Uma pesquisa descobriu que consumir aproximadamente 30 gramas de uma bebida açucarada (refrigerante, chás e sucos industrializados) todos os dias pode aumentar tumores no intestino. Os testes foram feitos em ratos de laboratório.

Esses resultados indicam que quando os animais apresentam estágios iniciais de tumores no intestino, o consumo de xarope de milho, rico em frutose, pode aumentar o crescimento do tumor, independentemente de outros fatores, como obesidade.

Os pesquisadores acreditam que se pode fazer um novo tipo de tratamento eliminando a frutose da alimentação, uma vez que ela não é necessária para a manutenção do organismo.

Em média, leva entre 30 e 40 anos para os tumores se desenvolverem no intestino e se tornarem malignos. Os pesquisadores acreditam que a presença do xarope de milho na alimentação reduz esse número para 25 anos, em média.

Embora os cientistas concordem que mais estudos precisam ser feitos, principalmente em seres humanos, eles também afirmam que o resultado demonstra a importância de evitar-se as bebidas açucaradas, que são prejudiciais para a saúde.

O estudo foi feito nos Estados Unidos, pelo Instituto Nacional de Saúde, em parceria com o Instituto de Prevenção e Pesquisa do Câncer do Texas e do Instituto Nacional do Câncer, e publicado na revista Science.

Leia mais: Trocar proteínas animais por vegetais reduz riscos de doenças

Câncer de intestino

Segundo o Instituto Nacional de câncer (INCA), 36.360 novos casos de câncer de intestino foram diagnosticados em 2018.


Os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença são:

  • Excesso de peso, juntamente com má alimentação (sem frutas, verduras e legumes);
  • Ser fumante ou ficar exposto ao cigarro;
  • Ter acima de 50 anos;
  • Consumo excessivo de carnes vermelhas ou processadas (salames, linguiças, mortadela, vina, presuntos).

Os principais sintomas são dor abdominal, perda de peso rapidamente e sangramento nas fezes. O diagnóstico é feito por biópsia (retirada de um pedacinho do local para exames no laboratório).

O câncer de intestino tem tratamento e quanto antes for detectado, maiores as chances de cura. Por isso, se perceber algum sintoma, vá ao médico.


Evitando-se o consumo de bebidas açucaradas se pode reduzir o crescimento de um tumor existente e facilitar a cura do câncer no intestino.

Fonte: Science Daily


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *