Todo tipo de relacionamento pode ter suas complicações. E no amor não é diferente. Mas para amenizar os conflitos, existe a terapia de casal que pode ser feita por quem está em uma relação.

É importante começar o texto sabendo que a terapia de casal é algo totalmente particular e confidencial. O atendimento feito com especialistas é capaz de auxiliar na resolução de diversos problemas e melhor a saúde mental, sexual e afetiva das pessoas que estão no relacionamento.

O que a terapia de casal e para que serve?

A terapia de casal é um acompanhamento realizado por profissionais e que pode ser feito se as pessoas da relação acharem que há pontos negativos que estão atrapalhando o relacionamento. 

Esses momentos são sigilosos e podem ser feitos com o casal junto ou, eventualmente, separado. 

O(A) profissional (que geralmente é psicólogo(a)) escuta as queixas do casal e ajuda-o a reconhecer o que precisa ser melhorado para que a relação seja mais saudável. 

Como principais objetivos da terapia estão a harmonia, o diálogo e a estabilidade entre os participantes da relação. 

Vale ressaltar que a terapia de casal pode ser feita tanto por casados, como por pessoas que estão noivas ou namorando e independente da opção sexual dos envolvidos. 

Quando procurar a terapia de casal?

A terapia de casal pode ser procurada todas as vezes que um dos membros ou os dois julgarem necessário. Em geral, assuntos relacionados à confiança, autoestima, comunicação, filhos e vida sexual são as motivações. 


Além disso, outras situações como infidelidade, problemas financeiros e uso de substâncias também podem motivar o casal a buscar a terapia. 

É importante dizer que, se um ou os dois membros da relação já fazem terapia individualmente, o terapeuta não pode ser o mesmo. 

Isso para evitar que haja favorecimento ou prejulgamentos em relação a um dos lados da relação. 

Como funciona a terapia de casal? 

Esse tipo de acompanhamento é feito, na grande maioria das vezes, em uma sala com os dois envolvidos e o(a) mediador(a), que vai conduzindo a sessão com perguntas. Mas, se o casal tem muitas discussões, a terapia pode ser feita individualmente até que um diálogo pacífico seja possível. 

No primeiro encontro, o(a) psicólogo(a) faz algumas perguntas básicas relacionadas ao início do relacionamento, a presença de filhos ou animais e as razões que levaram o casal ao consultório. 

Também é explicado as regras para uma comunicação harmoniosa e combinado os termos do tratamento (frequência, preço, etc). 

Após as sessões, é possível que o terapeuta passe “tarefas de casa” para o casal, que devem ser feitas até o próximo encontro. 

Existem algumas dicas que podem fazer com a terapia de casal seja mais proveitosa: 

  • Não minta na consulta, nem para a sua parceira ou parceiro; 
  • Esteja com a cabeça aberta (aceite ouvir o outro lado);  
  • Fale o que você sente, mas sem agressividade;
  • Não tenha vergonha de contar detalhes íntimos se isso estiver te incomodando;  
  • Leve o tratamento a sério (seja pontual e evite brincadeiras fora de hora);
  • Evite ir para a sessão se estiver estressado ou nervoso;  
  • Procure exercitar o que vocês conversaram. 

Quanto tempo dura uma terapia de casal? 

Depende de cada caso e do(a) terapeuta. Alguns preferem estipular um número fixos de sessões, outros simplesmente vão “deixar acontecer” e futuramente decidir quando o casal deve ter alta. O que também pode acontecer é o casal se resolver e em algum tempo (meses ou anos), retornar novamente com o mesmo ou outro problema. 

Quanto mais dispostas as pessoas estiverem para resolver o problema, mais rápido a terapia tende a acabar.  

Essa terapia geralmente é feita semanalmente. Mas alguns fatores como disponibilidade e condições financeiras do casal podem fazer com que os encontros aconteçam a cada 15 dias. 

Funciona?

Ao pensarmos em terapia de casal, é comum vir à mente as cenas de filme onde tudo dá certo e as duas personagens voltam a se amar igual antes (ou ainda mais). 

Claro que esse é o principal objetivo da terapia de casal. Mas nem sempre as coisas são mágicas como nos contos de fadas. 

É possível que, após as sessões, um ou os dois membros da relação reconheçam que não desejam mais estar emocionalmente envolvidos. 

Por outro lado, pode ser que ao longo da terapia, o casal se aproxime novamente e volte a ter uma vida amorosa saudável e feliz. 

Cada casal está em uma situação diferente, que é influenciada pelas histórias, pelos momentos bons e ruins. Por isso, é difícil ter tanta certeza se vai funcionar ou não. 

O que pode ser afirmado é que a terapia de casal tende a dar mais certo se ambos os envolvidos estiverem abertos ao diálogo e interessados em resolver os conflitos.  

Assim, ao longo das conversas e com muito respeito, o casal pode conseguir perceber o problema e resolvê-lo. 

Terapia de casal online

Embora não seja a melhor escolha, a terapia de casal online é uma opção para quem tem a rotina corrida ou mora afastado dos grandes centros. 

Esse tipo de serviço online é reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia, a fim de permitir mais conforto e opções de horário para o casal. 

Tais sessões são feitas por videoconferência entre o casal e a pessoa mediadora. Para isso, é necessário que lugar (em casa mesmo) que seja tranquilo e ofereça privacidade. 

Todo o tratamento pode ser feito online. Mas vale ressaltar que é importante buscar ajuda de pessoas especializadas. 

Preço: quantos custa e onde fazer?

O preço da terapia pode variar conforme a região e o tipo (se é presencial ou online). Geralmente, cada sessão varia entre R$ 70 e R$ 200. 

Ela pode ser feita em clínicas, consultórios e casas de psicologia e tratamentos emocionais.  

Há também universidades que oferecem o acompanhamento psicológico para a terapia (e em grande parte das vezes, por preços mais acessíveis).


A terapia de casal não tem como objetivo manter o casal junto a todo o custo. Na verdade, ela é desenvolvida especificamente para cada caso e visa cuidar emocionalmente dos envolvidos na relação. 

O Minuto Saudável traz outras informações sobre saúde. Leia as nossas postagens!!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.