Saúde

Transtorno Depressivo Induzido por Substância/Medicamento

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 29/03/2023Última atualização: 29/03/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 29/03/2023Última atualização: 29/03/2023
Vários medicamentos de variados tamanhos e cores sobre o outro em fundo azulado.Vários medicamentos de variados tamanhos e cores sobre o outro em fundo azulado. Créditos: Freepik.
Publicidade
Publicidade

 

Transtorno Depressivo Induzido por Substância/Medicamento causa mudança significativa e persistente do humor, além de responsável por deprimir ou de causar a perda de energia na realização de atividades rotineiras.

Os sintomas da condição tendem a persistir por pelo menos um mês, mesmo após o fim da privação aguda pelo uso ou intoxicação de substâncias/medicamentos.

Já a prevalência na população corresponde a 0,26%, com maior incidência em indivíduos do gênero masculino com histórico familiar de transtornos causados pelo uso de substâncias ou de comportamento antissocial.

Para saber mais sobre o transtorno depressivo induzido por substância/medicamento, o que causa, sintomas e como é realizado o diagnóstico, continue acompanhando o artigo!

O que causa?

As causas envolvem fatores temperamentais, ambientais, além de modificadores de curso. Confira um pouco mais sobre cada um deles abaixo:

Temperamentais

Os fatores temperamentais envolvem um grupo de pessoas com transtorno por uso de álcool ou outras drogas. Além disso, um fator comum entre todos os indivíduos que usam drogas é o diagnóstico de transtorno depressivo maior.

Ambientais

Ocorre quando o próprio corpo produz em excesso uma substância responsável pela imunidade. Quando é tratada a hepatite C, por exemplo, o excesso da substância interferon alfa, responsável por impedir que um vírus se replique ou prolifere, possibilita que o sujeito desenvolva depressão.

Altos níveis de estrogênio/progesterona pelo uso de contraceptivos também podem influenciar no surgimento do transtorno depressivo induzido por substância/medicamento.

Modificadores de curso

São condições que influenciam no surgimento da depressão, como histórico familiar de transtorno por abuso de substâncias e comportamentos antissociais, como roubar, destruir patrimônio público e outros.

Além disso, eventos estressores nos últimos 12 meses e perda de parentes antes dos 18 anos, por exemplo, podem contribuir para o desenvolvimento de sintomas do transtorno de depressivo maior.

Consequentemente, a pessoa pode apresentar sentimentos de desvalia, insônia, hipersonia, pensamentos de morte e tentativas contra a própria vida.

Vários medicamentos de variados tamanhos e cores sobre o outro.
Publicidade
Publicidade

Sintomas

Os sintomas comuns em pacientes com o Transtorno Depressivo Induzido por Substância/Medicamento envolvem:

  • Abstinência por ingestão, injeção ou inalação de uma substância;
  • Humor deprimido na maior parte do tempo;
  • Diminuição do interesse ou prazer nas atividades rotineiras;
  • Perda ou ganho de peso sem realizar dieta;
  • Agitação ou atraso dos movimentos do corpo;
  • Insônia ou hipersonia;
  • Sentimento de inutilidade ou culpa;
  • Capacidade diminuída de pensar ou se concentrar;
  • Pensamentos recorrentes de morte, além do medo de falecer.

Leia maisPsicofármacos: o que são, quais são e como agem 

 

Publicidade
Publicidade

Qual a diferença entre transtorno por uso de substâncias e transtorno induzido por substância?

O Transtorno por uso de Substâncias se dá pelo uso pesado de medicamentos e outras substâncias sem prescrição médica. Por outro lado, o do tipo de depressão é induzido pode surgir no início de intoxicação, como exemplo, pelo uso de excessivo  sem prescrição de fenciclidina.

Como é realizado o diagnóstico?

Para realizar o diagnóstico, será levantada a história clínica, física e achados laboratoriais do(a) paciente. Além disso, há a classificação do uso de substâncias, que pode ser considerada leve, moderada, grave ou sem uso.

Os médicos solicitam exames, direcionados pelos usos ou abstinência pelas seguintes substâncias:

Outro fator importante que auxilia no diagnóstico é a identificação do início dos sintomas fisiológicos. Seja por intoxicação ou abstinência, os efeitos dessas substâncias são persistentes e duram até um mês.

Publicidade
Publicidade

Transtorno Depressivo Induzido por Substância/Medicamento tem cura?

Sim, a condição pode ser tratada com ajuda médica e prescrição de medicamentos específicos. Além disso, frequentar grupos de apoio e realizar psicoterapia para trabalhar condições emocionais envolvidas nesse processo é essencial.

Tratamento

O tratamento para a condição variam conforme as substâncias usadas e as circunstâncias e segue os seguintes passos: 

  • Desintoxicação;
  • Cessação e/ou redução do uso;
  • Manutenção da abstinência;
  • Prevenção.

Nesse processo, serão recomendados tratamento farmacológico, psicológico e suporte por grupos de apoio, como alcoólicos anônimos.

Vale ressaltar que o uso de medicamentos é indicado em casos específicos, como terapia de reposição de nicotina no caso de uso de tabaco.


O Transtorno Depressivo Induzido por Substância/Medicamento é caracterizado pela presença de um distúrbio persistente de humor deprimido E com redução do prazer nas atividades rotineiras.

Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade