O Transtorno Depressivo Induzido por Substância/Medicamento causa mudança significativa e persistente do humor, além de responsável por deprimir ou de causar a perda de energia na realização de atividades rotineiras.
Os sintomas da condição tendem a persistir por pelo menos um mês, mesmo após o fim da privação aguda pelo uso ou intoxicação de substâncias/medicamentos.
Já a prevalência na população corresponde a 0,26%, com maior incidência em indivíduos do gênero masculino com histórico familiar de transtornos causados pelo uso de substâncias ou de comportamento antissocial.
Para saber mais sobre o transtorno depressivo induzido por substância/medicamento, o que causa, sintomas e como é realizado o diagnóstico, continue acompanhando o artigo!
As causas envolvem fatores temperamentais, ambientais, além de modificadores de curso. Confira um pouco mais sobre cada um deles abaixo:
Os fatores temperamentais envolvem um grupo de pessoas com transtorno por uso de álcool ou outras drogas. Além disso, um fator comum entre todos os indivíduos que usam drogas é o diagnóstico de transtorno depressivo maior.
Ocorre quando o próprio corpo produz em excesso uma substância responsável pela imunidade. Quando é tratada a hepatite C, por exemplo, o excesso da substância interferon alfa, responsável por impedir que um vírus se replique ou prolifere, possibilita que o sujeito desenvolva depressão.
Altos níveis de estrogênio/progesterona pelo uso de contraceptivos também podem influenciar no surgimento do transtorno depressivo induzido por substância/medicamento.
São condições que influenciam no surgimento da depressão, como histórico familiar de transtorno por abuso de substâncias e comportamentos antissociais, como roubar, destruir patrimônio público e outros.
Além disso, eventos estressores nos últimos 12 meses e perda de parentes antes dos 18 anos, por exemplo, podem contribuir para o desenvolvimento de sintomas do transtorno de depressivo maior.
Consequentemente, a pessoa pode apresentar sentimentos de desvalia, insônia, hipersonia, pensamentos de morte e tentativas contra a própria vida.
Os sintomas comuns em pacientes com o Transtorno Depressivo Induzido por Substância/Medicamento envolvem:
Leia mais: Psicofármacos: o que são, quais são e como agem
O Transtorno por uso de Substâncias se dá pelo uso pesado de medicamentos e outras substâncias sem prescrição médica. Por outro lado, o do tipo de depressão é induzido pode surgir no início de intoxicação, como exemplo, pelo uso de excessivo sem prescrição de fenciclidina.
Para realizar o diagnóstico, será levantada a história clínica, física e achados laboratoriais do(a) paciente. Além disso, há a classificação do uso de substâncias, que pode ser considerada leve, moderada, grave ou sem uso.
Os médicos solicitam exames, direcionados pelos usos ou abstinência pelas seguintes substâncias:
Outro fator importante que auxilia no diagnóstico é a identificação do início dos sintomas fisiológicos. Seja por intoxicação ou abstinência, os efeitos dessas substâncias são persistentes e duram até um mês.
Sim, a condição pode ser tratada com ajuda médica e prescrição de medicamentos específicos. Além disso, frequentar grupos de apoio e realizar psicoterapia para trabalhar condições emocionais envolvidas nesse processo é essencial.
O tratamento para a condição variam conforme as substâncias usadas e as circunstâncias e segue os seguintes passos:
Nesse processo, serão recomendados tratamento farmacológico, psicológico e suporte por grupos de apoio, como alcoólicos anônimos.
Vale ressaltar que o uso de medicamentos é indicado em casos específicos, como terapia de reposição de nicotina no caso de uso de tabaco.
O Transtorno Depressivo Induzido por Substância/Medicamento é caracterizado pela presença de um distúrbio persistente de humor deprimido E com redução do prazer nas atividades rotineiras.
Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!
Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Thayna Rose
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.