Dormir bem é essencial para a sua saúde por ajudar a recompor as energias gastas no dia anterior.

Porém, uma nova pesquisa feita por pesquisadores da Universidade de Oxford revelou que esse momento, sagrado na vida de muitas pessoas, pode estar relacionado diretamente ao envelhecimento.

Tudo isso acontece por causa de uma condição chamada estresse oxidativo, um processo comum do organismo que acelera do envelhecimento e está relacionado, também, às doenças degenerativas.

Leia mais: Mude os hábitos e descubra como dormir bem

Estresse oxidativo

Basicamente, é quando as células do nosso corpo estão estressadas devido a uma sobrecarga de radicais livres, que são moléculas capazes de danificar células saudáveis do corpo.

Esse tipo de estresse também está ligado a alguns maus hábitos na rotina de uma pessoa, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, alimentação inadequada, rotina cansativa e por último, a falta de sono.

Então é aí que o caminho de sono e envelhecimento se cruzam. A falta de sono pode resultar ou acentuar o estresse oxidativo, prejudicando ainda mais o sono, transformando-se em uma reação cíclica.

Isso porque, pela pesquisa, foi possível ver que os efeitos dos radicais livres em excesso também ativam os neurônios que controlam se vamos dormir.


Segundo os pesquisadores, isso pode ser uma evidência de que esse tipo de estresse pode causar mais problemas para dormir, sendo o responsável pelo envelhecimento e doenças degenerativas.

Os resultados do estudo também podem dar origem a novos tratamentos para distúrbios como a insônia e reduzir o uso de medicamentos pouco eficazes para dormir.

Leia mais: Remédio natural para dormir: 6 opções de tratamento caseiro


Problemas na hora de dormir têm se tornado uma epidemia e afetado pessoas do mundo inteiro.

Portanto, descobertas sobre o sono e envelhecimento são importantes para que profissionais da saúde e pacientes estejam atentos sobre essas condições.

Fonte: Science Daily


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *