A tabela de menstruação pode ser utilizada como forma de controlar o ciclo menstrual e muitas mulheres também a usam como método contraceptivo. 

Ele tem maior chance de funcionar em ciclos regulares, mas ainda assim é pouco eficaz para prevenir uma gravidez. Para os ciclos irregulares, é indicado calcular a média dos últimos seis meses para tentar entender como ele funciona. 

Vale lembrar que tabelas prontas são feitas com base em um ciclo menstrual padrão de 28 dias, porém, ele pode variar entre 21 a 40 dias. Portanto, cada mulher deve fazer a sua tabela com base na duração do seu ciclo.

O método da tabelinha não é suficiente para evitar uma gravidez.O ideal é aliar a ele outros contraceptivos.

Como funciona a tabela menstrual e período fértil

A tabela menstrual é utilizada para calcular o início e o fim do ciclo da menstruação e saber qual é o período fértil.

Confira a seguir algumas dicas para começar a fazer a sua tabela. Para tanto, você precisará das seguintes informações:

  • Quando começou sua última menstruação?
  • Quantos dias durou?
  • Qual a duração do seu ciclo menstrual?

Se você não sabe alguma das informações, vai precisar anotar as datas de início e fim de cada menstruação por pelo menos seis meses, para que a tabela fique o mais certinha possível. 

Após esse período, já é possível começar a utilizá-la para ter maior controle do ciclo menstrual.


Como montar a tabela

Este método funciona melhor para quem tem a menstruação regulada, com o mesmo intervalo de dias em todos os ciclos. 

Porém, também é possível ser utilizado por mulheres que não tenham essa mesma periodicidade, porém, sendo ainda menos seguro.

O ciclo menstrual começa no 1º dia da menstruação e dura até a véspera da menstruação seguinte, ou seja, do próximo sangramento.

Para a tabela, é importante não confundir os dias do mês com os dias do ciclo menstrual.

Apesar do padrão ser de 28 dias, grande parte das mulheres tem ciclos com durações diferentes.

Menstruação

Marca-se na tabela o 1º dia da menstruação (sangramento) até o último dia, o que irá identificar o período menstrual. 

A menstruação nada mais é do que a descamação do endométrio, identificada pelo sangramento menstrual. Ela pode durar, em média, entre 2 e 8 dias.

Período Fértil

O período fértil acontece cerca de 14 dias antes da próxima menstruação. Nessa fase, acontecem alterações hormonais que estimulam o ovário a liberar um óvulo que irá para as trompas de falópio.

Final do ciclo

Ao final do ciclo, se a mulher engravidar, o óvulo irá para o útero e se fixará em sua camada interna.

E ela não engravidar, a camada interna do útero (endométrio) irá sofrer uma descamação e será expelida pela abertura vaginal, iniciando assim um novo ciclo menstrual.

Confira abaixo um exemplo de como fica a tabela de um ciclo menstrual de 28 dias (o mais comum entre as mulheres) com as devidas marcações:

  • 1º a 5º dia: ocorre a menstruação, o chamado período infértil;
  • 6º a 10º dia: período infértil;
  • 11º ao 16º dia: período fértil, sendo que provavelmente o 14º é o mais fértil;
  • 17º a 28º dia: período infértil, pois o prazo dos óvulos já passou e o corpo da mulher se prepara para a próxima menstruação.

Identificando o Período fértil

O período fértil é o espaço de tempo dentro do ciclo menstrual em que a mulher tem maior probabilidade de engravidar, que é no dia da ovulação e no dia anterior. 

Em um ciclo menstrual de 28 dias, a ovulação ocorre por volta do 14º dia, na metade do ciclo. Os dias mais férteis incluem os 3 anteriores e os 3 posteriores ao dia da ovulação, ou seja, entre o 10º e o 19º dia do ciclo.

Sempre lembrando que a tabelinha, como é popularmente conhecida, não é um método contraceptivo seguro exatamente por ser difícil prever alterações no ciclo.

Apesar dos dias mais férteis serem o da ovulação e os 3 anteriores, segundo a Clearblue, há uma chance de engravidar nos dias anteriores à ovulação. 

Confira a seguir qual a estimativa dessa probabilidade*:

Dia relacionado à ovulaçãoProbabilidade de engravidar (%) 
6 dias antes0%
5 dias antes10%
4 dias antes16%
3 dias antes14%
2 dias antes27%
1 dia antes31%
Dia da ovulação33%
1 dia após a ovulação0%*

* As porcentagens são apenas estimativas baseadas em ciclos regulares e sem alteração. Vale lembrar que podem ocorrer mudanças no organismo que afetem a ovulação. Por isso, ainda que raro, é possível engravidar também durante a menstruação.

Como é feita a tabela de menstruação para não engravidar? 

Para fazer a tabela é necessário anotar em um calendário os dias da sua menstruação, para que seja possível identificar o período fértil, no qual se deve evitar ter relações ou prevenir-se para não engravidar.

Caso tenha um ciclo menstrual de 28 dias, marque seu primeiro dia de menstruação no calendário e conte 14 dias para identificar esse período.

A tabela menstrual não é considerada um método seguro para evitar uma gravidez, pois as chances de dar errado são altas. Diversos fatores podem alterar a data da menstruação como emoções fortes, stress e uso de medicamentos. 

Devido a isso, a data da ovulação não é bem definida, o que torna a tabelinha pouco segura.

Tabela de menstruação e ovulação

A ovulação acontece na metade do ciclo menstrual e é o momento de pico da fertilidade. Para quem tem ciclos irregulares, não costuma ser fácil calcular o dia da ovulação.

Nessa fase os níveis de estrogênio aumentam, ocasionando também o aumento do hormônio luteinizante, que é responsável por selecionar o óvulo mais maduro para expelir do ovário.

Assim que o óvulo é liberado, ele se desloca pelas trompas e chega até o útero. Em geral, ele sobrevive por até 24 horas fora do ovário. Já o espermatozoide permanece vivo por até 5 dias dentro do corpo da mulher.

Mulheres que fazem uso de anticoncepcionais em geral, não ovulam e portanto, não engravidam.


Conhecer o seu ciclo menstrual é uma forma de autoconhecimento que permite compreender o funcionamento do corpo e respeitar as mudanças que ocorrem em cada fase do ciclo.

Dessa forma, é possível prever os dias em que estará menstruada ou no período fértil, para conseguir se programar para viagens e compromissos ou para evitar ou planejar uma gravidez.

Se você gosta de conteúdos sobre saúde, não deixe de acompanhar o Minuto Saudável!

Fontes consultadas

Tabela menstrual, Ministério da Saúde


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *