indicado para que a recuperação dos músculos após a aplicação de anestesia (usada em uma cirurgia) seja mais rápida. Mas ele tem uma condição restrita de uso: só pode ser administrado se o relaxante muscular for o Brometo de Rocurônio ou o Brometo de Vecurônio. 

Essas 2 últimas substâncias citadas são os remédios que provocam o relaxamento muscular necessário para o procedimento cirúrgico. 

O Brometo de Vecurônio tem uma ação 7 vezes mais forte do que o Brometo de Rocurônio.

Assim, a função de Bridion é agir sobre essas substâncias e estimular a recuperação do relaxamento muscular provocado pela anestesia geral. 

Os músculos começam a esboçar os primeiros sinais de reação a partir do 3ª minuto de aplicação do remédio. Sem o efeito de Bridion, isso pode levar mais de 1 hora. 

Com essa recuperação acelerada, o(a) paciente também tem menos chances de sofrer com complicações cardíacas ou ficar dependente de respiração artificial.    

Qual o mecanismo de ação do princípio ativo Sugamadex?

Sugamadex sódico pertence a um grupo conhecido como Agentes Reversores do Bloqueio Neuromuscular de Ligação Seletiva.

Isso significa que essa substância, quando injetada, liga-se com o brometo de rocurônio ou com o brometo de vecurônio (substâncias anestesiantes). 

Quando acontece esse encontro entre o princípio ativo de Bridion e o relaxante muscular, Sugamadex acaba bloqueando o efeito do anestésico, fazendo assim, com que o(a) paciente se recupere mais rápido.  

É um medicamento controlado?

Não, Bridion não é considerado um medicamento controlado. Mesmo assim, vale lembrar que esse remédio só deve ser administrado sob a orientação médica, de preferência, um(a) profissional anestesista. 

Bridion é um medicamento com receita branca comum, ou seja, só é vendido sob prescrição médica. Mas um detalhe importante é que esse remédio não tem a receita retida na hora da compra, uma das diferenças com os medicamentos controlados. 

Os fármacos controlados possuem uma forte ação no sistema nervoso central e pode causar dependência ou condições psíquicas irreversíveis. Eles são usados no controle de doenças como infecções generalizadas,depressão e esquizofrenia.  

Como a bula indica usar Bridion?

É importante ressaltar que esse medicamento deve ser administrado por um(a) anestesiologista, que saberá como calcular a dose correta com base em seu peso e na quantidade de relaxante muscular que foi aplicada. 

As doses geralmente são calculadas na seguinte proporção: entre 2mg e 4mg para cada quilo corporal do(a) paciente. 

A dose máxima permitida é de 16mg para cada quilo e só deve ser usada quando é necessário uma recuperação imediata. 

Em crianças e adolescentes que tenham entre 2 e 17 anos, o ideal é aplicar 2mg por quilo. 

E se uma dose for esquecida? 

Bom, isso dificilmente vai acontecer, já que o medicamento é administrado em ambiente hospitalar, algumas horas após a cirurgia. 

Mesmo que aconteça, o efeito é mínimo: os músculos simplesmente voltarão a ser como eram antes, recuperando sua função anterior ao procedimento cirúrgico. 

É claro que Bridion tende a tornar esse processo mais rápido, com menos dores e mais conforto para o(a) paciente. 

Quais os efeitos colaterais?

Como todos os medicamentos, Bridion também pode provocar reações adversas. 

A boa notícia é que geralmente elas acontecem enquanto o(a) paciente ainda está em estado de observação pós-operatório. 

Se os efeitos colaterais se manifestarem durante a ação da anestesia, o(a) profissional médico(a) responsável por isso vai percebê-los e tratá-los conforme a necessidade. 

A bula apresenta os sintomas adversos de acordo com a frequência com que podem ocorrer:  

Comuns 

Os efeitos colaterais comuns ocorrem entre 1% e 10% das pessoas que usam Bridion. São eles: 

  • Tosse; 
  • Complicações nas vias aéreas; 
  • Alteração da frequência cardíaca (como diminuição da pressão sanguínea). 

Também é possível que o(a) paciente acorde durante o procedimento cirúrgico e precise uma quantidade maior de anestesia para a finalização do mesmo. 

Incomuns 

As reações adversas incomuns se manifestam entre 0,1% e 1% dos casos, podendo incluir: 

  • Alergias (vermelhidão, coceira, inchaço da garganta ou na língua, encurtamento da respiração);
  • Reações alérgicas que podem alterar a pressão sanguínea ou o ritmo cardíaco;  
  • Retorno do relaxamento muscular após a cirurgia; 
  • Dificuldades respiratórias (causadas pela contração de músculos das vias respiratórias).  

Frequência desconhecida

Os sintomas de frequência desconhecida são aqueles que não são estimados em testes feitos em laboratório. 

No caso de Bridion, há uma possível reação relatada na bula: diminuição dos batimentos cardíacos que, em casos mais severos, pode conduzir à parada súbita do coração. 

Caso observe agravamento ou outros  efeitos colaterais que não são mencionados na bula, busque orientação médica e avise a farmacêutica pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). 

Qual o preço de Bridion?

A caixa de 100mg/ml de Bridion com 10 frascos contendo 2ml sai a partir de R$4.565,50*

Vale ressaltar que a região do país e a rede de farmácias na qual se está consumindo do medicamento são fatores que podem influenciar no preço. 

*Preços consultados em fevereiro de 2020. Os valores podem sofrer alterações.

Bridion tem genérico ou similar?

Não. Atualmente, o princípio ativo Sugamadex sódico é comercializado somente como Bridion, pelo laboratório Schering-plough. 

É aprovado pela ANVISA?

Sim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprova a manipulação e o comércio de Bridion. 

O laboratório que produz esse medicamento é o Schering-plough (que desde 2009 se fundiu com a Merck Sharp, formando a farmacêutica MSD). 

A empresa tem autorização da ANVISA para vender Bridion desde outubro de 2009. A aprovação é válida por 20 anos, ou seja, até o mesmo mês de 2029. 

Sugamadex Sódico tem no SUS?

Não. É claro que o valor de uma caixa de Bridion não é acessível à maioria da população brasileira. 

Para conseguir o acesso a esse remédio, o(a) paciente pode entrar com uma ação judicial, com a orientação de um(a) advogado. 

Nesse processo nos tribunais, são necessários vários documentos, como um laudo médico que comprove a necessidade do uso medicamento e um orçamento com o preço de pelo menos 3 estabelecimentos que comercializem essa substância. 

Como orçar?

Fazer um orçamento nem sempre é tarefa fácil, principalmente por exigir tempo para a  pesquisa e para as contas. 

A boa notícia é que, nessas horas, você pode contar com o programa de Assessoria do Consulta Remédios para compras judiciais e medicamentos de alto custo.  

Basta acessar esse link, preencher os campos com os seus dados pessoais e, em pouco tempo, nossa equipe vai enviar um orçamento completo e personalizado para o seu caso. 


Bridion é um medicamento que está garantindo mais qualidade de vida e uma rápida recuperação no pós-operatório de cirurgias. 

Esse medicamento é administrado por um(a) profissional de medicina, especializado em anestesiologia. Quer saber mais informações sobre outros remédios? Então acesse o Minuto Saudável e confira nossos textos. 


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.