Candidíase: o que é, sintomas, tratamento, remédios, tem cura?

0

A Candidíase é uma infecção fúngica que pode afetar áreas como:

  • Pele
  • Órgãos genitais
  • Garganta
  • Boca
  • Sangue

É causada pelo crescimento excessivo de um tipo de infecção denominado Candida, geralmente Candida albicans (fungo mais comum causador da doença). Este fungo é normalmente encontrado em pequenas quantidades no corpo humano. Certos medicamentos ou problemas de saúde podem ocasionar um desenvolvimento maior deste fungo, especialmente em áreas quentes e úmidas do corpo, como a vagina e a boca, por exemplo. O que pode causar sintomas desconfortáveis ​​e às vezes perigosas.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Existem vários tipos de candidíase:

  • Se for na boca ou na garganta: é chamado de candidíase oral, candidíase orofaríngea, ou aftas;
  • Se afeta a área genital: é chamado de uma infecção por fungos. Nas mulheres, pode ser chamado de infecção vulvovaginal;
  • Se a pele infectada estiver em uma área funda do bebê, que provoca uma assadura;
  • Se a infecção entra na corrente sanguínea: é chamado candidíase invasiva ou candidemia;
  • Os sintomas e tratamento dependem de qual a parte do corpo está infectado;

A candidíase oral (sapinho)

A infecção por fungos na área da boca ou garganta é chamado de aftas. Adultos saudáveis ​​não costumam chegar a ter esta infecção, pois ela ocorre com mais frequência em:

  • Bebês;
  • Idosos;
  • Pacientes que estão recebendo quimioterapia;
  • Pessoas com AIDS ou outras condições que enfraquecem o sistema imunitário, e;
  • Também pode ser visto em pessoas com diabetes, que fazem uso de antibióticos ou inaladores para asma com esteróides medicação;

Os sintomas mais comuns para a candidíase oral incluem:

  • Manchas brancas dentro da boca e na língua;
  • Vermelhidão ou desconforto na área da boca;
  • Dor de garganta e dificuldade para engolir;
  • Rachaduras em cantos da boca onde seus lábios se encontram;

É importante consultar o seu médico ou cirurgião-dentista se você apresentar aftas. Caso não seja tratada, pode infectar sua corrente sanguínea, o que pode ser muito perigoso.

Em geral, se você tem aftas, o seu médico vai lhe recomendar medicamento antifúngico. Este medicamento pode vir em um bochecho ou uma pílula que você engole ou que se dissolve na boca.

Se, mesmo após os medicamentos antifúngicos, a infecção não desaparecer e tornar-se uma ameaça à vida, pode ser dado à você um poderoso medicamento antifúngico, que será aplicado através da veia, nomes técnicos dados para este tipo medicamentos é: IV Intravenoso. No Consulta Remédios você pode verificar quando os medicamentos são deste tipo.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Infecção dos órgãos genitais

Infecções fúngicas vaginais são comuns em mulheres. Os sintomas mais comuns incluem:

  • Comichão (desejo de coçar ou friccionar a pele) extrema na área vaginal;
  • Dor e vermelhidão na área vaginal;
  • Corrimento vaginal branco;
  • Relações sexuais dolorosas;

Homens podem ter infecção por fungos também. Isto é mais provável em homens que não são circuncidados.

Os sintomas nos homens incluem:

  • Erupção vermelha no pênis;
  • Coceira ou ardência na ponta do pênis;
  • É importante receber tratamento correto para a infecção genital. Você pode passar a infecção para trás (ânus) e para outras pessoas durante a relação sexual;

Atualmente vários tratamentos para infecções fúngicas estão disponíveis. Elas podem ser usadas por homens e mulheres. Eles vêm como um creme, supositório ou comprimido que você coloca dentro da vagina ou do pênis. No entanto, pesquisas não demostram quais tipos funcionam melhor que outros, portanto, confie na indicação do seu médico.

Se você teve poucas vezes ou está tendo Candidíase pela primeira vez, o seu médico pode recomendar uma dose única, 500 miligramas de Gino-Canesten  (substância ativa: Clotrimazol).

Não utilize medicamentos sem o conhecimento do seu médico, certifique-se sempre que está tomando o medicamento corretamente.

Se a infecção continuar ou voltar outras vezes, você pode precisar de doses diárias de medicamentos anti-fúngicos em um período de 10 a 14 dias, e, após isso, uma vez por semana durante seis meses.

Se as infecções causados pelo Candida tornarem-se frequentes, o seu médico necessitará investigar mais profundamente o motivo. Probióticos, que são bactérias saudáveis ​​semelhantes aos que ocorrem naturalmente no intestino poderão ser receitados para evitar futuras infecções. Eles podem ser encontrados em suplementos, iogurtes e outros alimentos.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Atenção! 

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.

Assaduras

Algumas, mas não todas, erupções em bebês podem ser causada por fungos. Então, bebês com um assaduras relacionadas a Candidíase podem ter:

  • Manchas vermelhas e escuras na pele, nas áreas das fraldas, especialmente nas dobras da pele, perto das coxas;
  • Amarelo, pontos cheios de líquido que podem se abrir, tornando-se escamosas;

Ligue para o pediatra se as assaduras de seu bebê piorarem ou se você tiver dúvidas. É importante descobrir o que está causando a erupção o quanto antes!

Se o fungo for a causa, o seu médico irá recomendar medicamentos antifúngicos na forma de cremes, pomadas ou em pó para aplicar na pele inflamada ou irritada do bebê.

Não use nenhum produto para a infecção antes de falar com o pediatra do seu filho, falamos sério!

Infecção invasiva

Se a Candida entra em sua corrente sanguínea, ele pode se espalhar para outras partes do corpo. Este tipo de infecção também é chamado candidemia.

Esta infecção pode acontecer se você tem um sistema imunológico enfraquecido e a infecção por fungos não for tratada. Também pode ocorrer se você entrar em contato com o equipamento médico contaminado pelo fungo.

Os sintomas de uma infecção invasiva de candidíase pode ser vago e depende de qual parte do corpo foi infectada. Os sintomas mais comuns incluem: febre e calafrios que continuam mesmo depois de ter tomado antibióticos.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Este tipo de infecção é mais freqüente em pessoas que estão ou estiveram no hospital. Infeções na corrente sanguínea é uma das princípais causas de morte em pacientes hospitalizados.

É mais provável para obter este tipo de infecção, se você:

  • Está em unidade de terapia intensiva do hospital (UTI);
  • Tive cirurgia recente (cateter, por exemplo);
  • Está com o sistema imunológico enfraquecido;
  • Muito bebês, com baixo peso ao nascer, também têm um risco mais elevado para este tipo de infecção.​ 

Candidíase invasiva é uma condição muito grave que requer tratamento imediato. Para você será dado um medicamento antifúngico, por via oral ou através da veia, IV, intravenosa, por várias semanas.

Este conteúdo foi produzido pela equipe editorial do portal Minuto Saudável®️, sendo o mesmo o único responsável pelas informações nele contidos, isentando a Medley e/ou sua Controladora e/ou subordinadas de qualquer responsabilidade.
Não use nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para sua saúde.

O conteúdo não se destina a ser um substituto de conselho médico profissional, diagnósticos ou tratamentos, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características particulares de cada pessoa.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Faça um comentário:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui