Yoga é uma prática, criada na Índia, voltada para o equilíbrio da mente e corpo. E mesmo o emagrecimento não sendo o foco da yoga, esta atividade física traz inúmeros benefícios.
Dentre eles o alívio de estresse, correção da postura, fortalecimento muscular e autocontrole, benefícios que podem influenciar positivamente na perda de peso de forma saudável. Por isso, confira como praticar yoga para emagrecer:
Sim, com a prática de yoga é possível emagrecer. Esta atividade é composta por várias posições (asanas) que trabalham a flexibilidade, fortalecimento muscular, alinhamento da postura e equilíbrio.
O yoga também traz outros benefícios que podem influenciar na perda de peso, entre eles, qualidade de sono, alívio de estresse, redução de ansiedade e autocontrole, entre outros.
Ao longo da prática é possível construir um corpo mais definido, flexível, saudável e com alguns quilos a menos, entenda mais.
Ao fazer as poses de yoga a flexibilidade do corpo é ampliada por meio do alongamento muscular. Ao iniciar a prática, é comum não conseguir realizar algumas posições, mas ao longo do tempo é possível construir a flexibilidade para realizá-las.
Com mais elasticidade é mais fácil praticar novas poses de yoga, aumentando as possibilidades de gasto calórico.
Além disso, é possível diminuir dores musculares e praticar outros exercícios físicos com mais eficácia, aumentando as possibilidades de emagrecer.
A prática regular de yoga contribui para o autocontrole e com ele é possível fazer melhores escolhas no prato.
Sem a busca de prazer exagerado na comida ou alívio de ansiedade, o domínio das próprias emoções pode trazer benefícios para mente e corpo. Sendo possível emagrecer com maior atenção à alimentação.
O yoga aumenta a qualidade de sono por meio do relaxamento físico e mental que a prática traz.
Dormir bem reduz os níveis de cortisol e adrenalina, hormônios liberados em situações de estresse. Em excesso, eles provocam retenção de gordura e líquido no corpo. Sem essa retenção, é possível eliminar alguns quilos.
E, por fim, uma boa noite de sono dá mais disposição na rotina e para a prática de atividades físicas.
O yoga é eficaz no alívio de estresse e ansiedade, por meio do relaxamento muscular, que mantém níveis equilibrados de hormônios do estresse.
Com isso, é mais fácil evitar comer ansioso(a), devido ao estresse e ansiedade, sendo possível impedir o aumento de peso.
A respiração e postura também são treinadas com as posições, melhorando a circulação sanguínea que leva oxigênio às células. Esse processo facilita a liberação de toxinas através do suor.
A yoga pode auxiliar no fortalecimento muscular, através da prática das poses, pois cada postura trabalha alguns músculos. Como por exemplo, a ponte exercita coxas e glúteos, a posição guerreiro tonifica panturrilhas, coxa e quadril.
E com a prática regular é possível fortalecer diversos músculos, ajudando na queima de gorduras acumuladas e tonificando o corpo. Além de ter mais flexibilidade, o que facilita o exercício.
O condicionamento físico é a capacidade física do corpo. Por meio da atividade de yoga é possível desenvolver um melhor funcionamento do organismo.
Em geral, as posições trabalham flexibilidade, fortalecimento muscular, controle de respiração e alinhamento da postura. Assim, trazendo um maior condicionamento físico e a perda de peso.
A prática de yoga contribui para a consciência corporal, sendo ela definida pela compreensão e reconhecimento dos processos e movimentos internos e externos do corpo.
Com essa percepção do corpo, a atenção ao estado mental e emocional também é desenvolvida. Assim, é possível perceber a interligação entre o corpo e mente.
E com essa ligação é possível reconhecer a necessidade de uma alimentação mais saudável que influencia a execução das funções metabólicas do organismo e favorece a perda de peso.
A quantidade de calorias que se perde na aula de yoga pode variar conforme alguns fatores: modalidade escolhida para praticar, condições físicas como idade, peso, doenças e a prática regular de exercícios físicos.
Em estilos mais leves, a média de gasto calórico fica entre 170 a 300 por hora. Por exemplo, no hatha yoga que se perde cerca de 225 calorias, já no Iyengar yoga o gasto médio é de 175 calorias. Já com 1 hora de vinyasa yoga, pode-se gastar 500 calorias.
É possível perder peso com yoga em todas modalidades, mas algumas podem gerar um maior gasto calórico.
Sendo assim, optar pela prática daquelas com maior queima de calorias (dance yoga e ashtanga yoga) pode ser uma boa opção para perder alguns quilos.
Também vale ressaltar que a alimentação saudável é um dos fatores que influencia no processo de emagrecimento.
Conhecida como yoga clássica, a hatha yoga serve de base para outras modalidades. Nesse estilo, as posturas precisam ser mantidas por alguns minutos, trabalhando o tônus muscular e flexibilidade.
Ela geralmente é usada na introdução de yoga para iniciantes, com foco no alongamento dos músculos, sem muito suor nas aulas.
Com 1 hora de prática é possível queimar entre 175 e 298 calorias.
Na vinyasa yoga, os praticantes coordenam a respiração com os movimentos das poses, sem grandes intervalos entre as posturas, movimentando-se de uma pose para outra.
Por ter um fluxo de movimentos sequenciais, ela pode gerar o gasto calórico de 550 calorias em uma hora de aula.
Semelhante à vinyasa yoga, a ashtanga yoga também tem um fluxo de movimentos coordenados com a respiração, mas nela há uma sequência específica de posições.
O gasto calórico por hora é de 450 a 550 calorias, devido ao fluxo dos movimentos sem grandes pausas.
Também conhecida como hot yoga, esse estilo é composto por 26 poses feitas sequencialmente em uma sala aquecida. Segundo o criador Bikram Choudhury, a prática de yoga aliada à temperatura da sala ajuda a queimar mais calorias.
No entanto, pesquisas constataram que a prática não tem um gasto maior devido ao calor e a perda é menor se comparada a outras modalidades.
Em uma aula de 1 hora e 30 minutos, queima-se 330 calorias.
A modalidade Iyengar yoga é voltada para o alinhamento físico por meio das posições.
Nesse estilo, não há muito movimento e é possível usar acessórios como almofadas e cadeiras que auxiliam os(as) praticantes fazerem as poses de forma adequada, até que possam fazer sem auxílio.
Como não há um fluxo maior de movimentos e as poses são mantidas por mais tempo, o gasto médio é de 175 calorias em 1 hora de aula.
A yoga dance é a modalidade mais recente de yoga, criada por uma brasileira, a Fernanda Cunha. A junção da dança com a prática milenar trouxe mais movimento e sons com o novo estilo.
A aula começa com músicas mais lentas e segue até as mais agitadas, cada música trabalha um chakra por meio da posição inicial, que pode ser movida conforme a vontade do praticante.
Por ser um estilo mais livre é possível queimar 300 calorias em uma aula.
A yoga e o pilates são duas atividades físicas que trazem o emagrecimento de médio a longo prazo.
Ambas atividades promovem o bem-estar físico e emocional, que influencia na perda de peso. Sendo assim, a escolha de atividade deve ocorrer conforme a sua preferência e com orientação médica.
Também vale lembrar que a alimentação saudável é um dos fatores que influenciam no emagrecimento.
Existem posições de yoga que podem ajudar no emagrecimento, na perda da barriga e na definição dos músculos da região abdominal. Confira abaixo algumas posições que podem ajudar no emagrecimento.
A posição da árvore tonifica o músculo do abdômen enquanto trabalha o equilíbrio do corpo. Além de fortalecer coxa, virilha, tronco e ombros.
A posição crescente exercita o abdômen e quadril, ajudando a reduzir medidas dessa área.
A posição de arco trabalha o tórax, costas e abdômen. Além desses músculos, perna, braços, pescoço e ombros também são fortalecidos.
Como a pose o praticante exercita um número maior de músculos, aumentando a perda de calorias.
A pose ponte fortalece o quadril e a coluna, tonificando a região, além de alongar tórax e pescoço.
A postura do barco fortalece o abdômen e quadris.
O yoga é uma atividade que traz muitos benefícios além do emagrecimento, como a saúde mental e física do corpo.
Acompanhe o Minuto Saudável e saiba mais informações sobre bem-estar e saúde.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.