Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo está relacionado a aproximadamente 50 doenças.

Mas não é só o tabaco e nicotina que podem causar isso, as substâncias tóxicas presentes no cigarro também são prejudiciais à saúde, podendo causar câncer de pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e no sangue (leucemia).

Bom, de maneira geral, a maioria das pessoas já sabe dos malefícios que o cigarro pode trazer. Mas agora vai uma pergunta… e o vinho?

Você é capaz de saber quanto o álcool presente na bebida pode te fazer mal?

Uma nova pesquisa publicada na BMC Public Health analisou essa dúvida e revelou que o vinho também é capaz de aumentar o risco de desenvolver algum tipo de câncer ao longo da vida.

Mas nem sempre é fácil mensurar o tanto que o álcool pode afetar à saúde. Por isso, um estudo fez uma comparação para tentar facilitar o entendimento: é mais ou menos como pensar quantos cigarros têm em uma garrafa (ou taça) de vinho.

Entenda melhor abaixo.

Quantos cigarros numa garrafa?

As respostas dessa pergunta varia em relação ao sexo da pessoa. Pelo estudo foi possível ver que, para uma mulher, beber uma garrafa de 750ml semanalmente é o mesmo que fumar 10 cigarros também por semana.


Para homens, a quantidade de cigarros foi menor, em uma garrafa com a mesma medida (750ml) é o equivalente a 5 cigarros por semana.

Os resultados também se mostraram diferentes nos tipos de cânceres que o consumo de álcool moderado pode causar.

Para elas, o álcool está ligado ao um maior risco de desenvolvimento de câncer de mama, e para eles há maior risco de câncer trato gastrointestinal e no fígado.

Essa foi uma das maneiras diferentes que os pesquisadores usaram para alertar sobre os riscos que o consumo moderado de álcool pode causar à pessoa, já que quando falam em cigarros, os perigos já são mais conhecidos.

Leia mais: Cigarro eletrônico é método mais eficaz para parar de fumar, diz estudo


O consumo de álcool e o hábito de fumar estão ligados a um aumento no risco de câncer. Por isso, os cuidados e a atenção à saúde é fundamental.

Fonte: BBC


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *