Saúde

Síndrome de Ekbom: o que causa, sintomas e como tratar

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 30/11/2022Última atualização: 19/01/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 30/11/2022Última atualização: 19/01/2023
sindrome-de-ekbom-minuto-saudavel.pngsindrome-de-ekbom-minuto-saudavel.png
Publicidade
Publicidade

síndrome de Ekbom (CID – F22) é um transtorno psiquiátrico raro caracterizado por delírios persistentes de que parasitas, germes e micróbios infestam o corpo. Com o objetivo de eliminar esses parasitas, os (as) pacientes executam comportamentos compulsivos de lavar as mãos e remover pedaços de pele.

Dentro do manual diagnóstico e estatístico de doenças mentais 5 (DSM-V), o transtorno é classificado como delirante do tipo somático, pois pode envolver sintomas psicóticos, como a presença de delírios, sintomas fóbicos e obsessivos.

É comum que os (as) pacientes coletem e levem para o médico, como evidência, tecidos, cabelo, crostas e outros materiais, como poeira, vegetais ou restos deles, algumas partes de insetos e vestígios de roupas, afirmando que os parasitas estão ali, além de solicitar a análise desse material.

Para saber mais sobre a síndrome de Ekbom, quais as causas, incidência e como é feito o tratamento, continue acompanhando o artigo!

Índice – Nesse artigo, você vai encontrar:

  1. O que causa Síndrome de Ekbom?
  2. Incidência da Síndrome de Ekbom
  3. Sintomas
  4. Como é feito o diagnóstico?
  5. Como tratar a Síndrome de Ekbom?

O que causa Síndrome de Ekbom?

As causas da síndrome ainda são incertas, porém, existem algumas condições que podem contribuir para seu desenvolvimento, :

Publicidade
Publicidade

Incidência da Síndrome de Ekbom

Essa síndrome acomete, principalmente, o gênero feminino em idade senil ou pré-senil, ou seja, entre os 50 a 60 anos, correspondendo a 1,9/100.000 pessoas por ano. Além disso, geralmente, essas mulheres são isoladas socialmente, com baixa escolaridade e divorciadas/viúvas.

Leia mais: Psicose: tem cura? Veja tipos, causas, sintomas, tratamentos 

Publicidade
Publicidade

Sintomas

Os principais sintomas demonstrados por pessoas acometidas por síndrome de Ekbom, são:

  • Crença de que está sendo infestado (a)  por vermes, insetos, parasitas ou micróbios;
  • Crença de que objetos são a fonte dos parasitas e que estão vivos;
  • Sensações anormais na pele ou dentro dela;
  • Sensações anormais na boca ou olhos;
  • Pontadas, picadas, alfinetadas e sensação de bichos caminhando pela pele.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico para essa síndrome se baseia na exclusão de outras doenças, com isso, é necessário acompanhamento do médico clínico, psiquiatra e dermatologista.

Considerando isso, o (a) profissional poderá solicitar exames como:

  • Hemograma completo;
  • Ureia e creatina;
  • Glicemia de jejum;
  • Hormônios tireoidianos;
  • Vitaminas do complexo B e folato;
  • Exames de imagem para entender as causas;
  • Em casos de doenças imunológicas, exames sorológicos.
Publicidade
Publicidade

Como tratar a Síndrome de Ekbom?

O tratamento exige pelo menos duas especialidades médicas, sendo a psiquiatria e a dermatologia. O (a) psiquiatra poderá prescrever doses baixas de antipsicóticos, como o pimozida, com o intuito de reduzir os efeitos adversos, anti-histamínicos, sedativos, anti-colinérgico e antiparkinsoniano.

O acompanhamento com dermatologista se faz necessário para avaliação de possíveis machucados ou cortes realizados, assim como avaliar se haviam condições dermatológicas causadas pelo excesso de lavagem.

A psicoterapia é recomendada, pois há necessidade de criar estratégias para lidar com os sintomas apresentados, além de trazer qualidade de vida para o (a) paciente.


A síndrome de Ekbom é caracterizada pela presença de delírios de que há presença de parasitas, germes e micróbios que infestam o corpo.

Se alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Referências

Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade