A síndrome de Ekbom (CID – F22) é um transtorno psiquiátrico raro caracterizado por delírios persistentes de que parasitas, germes e micróbios infestam o corpo. Com o objetivo de eliminar esses parasitas, os (as) pacientes executam comportamentos compulsivos de lavar as mãos e remover pedaços de pele.
Dentro do manual diagnóstico e estatístico de doenças mentais 5 (DSM-V), o transtorno é classificado como delirante do tipo somático, pois pode envolver sintomas psicóticos, como a presença de delírios, sintomas fóbicos e obsessivos.
É comum que os (as) pacientes coletem e levem para o médico, como evidência, tecidos, cabelo, crostas e outros materiais, como poeira, vegetais ou restos deles, algumas partes de insetos e vestígios de roupas, afirmando que os parasitas estão ali, além de solicitar a análise desse material.
Para saber mais sobre a síndrome de Ekbom, quais as causas, incidência e como é feito o tratamento, continue acompanhando o artigo!
Índice – Nesse artigo, você vai encontrar:
As causas da síndrome ainda são incertas, porém, existem algumas condições que podem contribuir para seu desenvolvimento, :
Essa síndrome acomete, principalmente, o gênero feminino em idade senil ou pré-senil, ou seja, entre os 50 a 60 anos, correspondendo a 1,9/100.000 pessoas por ano. Além disso, geralmente, essas mulheres são isoladas socialmente, com baixa escolaridade e divorciadas/viúvas.
Leia mais: Psicose: tem cura? Veja tipos, causas, sintomas, tratamentos
Os principais sintomas demonstrados por pessoas acometidas por síndrome de Ekbom, são:
O diagnóstico para essa síndrome se baseia na exclusão de outras doenças, com isso, é necessário acompanhamento do médico clínico, psiquiatra e dermatologista.
Considerando isso, o (a) profissional poderá solicitar exames como:
O tratamento exige pelo menos duas especialidades médicas, sendo a psiquiatria e a dermatologia. O (a) psiquiatra poderá prescrever doses baixas de antipsicóticos, como o pimozida, com o intuito de reduzir os efeitos adversos, anti-histamínicos, sedativos, anti-colinérgico e antiparkinsoniano.
O acompanhamento com dermatologista se faz necessário para avaliação de possíveis machucados ou cortes realizados, assim como avaliar se haviam condições dermatológicas causadas pelo excesso de lavagem.
A psicoterapia é recomendada, pois há necessidade de criar estratégias para lidar com os sintomas apresentados, além de trazer qualidade de vida para o (a) paciente.
A síndrome de Ekbom é caracterizada pela presença de delírios de que há presença de parasitas, germes e micróbios que infestam o corpo.
Se alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!
Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Thayna Rose
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.