Estela (Minuto Saudável)
05/02/2019 08:00

Shampoo bomba (salon line, inoar, caseiro, de café): como usar e fazer?

Publicidade

Na busca por um crescimento capilar acelerado, algumas pessoas apelam até mesmo para simpatias, afinal, quem nunca ouviu falar que o melhor é cortar o cabelo na lua crescente?

Mas a maior parte das pessoas prefere apostar em cosméticos da moda ou receitas caseiras, como o shampoo bomba.

Ainda que não seja tão recente assim o surgimento desse tipo de produto, ele voltou a ser bastante comentado. Não é difícil encontrar resenhas, receitas e marcas que estão apostando nas fórmulas prometem ajudar a acelerar o crescimento dos fios.

As opiniões, no entanto, se dividem. Sejam pelas promessas milagrosas, pelos efeitos colaterais ou pela fórmula, há muitas críticas e, também, defensores.

Para te ajudar a entender melhor o que é esse shampoo e como ele funciona, esclarecemos as principais dúvidas no texto a seguir!

Índice — neste artigo você encontrará as seguintes informações:

  1. O que é e para que serve o shampoo bomba?
  2. Como usar?
  3. Composição do shampoo bomba
  4. Como fazer shampoo bomba de café
  5. Shampoo bomba para a barba
  6. O shampoo bomba funciona?
  7. Shampoo bomba é seguro?
  8. Quais os riscos no uso?
  9. Preços e onde encontrar
  10. Marcas e produtos
  11. Como acelerar o crescimento de forma saudável?

O que é e para que serve o shampoo bomba?

O shampoo bomba caseiro é um produto utilizado para acelerar o crescimento capilar e também para promover hidratação. É feito a partir da junção de um shampoo sem sal, Bepantol e Monovin A, uma vitamina de uso veterinário em alta concentração utilizada para tratar a crina de cavalos.

Esses shampoos são chamados assim pois são considerados uma “bomba de vitaminas” para os fios, o que — na teoria — deve ajudar no crescimento. Além disso, prometem uma maior nutrição para os cabelos quebradiços e que precisam de uma boa hidratação.

Além dessa opção caseira, existem também marcas conhecidas que lançam shampoos, condicionadores e máscaras para o cabelo com o mesmo título. No entanto, apesar do nome, elas não possuem a mesma composição, pois não apresentam Monovin A.

Podem conter outros tipos de vitamina e efeitos, como o de proporcionar maior brilho e maciez, além do crescimento.

Como usar?

Para fortalecer os fios e proporcionar o crescimento saudável dos cabelos, é preciso que os produtos sejam usados corretamente:

Shampoo caseiro

O shampoo bomba caseiro é usado como um shampoo comum e deve ser aplicado durante a lavagem dos fios, massageando o couro cabeludo.

Em seguida, os fios precisam ser bem enxaguados e finalizados com o uso de um condicionador nas pontas.

Normalmente, é intercalado com o uso de um shampoo comum, pois sua aplicação não é recomendada em todos os dias.

Em geral, é utilizado por no máximo 3 meses e com pausas de 1 a 3 meses sem aplicar.

Cosméticos

A principal diferença no modo de usar entre os cosméticos vendidos como shampoo bomba e a forma caseira está nos intervalos.

Enquanto o caseiro precisa de intervalos de até 3 meses, os comercializados, que não apresentam Monovin A, podem ser usados continuamente.

Durante o banho, é só aplicar e deixar pelo tempo recomendado no rótulo. Depois disso, basta enxaguar bem e finalizar com o condicionador.

Composição do shampoo bomba

Como visto anteriormente, o shampoo bomba é composto por três ingredientes principais. São eles:

Monovin  A

O Monovin A é um produto de uso veterinário, geralmente encontrado em lojas de produtos agropecuários. Ele é uma mistura de vitamina A em alta concentração em óleo de amendoim injetável.

É recomendado para o tratamento da deficiência de vitamina A (hipovitaminose) nos animais, como em cavalos, cães, gatos, porcos, etc.

Dessa forma, ajuda também na prevenção de doenças, melhorando a saúde dos olhos, do sistema reprodutor, prevenindo a infertilidade, aborto e paralisia nesses animais.

Ele não é recomendado para ajudar diretamente no crescimento dos pelos nos animais, nem mesmo para dar brilho, pois a falta de brilho é justamente um sintoma da carência de vitamina nos bichos.

Por isso. o uso do produto ajuda, mas não é essa a ação principal do uso.

Bepantol líquido

O Bepantol é um produto com ação hidratante para os cabelos e para a pele, pois evita a perda excessiva de água. Possui dexpantenol (Pró-Vitamina B5) em grande quantidade, o que ajuda a proporcionar esse benefício aos fios.

É um cosmético seguro, comercializado em farmácias e que, segundo a bula, só é contraindicado em casos de alergia ao dexpantenol.

Tradicionalmente, é utilizado para ajudar na cicatrização de feridas, aliviar assaduras, hidratar lábios ressecados ou lesões nos mamilos, que podem ocorrer durante o período de amamentação.

Mas a produto também é comercializado em consistência líquida, o que facilita a aplicação nos cabelos.

O produto pode ser aplicado nos fios molhados e secos, sem necessidade de enxágue.

Shampoo sem sal

Para fazer o shampoo bomba, qualquer shampoo sem sal (cloreto de sódio) serve, por isso vai da preferência de cada pessoa em relação à marca, cheiro e finalidade do produto.

Precisa ser sem sal, pois isso ajuda a evitar o ressecamento dos fios, deixando o cabelo mais forte e hidratado.

Como fazer shampoo bomba de café

O shampoo bomba de café é uma variação da receita do shampoo bomba, que não vai Bepantol e nem Monovin A.

Nessa receita, o café é utilizado em uma mistura com o shampoo sem sal, para ajudar a aumentar a circulação sanguínea do couro cabeludo e ajudar a estimular o crescimento capilar, já que a cafeína é considerada um estimulante para os fios.

Outro benefício associado a essa mistura é a esfoliação do couro cabeludo promovida pelo pó do café.

Esse tipo de shampoo pode ser usado por todos os tipos de cabelo, sendo recomendado também para quem está passando por transição capilar.

Para fazê-lo também é simples. É necessário um frasco de shampoo sem sal e 3 colheres de café.

Pode ser aplicado de 2 a 3 vezes por semana, usado normalmente como um shampoo comum. Durante o banho, é só aplicar nos fios e massagear bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Depois de deixar agir por alguns minutos (3 a 5), e enxaguar bem até que não fique nenhum resíduo de shampoo ou de café nos fios.

Shampoo bomba para a barba

É possível encontrar quem use também o shampoo bomba caseiro na barba, acreditando no crescimento que o Monovin A supostamente pode proporcionar. No entanto, essa prática não é recomendada por ser um produto de uso veterinário.

Por isso, os homens também devem ter um maior cuidado com o tipo de produto que usam para cuidar da barba.

Para isso, existem cosméticos e shampoos específicos para cuidar bem da barba, sem riscos de efeitos colaterais.

Geralmente, eles apresentam na composição a presença de óleos (rícino, argan, etc), vitaminas e proteínas importantes para o crescimento e hidratação da barba.

O shampoo bomba funciona?

De modo geral, desconsiderando as particularidades de cada organismo, sabe-se que o cabelo cresce, em média, 1 milímetro a cada três dias. Isso representa, aproximadamente, 1 centímetro ao mês e 12 centímetros por ano.

O que o shampoo bomba promete é um crescimento acima disso (aproximadamente 1,25cm ao mês), o que para alguns dermatologistas e endócrinos é uma propaganda enganosa, pois não há comprovação científica de sua eficácia.

Além disso, a versão caseira é feita a partir de uma vitamina de alta concentração, destinada à crina dos cavalos, que é um fio bem mais resistente do que o de cabelo humano.

Por ser de uso veterinário, a ação do Monovin A é diferente nos humanos. Nos equinos, ele é feito para atingir as camadas mais profundas da pele. Por esse motivo, acredita-se que apenas massagear o couro cabelo com o produto não seria o suficiente para fazer o cabelo crescer mais do que o esperado.

A oleosidade que provoca quando utilizado constantemente também não é saudável para o couro cabeludo, o que pode causar um efeito contrário ao buscado, provocando a redução no tempo de vida dos fios e fazendo com que caiam mais facilmente.

Se o shampoo bomba caseiro funciona para o crescimento, isso depende. Ele pode realmente fazer com que ocorra um crescimento maior durante o primeiro mês de uso, mas o uso prolongado pode provocar esse efeito rebote, o que não vale a pena.

No caso dos shampoos bomba comercializados, o uso é mais seguro. No entanto, os resultados também podem variar de pessoa para pessoa.

Shampoo bomba é seguro?

O shampoo bomba é composto por uma junção de Bepantol, shampoo sem sal e Monovin A, sendo esse último um produto que não é destinado a humanos, mas sim para o uso veterinário.

Apesar de ser uma vitamina e, por isso, algumas pessoas entenderem que não há mal algum em utilizar, existe sim um risco dele provocar efeitos colaterais.

A dosagem do Monovin A é pensada para atender as necessidades de animais como os cavalos, que possuem uma resistência maior ao produto, mas que ainda assim também estão sujeitos a sofrer efeitos colaterais.

Além disso, quando esse tipo de produto é utilizado nos animais, a aplicação é feita por um profissional, como o médico veterinário.

Por esses motivos, não é certo afirmar que o uso é seguro, já que os efeitos em longo prazo são pouco conhecidos.

A proporção de Monovin A é um dos pontos que devem ser ressaltados. Por ser uma vitamina concentrada em óleo, pode aumentar a oleosidade no couro cabeludo ou gerar o enfraquecimento da estrutura capilar.

Mas, por outro lado, o shampoo sem sal com o Bepantol é seguro e pode trazer mais hidratação e força aos fios.

Quais os riscos no uso?

Por ser um produto composto por ingredientes que podem causar irritação, o shampoo bomba pode causar coceira, foliculite, dermatite de contato, descamação e alopecia (queda de cabelo).

Também é um risco por não há comprovação científica sobre o uso de Monovin A em humanos, por isso é possível que essa vitamina seja absorvida pelo organismo através do couro cabeludo.

Preços e onde encontrar

O preço de um shampoo bomba caseiro pode variar bastante, já que a escolha do shampoo sem sal é de acordo com a preferência de cada pessoa. O Bepantol e o Monovin A, em média, são encontrados nos seguintes valores:

No entanto, existem marcas que comercializam os shampoos e outros produtos (condicionador, máscara e creme de pentear) com o mesmo objetivo de promover o crescimento e fortalecimento dos fios, variando entre R$5 e R$25, em média.

Esses produtos e o valor de cada um deles podem ser conferidos no comparador de preço Consulta Remédios, além de farmácias e lojas especializadas.

Marcas e produtos

Várias marcas possuem opções de shampoo bomba para ajudar no crescimento capilar. Algumas delas disponibilizam o kit completo para os cuidados com os fios, com shampoo, condicionador, máscara e creme de pentear.

Confira algumas opções:

Salon Line S.O.S Bomba de Vitaminas

Além do shampoo, a Salon Line possui vários produtos dentro da linha S.O.S Bomba de Vitaminas. Eles prometem ação fortalecedora dos fios e crescimento mais saudável.

Além da variedade de produtos, há opções para cabelos lisos, cacheados e crespos:

Inoar

A linha de cuidados com o cabelo da Inoar é enriquecida com biotina, óleo de coco e óleo de abacate. Juntos, os ingredientes reforçam a hidratação, conferem mais nutrição e saúde aos fios.

O shampoo e o condicionador podem ser usados diariamente, inclusive por adeptos do Low Poo.

Seda

A Seda oferece, para o crescimento dos fios, o shampoo, condicionador e creme de pentear, que possuem o óleo de argan na composição, que ajuda a deixar o cabelo mais hidratado e com brilho.

Barba Forte

A Barba Forte é uma marca especializada em produtos masculinos e para os cuidados com a barba. O Shampoo Bomba Danger Barba Forte é uma entre as opções disponíveis.

Eles possui óleo de argan e tem objetivo de deixar a barba mais hidratada e com crescimento saudável.

Skala

O Creme Hidratante Skala Bomba De Vitaminas é indicado para todos os tipos de cabelo, para ajudar no crescimento saudável e proporcionar maciez, hidratação e brilho. Possui na composição óleo de rícino, whey protein, D Pantenol e as vitaminas A e E.

Studio Hair

A Studio Hair também é uma marca que investe em produtos para o crescimento, como máscara, shampoo, tônico e condicionador. Ele possui vitamina A, D-Pantenol, óleo de girassol, óleo de rícino e whey protein hidrolisado.

Como acelerar o crescimento de forma saudável?

Você sabe que um crescimento milagroso não é possível. Mas, quando nem mesmo o crescimento esperado acontece, algumas mudanças podem ser feitas para que o cabelo volte a crescer de forma saudável.

O crescimento dos fios está diretamente relacionado com a saúde capilar, a hidratação e os cuidados com o cabelo. Por isso, é necessário levar uma vida mais saudável e ter alguns cuidados extras:

Procure um médico

Se você apresenta uma queda capilar exagerada ou está com o crescimento estagnado, antes de tomar qualquer medida desesperada e testar vários produtos, procure um médico.

Os profissionais da área de dermatologia, endocrinologia ou o tricologista, especializados em problemas capilares, podem te ajudar.

Massageie o couro cabeludo

Massagear o couro cabelo ou ter o hábito de pentear o cabelo ajuda a aumentar a circulação sanguínea da região, o que é saudável para os fios.

Coma mais proteínas e vitaminas

Ter uma dieta pobre em nutrientes, como vitaminas e proteínas, pode acentuar a queda de cabelo. Por isso, atente-se à sua alimentação.

O ideal é consumir produtos como iogurte, ovos, peixe, carne e outras fontes de proteína, além dos ricos em vitaminas, como abacate, espinafre. amêndoas, grãos, brócolis, laranja, kiwi.

Use corretamente o condicionador

Usar o condicionador na raíz do cabelo pode danificar os fios, aumentando a oleosidade, prejudicando a circulação sanguínea, causando caspas e entupindo os poros.

O ideal é aplicar o produto com, no mínimo, uns 4 dedos de distância da raíz e espalhar bem até as pontas. Enxaguar bem e não exagerar na quantidade também são dicas valiosas.

Hidrate o cabelo uma vez por semana

A hidratação dos fios é muito importante para que ele possa crescer saudável, forte e bonito, o que ajuda a reduzir a quebra e queda dos fios.

Para isso, é fundamental escolher uma boa máscara de hidratação e realizar uma rotina de cuidados, conforme as necessidades do seu cabelo.


A ansiedade em ter um crescimento mais acelerado dos fios pode fazer com que as pessoas busquem o uso de produtos muitas vezes arriscados e sem comprovação científica.

Apesar dos vários relatos encontrados de que o shampoo bomba funciona, é preciso ter cautela. Antes de usá-lo, conversa com um médico e procure ter hábitos mais saudáveis para que seu cabelo cresça de forma saudável.

Obrigada pela leitura e conte para gente o que você acha dessa receita!

04/02/2019 11:14

Estela (Minuto Saudável)

Redatora, é jornalista pela Universidade Positivo. Autora de websérie sobre intersexualidade e identidade de gênero. Produz matérias sobre alimentação e saúde da mulher.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*