O transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) é caracterizado pelo prejuízo no desenvolvimento das habilidades motoras (finas e grossas), responsáveis por atrapalhar na realização de diversas atividades cotidianas e de lazer.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais (DSM-V), a prevalência dessa condição em crianças de 5 a 11 anos é de 6%, sendo que cerca de 3% dos diagnósticos ocorrem em crianças de 7 anos do gênero masculino.
Para saber mais sobre o transtorno do desenvolvimento da coordenação, o que causa, sintomas e o tratamento, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo você encontrará:
Ainda não foi possível definir a causa do transtorno, porém, os fatores influenciam no desenvolvimento da condição:
É comum que essa condição se desenvolva em crianças expostas ao álcool durante o pré-natal ou em crianças com baixo peso ao nascer.
Pessoas com TDAH e transtorno do desenvolvimento apresentam maiores prejuízos ao realizar atividades cotidianas.
Quando as habilidades visuomotoras são comprometidas, os ajustes motores rápidos são afetados, principalmente em movimentos que são complexos, como escovar os dentes e escrever.
As causas genéticas são evidências, por exemplo, em gêmeos diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou autismo e que, simultaneamente, apresentam o transtorno de movimento da coordenação, com sintomas graves.
Os principais sintomas e sinais dessa condição são:
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O TDC é uma condição que afeta a coordenação de modo geral, dificultando atividades do cotidiano como pegar objetos, se trocar e/ou tomar banho. Já a disgrafia corresponde a dificuldade na grafia e no traçado.
Para diagnosticar essa condição, é necessário acompanhamento com um(a) psiquiatra ou neurologista, profissionais responsáveis por levantar dados da história de vida do(a) paciente, considerando seu desenvolvimento e sua história médica, assim como solicitar exames físicos.
Relatórios da escola e avaliação de psicopedagogos(as) ou psicólogos(as), realizada por meio de testes padronizados, também podem ser solicitados.
É somente após essas etapas que o(a) médico(a) poderá fazer o diagnóstico e propor o tratamento.
O tratamento envolve acompanhamento educacional, médico, psicológico e, em alguns casos, o uso de medicamentos.
Em relação ao acompanhamento educacional, alguns métodos de ensino acabam compensando o uso de medicamentos ao ensinar a criança a aprender. Contudo, isso não é uma regra, pois algumas delas necessitam de aulas complementares e conforme o nível de comprometimento.
Os medicamentos que podem ser adotados são os psicoestimulantes como o metilfenidato, que ajuda na melhora da atenção e concentração.
Por fim, a psicoterapia auxilia a criança a desenvolver comportamentos disruptivos ou, até mesmo, reforçar os pontos positivos de si mesma, fortalecendo sua autoestima.
O transtorno do desenvolvimento de coordenação é caracterizado pelo prejuízo nas habilidades motoras finas e grossas, atrapalhando significativamente no dia-a-dia.
Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!
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Esp. Thayna Rose
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